- Composição e forma de liberação do inseticida
- O princípio de ação do produto
- Preparação da solução de trabalho
- Uso da droga
- Precauções de segurança
- Riscos à saúde e sinais de envenenamento
- Quanto tempo demora para a batata ser afetada e qual é o período de proteção?
- Compatibilidade com variedades e produtos de batata
- O que é melhor: Prestige ou Taboo
- Avaliações do medicamento
Tabu é um inseticida desenvolvido para matar o besouro-da-batata-do-Colorado. Imediatamente após o veneno entrar no trato digestivo, todas as terminações nervosas são danificadas. A praga perde a capacidade de se mover ou se alimentar e morre em um dia. As instruções de uso do Tabu contra o besouro-da-batata-do-Colorado indicam que sua eficácia dura de 45 a 60 dias, independentemente das condições climáticas. Quais outras características este inseticida possui?
Composição e forma de liberação do inseticida
O principal componente do Taboo VSK é o imidacloprido, um neonicotinoide. Um litro do tratamento contém 500 gramas do veneno. Os ingredientes adicionais incluem surfactantes, pigmentos corantes e agentes espessantes.
O inseticida é produzido como um concentrado em suspensão aquosa. Na fábrica, o veneno é despejado nos seguintes recipientes:
- garrafas de 10 e 50 mililitros;
- latas – 1 e 5 litros.
O recipiente é selecionado com base no número de tubérculos - 10 mililitros da preparação são usados para 120 batatas.
Importante! Devido ao corante contido no inseticida, os tubérculos tratados diferem significativamente dos não tratados. Após a aplicação da solução, eles adquirem uma coloração avermelhada.
O produto em suspensão aquosa pode ser armazenado em recipiente fechado por no máximo 3 anos, em temperaturas de -10 a +40 graus Celsius. O concentrado diluído restante após o processamento não deve ser armazenado.

O princípio de ação do produto
Imediatamente após o tratamento, a substância penetra nas células do material de plantio, formando uma fina película vermelha em sua superfície. Assim que as batatas começam a crescer, o veneno também se espalha para os brotos jovens. Assim, as pontas ficam saturadas com imidacloprido e se tornam tóxicas. Pragas que consumiram as folhas sofrem disfunção do sistema nervoso quase imediata. Dentro de 24 horas após a ingestão das folhas, o besouro da batata do Colorado fica paralisado e morre.
A principal vantagem do inseticida Tabu em relação a outras preparações é seu princípio de ação: as substâncias ativas estão localizadas nas células vegetais.
Portanto, a solução não sai mesmo com chuva forte. Batatas são um alimento favorito não apenas do besouro-da-batata-do-colorado, mas também de diversas outras pragas. Para evitar larvas de vermes-arame na cova de plantio, borrife não apenas o material de plantio, mas também o solo ao redor.

Preparação da solução de trabalho
A receita da solução de trabalho depende do método utilizado para tratar as batatas. Antes do plantio, os tubérculos são pulverizados com a seguinte mistura:
- 8 mililitros de suspensão são diluídos em um copo de água.
- A mistura é despejada em um frasco de um litro.
- Encha o recipiente com água.
Essa quantidade é suficiente para realizar o tratamento de plantio de 100 quilos de batatas.
Para tratar o besouro da batata do Colorado durante o plantio, o veneno é diluído da seguinte forma:
- Adicione 4 mililitros de veneno a 1 litro de água.
- O concentrado resultante é despejado em um balde e mais 9 litros de água são adicionados.
- O consumo para processamento da cova de plantio junto com os tubérculos é de 30-35 mililitros.
Para tratar 100 metros quadrados de canteiro, você precisará de 10 litros da mistura. O volume pode variar dependendo do pulverizador e das condições climáticas.

Uso da droga
O inseticida Tabu é indicado para pulverização em tubérculos antes do plantio. Não deve ser aplicado em folhas de batata. Os métodos de tratamento de batata diferem apenas na concentração da mistura utilizada para a pulverização.
O tratamento pré-plantio, de acordo com as instruções, é realizado da seguinte forma:
- O material de plantio é disposto em uma única camada sobre um filme colocado em uma área plana.
- O concentrado diluído é despejado em um borrifador.
- A suspensão é pulverizada alternadamente em um lado e no outro dos tubérculos, para que não haja lacunas.
- Deixe as batatas secarem e plante-as imediatamente. Atenção: não adie o plantio para outro dia, pois isso tornará o tratamento ineficaz.

Durante o processo de plantio da batata, o tratamento é realizado da seguinte forma:
- O material de plantio colocado nos sulcos é generosamente pulverizado com uma suspensão diluída na concentração apropriada. A solução de trabalho deve ser agitada ocasionalmente durante o tratamento.
- As batatas estão cobertas com terra.
Este método garante a preservação da colheita por 60 dias. O Tabu não é prejudicial aos insetos polinizadores.
É proibido o uso de tratamento de sementes para proteger tubérculos cortados do besouro-da-batata-do-colorado. Após o tratamento com Tabu, não há necessidade de aplicar nenhum tratamento superficial nas plantas.
Precauções de segurança
O Taboo VSK pertence ao 3º grupo de toxicidade, o que significa que o líquido é muito perigoso para o corpo humano em sua forma pura.

O uso de inseticida será seguro se:
- para preparar o veneno, utilize recipientes técnicos, não recipientes para alimentos;
- realizar o tratamento com traje de proteção, luvas de borracha e respirador;
- Durante o trabalho, evite usar produtos de tabaco, comer alimentos e beber bebidas;
- Pulverize a solução de trabalho em uma área separada do local, onde não haja crianças ou animais de estimação por perto;
- Após o tratamento, tome um banho com sabão e enxágue a boca várias vezes.
Riscos à saúde e sinais de envenenamento
Todos os inseticidas químicos são potencialmente perigosos para a saúde humana. Jardineiros que cultivam batatas pela primeira vez podem ser intoxicados devido à inexperiência e ao descuido. Essa condição geralmente é causada pela falta de roupas ou elementos de proteção, além do fumo.
Você deve procurar atendimento médico imediato se apresentar as seguintes condições:
- tontura;
- náusea;
- coordenação prejudicada.

Quanto tempo demora para a batata ser afetada e qual é o período de proteção?
A eficácia do Tabu dura 45 dias. Isso abrange a maior parte da estação de cultivo, dispensando a repetição dos tratamentos. Mesmo que as pragas se tornem ativas, elas não causarão danos significativos à plantação nem reduzirão a produtividade.
Compatibilidade com variedades e produtos de batata
Tabu pode ser usado em todas as variedades de batata, exceto aquelas que amadurecem antes da vida útil efetiva do produto. Isso inclui todas as variedades de maturação precoce. Apesar de seus diferentes usos, o concentrado pode ser misturado com certos fungicidas, como Vitaros, TMTD VSK, Bunker e Vial Trust.
Ao preparar uma solução para tratar hortaliças, a mistura é mexida até ficar homogênea, adicionando-se os preparados necessários um por um.
O que é melhor: Prestige ou Taboo
Jardineiros experientes usam com sucesso o inseticida Prestige há anos para matar besouros da batata-do-Colorado. Qual é a diferença entre esses produtos?
- O Prestige protege as batatas de pragas por 37 dias, e o Tabu por 45.
- Ao contrário do Prestige, o Taboo pode ser usado para cultivo do solo.
- O Prestige combina um inseticida e um fungicida, enquanto o Tabu não tem essas propriedades.
- O Prestige ativa o desenvolvimento da batata.
Avaliações do medicamento
Taras, 53 anos, Krasnodar.
"Sempre usei produtos químicos para tratar superficialmente os arbustos. Há dois anos, um amigo recomendou o Tabu. Experimentei e não me arrependi! Agora não preciso mais ficar usando um pulverizador duas ou três vezes por estação. Para evitar o vício, vou procurar alternativas no ano que vem."

Nikolay, 57 anos, região de Moscou.
Cultivo batatas na minha dacha há cinco anos. Como o trabalho é demorado, nem sempre é possível pulverizar a plantação imediatamente após o aparecimento dos besouros da batata-do-colorado. Isso tem afetado a produtividade. No ano passado, o vendedor recomendou o uso do inseticida Tabu. Agora, as pragas morrem imediatamente após picarem minhas batatas. Elas ainda conseguem comer um lanchinho no final da temporada, mas isso não afeta a produtividade.
Inga, 49 anos, Kazan.
"Mudamos para nossa dacha há três anos e começamos a cultivar vegetais imediatamente. As batatas eram o maior problema, pois os besouros do Colorado estavam comendo os brotos jovens. A pulverização foliar não surtiu efeito. Ainda bem que um vizinho recomendou Tabu. Agora, pulverizamos os tubérculos antes do plantio e não nos preocupamos com a colheita."











