- O que significa Frigo morango?
- Qual é a eficácia do método?
- Vantagens e desvantagens
- Quais variedades são adequadas para cultivo usando o método frigo?
- Como as mudas são armazenadas?
- Classificação
- Classe A
- Classe A+
- Classe WB
- Aula de Plantas em Bandeja
- Como preparar mudas para plantio
- Escolhendo um local
- Preparação do solo
- Época e regras para plantio no solo
- Especificidades do cuidado
- Rega
- Cobertura superior
- Proteção contra doenças e pragas
- Avaliações de jardineiros sobre o método Frigo
Os produtores holandeses sempre realizaram experiências intensas com a criação de novas variedades híbridas de frutas vermelhas. Graças a uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas, os morangos cultivados pelo método de congelamento são resistentes às influências ambientais e apresentam excelentes características de produtividade. Diversas variedades de morango são adequadas para essa tecnologia, e as produtividades futuras são determinadas pela classificação do método de congelamento.
O que significa Frigo morango?
Para usar o método Frigo de cultivo de morangos, você precisa entender a tecnologia desse método.
O princípio básico do novo método de cultivo de frutas vermelhas é baseado no resfriamento de mudas em diferentes temperaturas abaixo de zero.
Após o tratamento a frio, as plantas são retiradas das câmaras e plantadas no solo.
Fato! Graças ao método frigo, é possível desfrutar de uma colheita abundante de morangos o ano todo. Este método é adequado para o cultivo de morangos em ambientes fechados.
Qual é a eficácia do método?
O principal objetivo deste novo método de cultivo de frutas é prolongar o período de frutificação. Agora, mudas devidamente tratadas e preparadas podem ser plantadas em diferentes épocas; elas se estabelecem rapidamente e começam a produzir frutos imediatamente.

Este método é especialmente eficaz em regiões com longos períodos de verão e outono. Nesse caso, jardineiros e agricultores podem colher várias safras de morango durante uma única estação de cultivo.
Vantagens e desvantagens
Antes de usar a tecnologia Frigo, é necessário familiarizar-se completamente com todos os aspectos positivos e negativos deste método.
Vantagens:
- A oportunidade de colher frutas vermelhas o ano todo cultivando morangos em casa ou em estufas.
- O método permite regular o momento da colheita e o rendimento dos frutos.
- Morangos cultivados pelo método frigo são resistentes a condições ambientais adversas, incluindo calor e seca.
- Temperaturas controladas com precisão durante o armazenamento das mudas não interrompem os processos metabólicos dentro das plantas.
- O tamanho compacto das mudas processadas facilita o transporte em diferentes distâncias.

Importante! Especialistas reconheceram o novo método de cultivo como universal para praticamente todas as variedades de frutas vermelhas.
Desvantagens do método:
- A principal desvantagem desse método é o alto custo do equipamento especializado. Atualmente, apenas grandes propriedades agrícolas podem arcar com unidades de refrigeração.
- Em câmaras frigoríficas, os operadores são obrigados a manter um regime de temperatura específico. Mesmo pequenas falhas podem levar à perda de todo o material de plantio e, consequentemente, da colheita.
- O método Frigo de cultivo de morangos não pode ser usado em todas as zonas climáticas.
Além disso, não se deve esquecer da manutenção preventiva de equipamentos caros e do pagamento da energia elétrica consumida pelas unidades de refrigeração.
Quais variedades são adequadas para cultivo usando o método frigo?
Qualquer variedade de morango é adequada para o cultivo usando o método holandês, mas os agricultores preferem variedades promissoras e de alto rendimento.

Como as mudas são armazenadas?
As mudas cultivadas e preparadas pelo método frigo são colocadas em sacos plásticos e colocadas em unidades de refrigeração especiais, que mantêm uma temperatura constante de 0 a -2 graus, com umidade de até 90%.
Nessas condições, os arbustos de morango podem ser armazenados por até 3 anos.
Após a compra das mudas, as plantas são imediatamente transferidas para o terreno aberto.
Dica! Se os arbustos comprados não apresentarem sinais de crescimento ativo e não tiverem desenvolvido novas folhas, coloque as mudas na geladeira e armazene por no máximo 10 a 14 dias a uma temperatura de pelo menos -2 graus Celsius.
Classificação
Os principais parâmetros para classificar as culturas de frutas vermelhas usando o método de cultivo holandês são determinados pela variedade de morango e pelo tamanho do colo da raiz.
Classe A
As mudas se distinguem por dois caules florais robustos e um colo radicular com no máximo 15 milímetros de diâmetro. A primeira colheita ocorre no ano do plantio. Até 20 a 25 frutos grandes e maduros são colhidos por arbusto.

Classe A+
Durante a estação de crescimento, mais de três hastes florais fortes aparecem nos arbustos, com o colo da raiz medindo no máximo 18 milímetros de diâmetro. A frutificação ocorre no primeiro ano de crescimento, com cada arbusto produzindo até 40 frutos grandes.
Classe WB
Esta classe é composta por variedades de morango de elite com diâmetro de colo radicular de pelo menos 22 milímetros. Durante a estação de crescimento, cada arbusto produz pelo menos 5 a 6 hastes florais. A produção chega a até 500 gramas de frutos por planta no primeiro ano.
Aula de Plantas em Bandeja
Esta classe de mudas é caracterizada por altos rendimentos e capacidade de controlar a frutificação. As mudas são recomendadas para plantio em ambientes internos, como estufas e áreas internas.

Como preparar mudas para plantio
Mudas de morango cultivadas com a tecnologia Frigo são vendidas refrigeradas, o que requer certas etapas antes do plantio dos arbustos de frutas:
- As mudas são descongeladas em embalagem fechada em temperatura ambiente por 20 a 24 horas.
- Em seguida, a embalagem é aberta e os rizomas de morango são regados com água morna.
- Após o descongelamento completo, as mudas são colocadas em recipientes com água fria por 2 a 3 horas. Esse procedimento ajuda a saturar as raízes com a umidade necessária e a iniciar os processos vitais da planta.
- Para melhor reabilitação das mudas, recomenda-se adicionar estimulantes especiais à água para ativar o crescimento e o desenvolvimento das raízes.
Após a conclusão dos procedimentos preparatórios, as raízes são cuidadosamente aparadas e os arbustos de morango são transferidos para o solo.

Escolhendo um local
Os morangos Frigo são plantados em áreas planas e ensolaradas, protegidas de rajadas de vento e correntes de ar fortes.
Cereais, cebolas e alho são permitidos como predecessores.
Preparação do solo
As culturas de frutas vermelhas sempre foram exigentes em termos de composição do solo. Por isso, os arbustos são plantados em solo fértil e solto, com baixo teor de acidez e umidade:
- Antes do plantio, o solo é misturado com húmus, matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos.
- A área é escavada, detritos e plantas indesejadas são removidos e o solo é completamente solto.
- No solo preparado, são formadas sulcos de 25 a 30 cm de altura, nos quais são cavados pequenos buracos ou sulcos.
Importante! A quantidade de fertilizante aplicada ao solo depende da composição e fertilidade do solo.
Época e regras para plantio no solo
Enquanto os morangos Frigo são plantados o ano todo em ambientes fechados, a safra de frutas vermelhas é plantada em solo aberto, dependendo de sua classificação.

Mudas classificadas como A+ são recomendadas para plantio na primeira quinzena de maio. No entanto, plantas classificadas como A podem ser plantadas com segurança até meados do verão.
Ao cultivar morangos usando o método frigo, é essencial levar em consideração as condições climáticas e climáticas da região de cultivo:
- As mudas preparadas são colocadas em uma grade ou buraco.
- As raízes são cuidadosamente distribuídas por toda a área do buraco de plantio.
- O arbusto é coberto com uma mistura fértil, o solo é levemente compactado.
- Os arbustos plantados são regados generosamente.
Após a conclusão do trabalho de plantio, os canteiros são cobertos com uma camada de palha.
Importante! Ao plantar morangos usando o método frigo, o colo da raiz deve ficar completamente submerso no solo.
Especificidades do cuidado
O cuidado com a colheita de frutas vermelhas é padrão, exigindo rega oportuna, fertilização e tratamentos preventivos.
Rega
Mudas cultivadas e preservadas com tecnologia holandesa toleram bem altas temperaturas e secas de curta duração. Portanto, a rega é feita conforme necessário.

Para reduzir a necessidade de irrigação, o solo sob os arbustos é solto e coberto com cobertura morta.
Cobertura superior
Para aumentar a produção de frutas, os morangos são fertilizados com minerais e matéria orgânica. Na primavera, quando a planta está entrando na fase de crescimento, os arbustos são fertilizados com matéria orgânica contendo nitrogênio.
Antes da floração e durante a frutificação, as árvores frutíferas são alimentadas com fósforo e potássio. No outono, fertilizantes orgânicos e complexos minerais balanceados são adicionados ao solo.
Proteção contra doenças e pragas
Antes do plantio ao ar livre, recomenda-se tratar as mudas de morango com fungicidas. Além disso, no início da primavera, borrife os arbustos de frutas vermelhas com inseticidas e infusões preparadas de acordo com receitas tradicionais.
Avaliações de jardineiros sobre o método Frigo
- Irina Stepanovna. Região de Volgogrado. "Cultivo morangos há muitos anos, propagando mudas eu mesma ou comprando-as em viveiros. Mas eu queria algo novo e incomum. O atendente do viveiro recomendou os morangos Frigo, Classe A. Era o início da primavera e eu concordei. Nosso clima é quente, então plantei no final de abril e, em meados de junho, já estava colhendo uma grande safra de frutas. Nunca tive uma colheita tão rápida. Estou muito feliz com esta nova técnica de cultivo."
- Igor Viktorovich, Voronezh. "Comprei morangos Frigo, grau A+, online. As mudas vieram da Itália e da França. Os resultados mostraram que os morangos italianos tiveram melhor rendimento e produção de frutos, enquanto a variedade francesa teve melhor sabor."











