- Composição, finalidade e formas de liberação existentes
- Quais ervas daninhas são afetadas?
- Mecanismo de ação e rapidez com que funciona
- Quanto tempo dura o efeito protetor?
- Cálculo do consumo
- Como fazer uma mistura de trabalho e instruções para seu uso
- Quão tóxico é?
- Há resistência?
- Pode ser combinado com outros produtos?
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos
Herbicidas de solo aplicados antes da semeadura ajudam a controlar o surgimento de ervas daninhas em culturas agrícolas. Vamos revisar as instruções do herbicida "Treflan", incluindo sua composição e finalidade, seu efeito sobre as ervas daninhas, sua velocidade de ação e a duração do seu efeito protetor. Também discutiremos a dosagem e o preparo da solução, sua toxicidade, compatibilidade e pesticidas similares.
Composição, finalidade e formas de liberação existentes
Treflan contém 480 g de trifluralina por litro. O fabricante produz o produto como um concentrado emulsionável em latas de 20 litros. Treflan é um pesticida seletivo usado para proteger culturas agrícolas como soja, girassol, cebola e canola.
Quais ervas daninhas são afetadas?
O Treflan é eficaz não apenas após a aplicação, mas também após a soltura do solo. Protege as plantações de gramíneas anuais e algumas ervas daninhas bienais, podendo ser usado em condições climáticas instáveis.
Mecanismo de ação e rapidez com que funciona
A trifluralina, presente no produto, é absorvida pelas plantas daninhas durante a germinação ou nas fases de muda. Em espécies suscetíveis, ataca os embriões ou raízes das mudas. Ela interrompe a produção de ácido nucleico nas células da raiz e as reações fotossintéticas.
Ele mantém seu efeito destrutivo mesmo após o afrouxamento entre fileiras (desde que a profundidade do afrouxamento seja menor que a profundidade de aplicação da preparação).

Quanto tempo dura o efeito protetor?
O "Treflan" é capaz de proteger as plantações por 2 meses.
Cálculo do consumo
Para soja, girassol e cebola cultivados para sementes, a taxa de aplicação de Treflan é de 2 a 2,5 litros por hectare, e para colza, de 1,2 a 2 litros por hectare. O solo para soja e girassol é tratado antes da semeadura, durante a semeadura ou antes que as culturas tenham tempo de germinar. Para cebola e colza, o solo é pulverizado antes da semeadura e imediatamente incorporado. O consumo da solução herbicida por hectare é de 200 a 300 litros. O período de espera é de dois meses.
Para incorporação em solos muito úmidos, utilize grades de discos, enquanto cultivadores são usados para solos moderadamente úmidos. Para garantir a incorporação adequada, as máquinas devem se deslocar a uma velocidade de 8 a 10 km/h. Manter a profundidade de incorporação adequada garante o contato adequado entre as mudas e a umidade, mesmo em tempo seco.

Como fazer uma mistura de trabalho e instruções para seu uso
A solução de Treflan deve ser preparada imediatamente antes da pulverização. Primeiro, prepare uma solução-mãe: dilua uma dose de herbicida em um pequeno volume de água em um recipiente separado, como um balde. Despeje um quarto da solução no balde, adicione a emulsão e mexa. Encha até três quartos. Despeje a solução no pulverizador, que já está cheio até a metade com água. Mexa e adicione água para completar a solução. A solução de Treflan preparada não pode ser armazenada por mais de 24 horas, portanto, prepare apenas a quantidade necessária.
Quão tóxico é?
O Treflan é classificado como um produto agrícola com toxicidade de Classe 2. Ao manusear esses produtos, use roupas de proteção que cubram todo o corpo. Use luvas, óculos de proteção e um respirador ou máscara contra gases. Durante o trabalho, não remova as roupas de proteção, beba, fume ou coma. Mantenha outras pessoas e animais afastados. Após a pulverização com Treflan, lave as mãos e o rosto com sabão.
Se a solução entrar em contato com qualquer parte do corpo, lave a área com água. Enxágue os olhos se alguma gota entrar em contato com eles.
Em caso de intoxicação pelo herbicida Treflan, tome medidas imediatas: beba água e engula comprimidos de carvão ativado na dose de 1 g por 1 kg de peso corporal. Se os sintomas persistirem, procure atendimento médico imediatamente.

Há resistência?
Quando aplicado de acordo com a dosagem e instruções recomendadas pelo fabricante, não foi detectada resistência. O herbicida não apresenta fitotoxicidade.
Pode ser combinado com outros produtos?
Treflan pode ser combinado com outros herbicidas, incluindo prometrina e metribuzina. Para soja e girassol, recomenda-se combinar o herbicida com Dual Gold e Trophy. Treflan não deve ser combinado com ésteres 2,4-D.
Em qualquer caso, antes de usar o produto e outro pesticida, eles devem ser testados para possível incompatibilidade. Para isso, pegue um pequeno recipiente, dissolva uma pequena quantidade de ambos os produtos e verifique a reação. Se nenhuma reação adversa for detectada, a mistura principal pode ser misturada.

Termos e condições de armazenamento
Treflan pode ser armazenado por até 3 anos em local ventilado, seco e escuro. Armazene na embalagem original, bem fechada. Temperatura de armazenamento: -5 a +25 °C. Se armazenado incorretamente, o medicamento pode explodir ou pegar fogo.
Análogos
O Treflan não possui análogos para a trifluralina. No entanto, este herbicida pode ser substituído por produtos com efeitos semelhantes: Patrick, Triflurex-480 e Olitref.
O herbicida "Treflan" é aplicado ao solo para prevenir o crescimento de ervas daninhas em campos de girassol, colza e soja. Ele inibe de forma confiável a vegetação nociva nos estágios iniciais de desenvolvimento. Um único tratamento deixa um efeito duradouro por pelo menos dois meses. Durante esse período, as culturas conseguem crescer e se desenvolver a ponto de novas mudas de ervas daninhas não interferirem. A única desvantagem deste herbicida é sua toxicidade para os humanos.











