Por que as folhas da batata se enrolam e o que pode ser feito para tratar isso?

Se as folhas da batata começarem a enrolar, a primeira coisa a fazer é identificar a causa e iniciar o tratamento imediatamente. Este sintoma é extremamente perigoso para os vegetais, pois a falta de tratamento imediato pode resultar na perda de até 100% de toda a colheita, o que é especialmente prejudicial para quem cultiva plantas comerciais.

Por que as folhas da batata se enrolam?

Pode haver vários motivos pelos quais as folhas da batata se enrolam quando cultivadas em solo aberto ou em estufa:

  • doenças;
  • herbicidas;
  • pragas;
  • cuidados inadequados.

Para evitar erros no diagnóstico, você deve ler cada ponto detalhadamente.

Doenças da batata

As batatas são suscetíveis a doenças virais, bacterianas e fúngicas, e o enrolamento ou ressecamento das folhas inferiores e superiores é apenas um dos sintomas da doença.

Doenças virais

Se as batatas forem infectadas com um vírus, isso pode levar ao crescimento atrofiado e à redução da produtividade.

Mosaico enrugado

Manifesta-se como rugas inchadas e amarelecimento das folhas, após o que o broto afetado se enrola, dobra e fica pendurado, sem vida, sem cair. As batatas infectadas não se desenvolvem, suas pontas murcham e os frutos não atingem o tamanho normal. A doença se espalha para outras plantas e pode destruir até 90% da colheita. O vírus é ativo durante os verões secos e é transmitido por insetos.

as folhas estão se enrolando

Manchas

Ou mosaico comum. Ao contrário do mosaico rugoso, as folhas da batata-doce não se enrolam. Em vez disso, formam-se manchas claras nas folhas verdes, que escurecem com o tempo e acabam morrendo. A infecção ocorre mecanicamente, quando uma planta toca a outra. O desenvolvimento e o crescimento dos frutos são retardados, e as perdas de produtividade podem chegar a 25%.

Importante! Nos estágios iniciais, a doença é quase imperceptível.

Tubérculos góticos

O vírus afeta primeiro as folhas e depois danifica os tubérculos. A folhagem encolhe, estreita-se e cresce em ângulo agudo. As pontas ficam amarelas imediatamente após a floração. As batatas alongam-se, tornam-se menores e o número de olhos aumenta. A casca dos tubérculos racha, descolore e o fruto perde a sua comercialização. As perdas chegam a 90%.

Tubérculos góticos

Importante! A doença começa a se manifestar ativamente no segundo ano de infecção.

Mosaico listrado

Os primeiros sintomas aparecem na face inferior da folha, espalhando-se para a superfície superior. Manchas e listras escuras se formam na folhagem verde, após o que a folha se enrola, seca e morre. A planta para de crescer e a produtividade é reduzida em até 30%. O vírus é transmitido por pulgões.

Doenças fúngicas

O fungo é a doença mais contagiosa, difícil de curar, e as perdas por infecção são grandes.

Requeima tardia

Doença fúngica de rápido desenvolvimento. Durante o período de incubação (3 a 16 dias), a infecção pode infectar 15% da plantação e, em casos avançados, pode destruir até 50%. Seu período ativo ocorre em clima quente e úmido. Durante a seca e o calor, o fungo morre.

Requeima da batata

Sinais da doença:

  • formação de uma camada branca na parte inferior da folha;
  • escurecimento da vegetação, secagem e ondulação;
  • Manchas marrons aparecem nos tubérculos.
crosta preta

Quando infectado, o fungo afeta não apenas os caules e as folhas, mas também os tubérculos. A infecção se manifesta na casca da batata, que endurece e escurece parcialmente, e então se espalha para o próprio fruto, fazendo com que a polpa fique com crostas, rachaduras e apodreça, assumindo a aparência de madeira podre. As folhas enrolam, escurecem e secam. As perdas de produtividade podem chegar a 40%. A causa é material de plantio de baixa qualidade.

crosta preta

Lagostim de batata

A doença fúngica mais perigosa, que torna os tubérculos impróprios para consumo, é o principal sintoma do câncer da batata: o aparecimento de crescimentos na fruta, com formato semelhante ao da couve-flor. Esses crescimentos emergem dos olhos da batata. Os crescimentos variam em tamanho e sua cor varia do claro ao preto. O tubérculo afetado apodrece.

Às vezes, a doença também afeta as pontas. A taxa de perda da colheita é de 60%.

Podridão seca

Um fungo perigoso que se desenvolve tanto em tubérculos subterrâneos quanto em batatas colhidas. Os esporos do fungo permanecem no solo e nas áreas de armazenamento por muito tempo. Os sintomas de infecção incluem:

  • as folhas começam a clarear;
  • uma camada rosada aparece nos caules;
  • nos tubérculos (amadurecendo e colhidos) aparecem manchas marrons de crescimento, que começam a apodrecer;
  • o desenvolvimento do arbusto diminui e a planta morre.

Podridão seca

A taxa de perda de rendimento é de 20%.

Alternaria

Aparece duas semanas antes da floração, como manchas secas e marrons nas folhas. A doença começa no centro da folha, espalhando-se gradualmente para as bordas, fazendo com que a folha se enrole e as áreas afetadas se tornem quebradiças e facilmente esfareladas. Vinte dias após a infecção, as folhas ficam cobertas por uma camada branca contendo esporos do fungo. Manchas e revestimento também aparecem nos tubérculos. A perda de rendimento em condições climáticas favoráveis ​​e sem tratamento pode chegar a 50%.

Macrosporiose

Uma doença de início precoce que infecta a plantação antes da floração. Manchas amarelas redondas e bem definidas aparecem na folhagem, escurecendo com o tempo, e a parte inferior das folhas fica coberta por uma penugem cinza contendo esporos. Em tempo seco, o tecido morto cai, causando buracos na folhagem. Inicialmente, a doença afeta a parte inferior da planta, movendo-se para cima e afetando o caule. Os frutos são infectados quando desenterrados e entram em contato com solo contaminado.

Macrosporiose da batata

A porcentagem de perdas por doença é de 40.

Doenças bacterianas

Elas são causadas por micróbios que se espalham por todo o vegetal.

Perna Preta

As bactérias tornam-se ativas durante períodos de seca regular ou, inversamente, chuvas frequentes. Em climas quentes, a doença progride de forma diferente do que em climas úmidos: os caules começam a escurecer lentamente, as folhas ficam amarelas e os frutos apodrecem, após o que a planta para de se desenvolver e morre. Durante chuvas regulares, a doença progride mais rapidamente:

  • os brotos amolecem e caem;
  • muco aparece no caule;
  • Crostas podres e rachaduras aparecem nos tubérculos, de onde escorre pus malcheiroso, e a própria fruta diminui de peso.

doença da batata

Podridão anelar

O estágio inicial da infecção afeta as raízes e os tubérculos, com danos visíveis apenas ao serem cortados. Anéis marrons percorrem as bordas do núcleo, exsudando pus quando pressionados. Outros sintomas aparecem após a floração, como amarelecimento dos brotos e da folhagem enrolada, bem como nas raízes. Os frutos murcham e apodrecem. A doença destrói 40% da colheita.

Danos causados ​​por herbicidas

Herbicidas são usados ​​para matar ervas daninhas, mas esses produtos químicos frequentemente também danificam plantações úteis. Produtos químicos derramados nas folhas da batata ou no solo ao redor fazem com que as plantas se enrolem. Os herbicidas também podem ser transportados pelo vento de hortas vizinhas. Se o tratamento for industrial e generalizado, as perdas nas plantações podem chegar a 50%.

doença da batata

Pragas das culturas

A vegetação ondulada é um indicador de infestação de parasitas:

  • pulgões (além de causar danos sérios, os pulgões transmitem doenças perigosas);
  • percevejos (se esses onívoros aparecerem, não apenas uma parte significativa das batatas, mas também outros vegetais e frutas podem sofrer).

Cuidados inadequados

Isso é causado por pouca ou muita umidade. Com o excesso de rega, a água que não é absorvida pelas raízes fica estagnada no solo, causando o apodrecimento das raízes e o enrolamento das folhas. Em solo árido, as folhas secam devido à sede constante.

Macrosporiose da batata

Métodos de tratamento de cultura

Como lidar com as causas:

  • doenças - remédios químicos e populares; tratamento completo e desinfecção do solo; queima de arbustos e plantações danificadas longe do jardim;
  • pragas – remédios químicos e populares; desinfecção do solo e remoção de ervas daninhas próximas;
  • herbicidas - tais danos não podem ser curados;
  • Cuidados incorretos: em caso de excesso de água – cultivar o solo, remover folhas podres; em caso de seca – aplicar cobertura morta.

Medidas preventivas

Para evitar que as folhas se enrolem e evitar a necessidade de tratamento, é necessário seguir algumas regras:

  • desinfecção de material de plantio;
  • mudando o local de pouso a cada dois anos;
  • pulverização 3 vezes por estação;
  • afrouxando o solo;
  • remoção de restos vegetais.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata