- Histórico de seleção e região de criação
- Prós e contras da variedade de pêra Chudesnitsa
- Descrição e características
- Condições ótimas para o cultivo
- Tamanho e crescimento anual da árvore
- Vida útil
- Tudo sobre frutificação
- Floração e polinizadores
- Tempo de maturação e colheita
- Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de peras
- Produtividade e transportabilidade
- Suscetibilidade a doenças e pragas de insetos
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Plantando uma pereira
- Selecionando e preparando um local de pouso
- Dimensões e profundidade da cova de plantio
- Como preparar uma muda
- Época e tecnologia das operações de plantio
- Cuidados adicionais
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Cal
- Formação da coroa
- Tratamentos sazonais
- Preparando-se para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre a pera Chudesnitsa
A pera Chudesnitsa é fruto da imaginação de vários produtores que buscavam desenvolver uma variedade de baixa manutenção que oferecesse alta resistência ao inverno e excelente qualidade dos frutos. Ela também precisava ser imune à maioria das doenças e ter uma longa vida útil. Tudo deu certo. Essa variedade se tornou a favorita entre jardineiros e proprietários rurais, que a cultivam em seus jardins há muitos anos.
Histórico de seleção e região de criação
Esta variedade de pera foi criada a partir da hibridização das variedades Filha de Zari e Talagarskaya Krasavitsa. A "filha" resultante combina as melhores qualidades de seus "pais": boa produtividade, frutos saborosos e resistência à geada.
Esta variedade ganhou popularidade há cerca de vinte anos. Foi cultivada para a Rússia central, mas prospera não apenas na Rússia, mas também na Moldávia, Bielorrússia, Ucrânia e Cazaquistão.
Prós e contras da variedade de pêra Chudesnitsa
Pode parecer uma pera comum, e seus frutos são adorados por muitos. Mas ela tem vantagens e desvantagens.
Suas vantagens incluem excelente produtividade e tolerância à geada. A variedade apresenta alta resistência a pragas e doenças, além de copa compacta.
A única desvantagem é que os brotos crescem muito alto, exigindo poda anual na primavera. Caso contrário, os frutos serão muito pequenos.

Descrição e características
Cientistas trabalharam por mais de dois anos para criar esta variedade. Mas o esforço valeu a pena.
Visualmente, as peras são alongadas e grandes. Cada fruto pesa entre 130 e 210 g. Se a colheita contiver muitas peras pequenas, significa que o jardineiro não cuidou da árvore adequadamente.
A casca lisa das peras possui um revestimento ceroso. À medida que amadurecem, a fruta adquire uma coloração verde-esmeralda. Após armazenamento prolongado, a cor torna-se amarela, com um tom rosado nas laterais.
A descrição da variedade pode incluir as seguintes informações:
- O sabor é doce, mas há um leve toque de acidez.
- Não há adstringência.
- A polpa da pera é de cor creme-leitosa.
- Os frutos têm aroma floral.
Essas peras podem ser usadas para fazer não apenas compotas e conservas, mas também geleias, marshmallows e muitas outras delícias. Essa variedade é cultivada comercialmente para exportação há mais de dez anos.
As sementes são pequenas e marrons. Como o caule é forte e curvo, as peras se mantêm bem, uma grande vantagem para os jardineiros.

Os frutos desta variedade são considerados frutas de inverno. A pera não precisa de polinizadores, mas a presença deles será benéfica.
Condições ótimas para o cultivo
Esta pereira requer cuidados como outras árvores frutíferas. Após o plantio, as mudas são podadas, e o ramo central deve ser encurtado para 50-60 cm. Não restam mais do que quatro brotos laterais, cada um voltado para direções diferentes. Estes também são podados em um terço. Posteriormente, durante a poda, os jardineiros criam uma coroa em camadas.
Não deixe que a coroa fique muito densa, pois isso fará com que os frutos fiquem muito menores.
Tamanho e crescimento anual da árvore
A árvore tem em média três metros de altura. Novos brotos se formam rapidamente.
Vida útil
A vida útil de uma árvore é de quinze a vinte anos. Muito depende dos cuidados adequados, do local de plantio e da rega.
Tudo sobre frutificação
Esta variedade de pera tem frutificação mista. Os frutos são bem grandes, pesando até 210 gramas.

A polpa é bege leitosa, suculenta e doce. Sem adstringência ou acidez.
Floração e polinizadores
Esta variedade tem um baixo nível de autofertilidade. Se um jardineiro deseja uma colheita boa e consistente, é melhor plantar estas pereiras perto de outras variedades de pera. Os polinizadores podem incluir peras do tipo Pamyati Yakovlev ou contos de fadas.
Tempo de maturação e colheita
Os frutos atingem a maturidade na segunda década de setembro. Eles não caem, agarrando-se firmemente aos galhos. Para garantir o amadurecimento completo, as peras precisam ser mantidas em local seco por um mês após a colheita.
Avaliação de degustação e âmbito de aplicação de peras
Nota de degustação: 4,3 pontos de um total de cinco.
As frutas têm usos versáteis. Podem ser consumidas frescas ou armazenadas para processamento posterior.
Quando as frutas são fervidas, você pode ver uma tonalidade âmbar e sentir um aroma agradável.
Produtividade e transportabilidade
A pereira começa a dar frutos aproximadamente no quinto ou sexto ano após ser plantada em um local permanente.

Em média, o rendimento é de 130 c/ha.
A fruta é adequada para transporte de longa distância. Sua vida útil é acima da média. Em local fresco, a fruta pode ser armazenada por 120 a 150 dias.
Suscetibilidade a doenças e pragas de insetos
Esta variedade tolera bem doenças fúngicas. É ligeiramente suscetível à cigarrinha-da-pera. Esses insetos secretam um líquido pegajoso que gruda nos caules, brotos e frutos. Os frutos então ficam menores e perdem o sabor.
A variedade requer poda preventiva contra pragas.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
Árvores desta variedade apresentam alto nível de resistência à geada. Como parte de um experimento, as árvores foram congeladas artificialmente, reduzindo a temperatura para -38 °C. A camada de câmbio sofreu apenas 0,7 ponto de dano. A casca e o xilema não apresentaram sinais de danos causados pela geada.
Informação importante! Se a pereira for cultivada em regiões do norte, seu tronco deve ser isolado adicionalmente para evitar danos à casca.
Esta espécie também tolera bem a seca, pois o sistema radicular da árvore adulta fornece sua própria umidade. Quando uma árvore jovem é plantada e não há chuvas sazonais, ela precisa de rega regular. O nível de umidade ao redor da zona radicular deve ser monitorado durante os três primeiros anos.
Plantando uma pereira
Se um jardineiro deseja que uma pereira prospere e produza uma colheita alta e consistente, ele deve seguir as diretrizes de plantio e posicionamento. Ignorar essas diretrizes resultará em colheitas menores do que o esperado.

Selecionando e preparando um local de pouso
Esta cultura é pouco exigente: pode ser cultivada em qualquer lugar e em qualquer tipo de solo. No entanto, solo preto ou argiloso é preferível.
É importante drenar o buraco onde a árvore será plantada.
Isso evita o apodrecimento das raízes. A drenagem consiste em galhos secos, cascalho, pedaços de tijolo e brita.
É melhor plantar peras em uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar e ventos. O lençol freático deve estar pelo menos 2,5 metros abaixo da superfície do solo.
Dimensões e profundidade da cova de plantio
O buraco deve ter 0,7 x 1 m de tamanho. A camada de solo infértil deve ser removida e o fundo drenado. O solo fértil absorverá as misturas contendo fertilizantes minerais e orgânicos.
Depois de preencher um pouco o buraco, molhe-o com água. Isso ajudará o solo a assentar e compactar.
Como preparar uma muda
Recomenda-se plantar árvores de um ou dois anos, com 0,7 a 0,9 metros de altura, o que garantirá que elas criem raízes bem no novo local. Agrônomos recomendam que as mudas tenham uma raiz axial distinta, pois são mais resistentes.

A casca das árvores jovens deve estar livre de danos ou deformações. O sistema radicular deve ser imerso em água por 24 horas antes do plantio para iniciar o crescimento ativo.
Época e tecnologia das operações de plantio
O plantio deve ser feito no outono ou na primavera. O clima quente é fundamental. Se o jardineiro optar pelo outono, lembre-se de que a muda jovem precisa de tempo para enraizar bem antes do inverno. Portanto, o plantio deve ser feito no máximo um mês antes do início da geada permanente. Na primavera, no máximo no final de abril, pois o clima quente "ativa" a estação de crescimento, o que impede o desenvolvimento das raízes.
Cuidados adicionais
Para garantir uma colheita abundante, você deve podar os brotos regularmente. Posteriormente, apare a copa de quaisquer brotos que se tornem muito densos. Uma árvore adulta deve ter apenas três ramos esqueléticos fortes, com três brotos frutíferos saindo de cada um.
Também é importante controlar a umidade do solo para que o sistema radicular não seque.
Modo de rega
Regar em excesso não é adequado para esta árvore. Durante a estação de crescimento, regue de duas a cinco vezes. A última rega deve ser feita no outono para facilitar a adaptação ao inverno em temperaturas baixas (abaixo de zero).

Cobertura superior
As pereiras devem receber micronutrientes essenciais por meio de adubação radicular e foliar. Três anos após o plantio, deve-se adicionar matéria orgânica. E no outono, para aumentar a resistência da pereira ao inverno, trate-a com fertilizantes contendo potássio e fósforo.
Cal
A caiação é uma das medidas de cuidado com a pereira. Isso protegerá as árvores de queimaduras solares. Como a cor branca resultante refletirá os raios solares, o tronco não superaquecerá. A caiação também pode proteger contra pragas, já que insetos não a toleram.
Formação da coroa
Como mencionado anteriormente, para obter uma colheita boa e consistente é necessário formar uma coroa estratificada.
A poda de primavera remove brotos velhos e danificados. A poda (e a modelagem da copa) também é necessária no outono. Após cada poda, os cortes são selados com tinta a óleo ou verniz de jardim.
Tratamentos sazonais
Para remover besouros e larvas nocivos, você pode usar soluções químicas ou uma solução caseira de sabão em pó (40 g), água quente e querosene (80 g). Misture tudo e deixe descansar. Dilua a solução em 10 litros de água e borrife as pereiras imediatamente. Isso evitará o aumento de cigarrinhas, matando as larvas. É melhor fazer isso durante os meses mais quentes.

Preparando-se para o inverno
Árvores maduras sobrevivem bem até mesmo aos invernos mais rigorosos. Elas não precisam de abrigo adicional. No entanto, é melhor cobrir o tronco das árvores jovens com agrotêxtil e cobrir a área ao redor do tronco com camadas de serragem, húmus ou turfa. Você pode proteger a árvore do frio amontoando a neve caída.
Métodos de reprodução
A pêra se reproduz como A propagação pode ser feita tanto vegetativamente quanto por sementes. O uso de sementes não causará dificuldades iniciais. No entanto, posteriormente, surgirão problemas com o desenvolvimento das mudas e a produtividade.
A propagação vegetativa envolve estacas e brotos. Este método é frequentemente usado por jardineiros para garantir uma boa colheita sem desperdiçar esforço no cultivo da árvore.
Avaliações de jardineiros sobre a pera Chudesnitsa
Os jardineiros só têm elogios a esta variedade. Ela requer poucos cuidados especiais. É extremamente resistente ao inverno. Mesmo condições extremas são adequadas para o crescimento e a frutificação. A frutificação começa mais cedo do que outras variedades de pera, já no quinto ano (em comparação com um ou dois anos depois para outras). A fruta em si tem uma longa vida útil – de 4 a 5 meses.









