Uma colheita abundante e de alta qualidade na horta é resultado de um planejamento cuidadoso do plantio e da adesão às regras de rotação de culturas. Jardineiros iniciantes devem saber o que pode e o que não pode ser plantado depois das batatas no ano seguinte. Esta cultura é muito procurada como um dos componentes mais importantes de uma dieta nutritiva, além de ser matéria-prima para a produção de alimentos processados, álcool e amido.
O que é rotação de culturas?
Cultivar a mesma cultura no mesmo local por vários anos consecutivos leva a consequências adversas. Com o tempo, o solo se esgota e começa a abrigar pragas e patógenos de plantas. Para evitar isso, siga as regras de rotação de culturas e plante as culturas em canteiros diferentes na temporada seguinte.
Rotação de culturas é uma alternância de culturas agrícolas com base científica em uma determinada área e ao longo do tempo.
Há várias razões convincentes pelas quais é necessário aderir a ela:
- redução do nível de contaminação do solo por pragas, doenças e ervas daninhas;
- melhorar a estrutura da camada de solo arável;
- saturando o solo com nutrientes essenciais.
Algumas espécies de plantas obtêm nutrientes das camadas inferiores do solo, enquanto outras os obtêm das camadas superiores. Plantar diferentes culturas no mesmo local a cada ano garantirá um solo saudável e uma utilização mais eficiente dos nutrientes.
É possível plantar batatas depois das batatas?
Recomenda-se plantar batatas no mesmo terreno em intervalos de 3 a 4 anos. Se o terreno for pequeno, é melhor cultivar esta cultura por no máximo três anos.

É importante seguir as regras elaboradas para melhorar a qualidade da colheita:
- Para compensar os nutrientes retirados do solo pelas batatas, é necessário adicionar fertilizantes minerais e orgânicos ao solo;
- Para proteger contra doenças e pragas, realize procedimentos obrigatórios de desinfecção do solo;
- Para garantir que o solo congele e destruir pragas e sinais de doenças, imediatamente após a colheita, cave o solo e revolva a camada;
- Depois que o solo aquecer na primavera, adicione composto ou húmus e depois cave o solo novamente.
Após a colheita das variedades precoces de batata, é recomendável plantar adubo verde, que melhorará a qualidade do solo e ajudará a prepará-lo para os plantios subsequentes.
Lista de culturas que podem ser plantadas depois das batatas no próximo ano
Para selecionar culturas adequadas para plantio em um local onde as batatas foram cultivadas, as peculiaridades da rotação devem ser levadas em consideração.

De acordo com as regras de rotação de culturas, todas as culturas agrícolas são divididas em quatro grupos. A tabela abaixo fornece exemplos e características principais.
| Frondoso | Espinafre, repolho, alface, vegetais verdes | Eles são altamente sensíveis ao conteúdo de nitrogênio no solo |
| Fruta | Abobrinha, berinjela, abóbora, pimentão, pepino | Requer quantidades suficientes de fósforo no solo |
| Raízes | Batatas, cenouras, cebolas, beterrabas | Proporciona uma boa colheita desde que o teor de potássio seja alto |
| Leguminosas | Feijões, soja, lentilhas, ervilhas, tremoços | Eles saturam ativamente o solo com nitrogênio, garantindo assim uma rotação completa das culturas |
Durante a estação de crescimento, as batatas extraem grandes quantidades de potássio e fósforo do solo. Portanto, após a colheita, as pontas precisam ser removidas e fertilizante adicionado.

Para restaurar o equilíbrio de nutrientes do solo e permitir que ele descanse, é recomendável semear a área com adubos verdes, como mostarda, alfafa, phacelia, colza, aveia, tremoço ou ervilhas.
Além disso, as seguintes culturas crescem bem no ano seguinte ao plantio das batatas:
- rabanete;
- rabanete;
- espinafre;
- salada;
- beterraba;
- repolho de qualquer variedade;
- pepinos;
- cebola;
- alho;
- ervilhas;
- feijões.

O que não deve ser plantado depois das batatas?
No ano seguinte, após as batatas, você não pode plantar:
- berinjelas;
- tomates;
- fisális;
- pimenta.
Essa proibição se deve ao fato de que todas as plantas da família Solanaceae são suscetíveis às mesmas doenças e pragas. Seu plantio favorece o acúmulo de macrosporiose e esporos de requeima no solo.
Girassóis, melancias e melões também devem ser evitados. Morangos e morangos silvestres devem ser plantados em um antigo canteiro de batatas no máximo 3 a 4 anos depois.
O que pode ser plantado nas proximidades?
Bairros com plantas benéficas ajudam a cultivar hortaliças da melhor maneira possível graças às seguintes vantagens:
- prevenir o acúmulo de substâncias perigosas no solo;
- controle eficaz de pragas e doenças;
- melhorando a absorção de fertilizantes.

Perto das batatas no jardim deve haver plantas com as quais elas tenham um efeito mutuamente benéfico.
Entre eles:
- repolho;
- berinjelas;
- feijões;
- milho;
- cebola;
- raiz-forte;
- espinafre.
Também é recomendável plantar flores no seu jardim, que não só se tornarão belas companheiras para suas batatas, mas também as protegerão de inúmeras pragas.

Primeiramente, você precisa prestar atenção nas seguintes opções:
- Calêndulas plantadas entre fileiras previnem o desenvolvimento do fusarium e também protegem contra a borboleta branca da couve, o gorgulho e a mosca da cebola;
- A capuchinha fertiliza eficazmente o solo e também protege contra moscas-brancas e moscas-brancas da couve;
- calêndula garante proteção contra besouros da batata do Colorado;
- a lavanda previne danos às mudas de batata causados por pulgões e formigas;
- A tansy ou camomila dálmata combate com sucesso uma grande variedade de pragas;
- A camomila-piretro repele roedores, pulgões, lagartas da borboleta branca da couve e traças da couve.
Evite a proximidade de framboesas, espinheiros-marítimos, morangos, cerejas, amoras-pretas e macieiras.
Por que é necessário fazer a rotação de culturas?
Jardineiros e horticultores experientes sabem que é indesejável cultivar as mesmas plantas na mesma área por vários anos consecutivos. Isso enfraquece o solo, tornando as plantas vulneráveis a qualquer dano.
A rotação adequada de culturas permite otimizar a composição do solo e restaurar o equilíbrio de elementos valiosos.











