Qual é a melhor época para podar morangos e isso deve ser feito após a frutificação?

Para garantir uma produção abundante de frutos, os morangos precisam de cuidados desde o início da primavera até o final do outono. A poda é uma parte importante do processo e é necessária por vários motivos. A seguir, discutiremos quando podar morangos, por que podá-los, como cuidar da planta depois, além de erros comuns de jardinagem e como corrigi-los.

Por que a poda é feita?

Os morangos são plantas perenes, por isso a poda desempenha várias funções: promove o rejuvenescimento dos arbustos, aumenta a produtividade e protege-os de danos causados ​​por doenças e pragas.

Bigodes de morango

Quase todas as variedades de morango produzem estolhos, que podem ser usados ​​para propagar morangos. Os brotos primários, os maiores e mais viáveis, geralmente são deixados para esse fim. Se o jardineiro não pretende propagar a planta, os estolhos são removidos, pois enfraquecem a planta-mãe. Este procedimento é realizado com cuidado, tomando-se cuidado para não danificar a planta principal.

Removendo folhas após a frutificação

Após a colheita dos frutos, os arbustos de morango continuam a ser cuidados. Eles são inspecionados e a folhagem amarelada e seca, que pode ser fonte de diversas doenças, é aparada. Alguns jardineiros podam completamente todas as partes aéreas dos seus pés de morango após a frutificação, em julho. No outono, as plantas se recuperam e desenvolvem uma roseta saudável, pronta para sobreviver ao inverno com sucesso.

poda de morango

Poda de morangos afetados por doenças ou pragas

Sem os devidos cuidados, os morangos são suscetíveis a doenças e pragas. Embora seja possível pulverizá-los com produtos químicos, isso comprometerá a sustentabilidade do produto. As folhas devem ser podadas ao primeiro sinal de problemas para evitar que doenças e pragas se espalhem pela plantação. Após a colheita, elas são removidas completamente. Para permitir que os arbustos se recuperem, eles são fertilizados com fertilizantes minerais durante o inverno.

Importante! As lâminas foliares afetadas devem ser coletadas e queimadas.

Quanto tempo demora para realizar o procedimento?

Inspecione e remova as lâminas das folhas mortas dos morangos de jardim do início da primavera até o final do outono.

poda de morango

Na primavera

Na primavera, assim que a neve derreter e o tempo quente chegar, remova a cobertura morta e inspecione os arbustos. Remova folhas danificadas pela geada, secas e doentes. A época de poda varia de acordo com a região, dependendo das condições climáticas. As pragas que hibernam são levadas junto com as lâminas foliares. As folhas devem ser aparadas cuidadosamente, o mais próximo possível da raiz, mas com cuidado para não danificar as lâminas jovens no centro da roseta.

No verão

Esta é a época mais favorável para o procedimento. Pode os morangos em julho ou agosto, permitindo que os arbustos desenvolvam novas folhas, criem botões florais e armazenem nutrientes antes da geada. Os brotos em crescimento ativo também são removidos no verão. No entanto, se for necessário replantar arbustos antigos, os brotos de primeira ordem são deixados e, após o crescimento, transplantados para um novo local. Os brotos também são deixados se a plantação de morangos precisar ser expandida.

morangos maduros

Os brotos de segunda ordem também podem ser deixados para propagação. Eles serão um pouco menores, mas com os devidos cuidados, produzirão uma colheita no ano seguinte. Os brotos restantes são desenterrados com uma pá e descartados ou adicionados à pilha de composto. Não é recomendado arrancá-los manualmente, pois isso pode danificar o sistema radicular da planta-mãe.

No outono

Durante esse período, as folhas são removidas apenas quando necessário, como em caso de doenças ou infestação de pragas. Esse procedimento é realizado o mais cedo possível para permitir que os arbustos se recuperem antes da chegada do frio. O miolo do morangueiro não deve ser tocado durante esse processo. Após a remoção das folhas, os arbustos são cobertos com agulhas de pinheiro, serragem ou turfa. Se um jardineiro remover os restos vegetais apenas para limpar o jardim, isso causará mais danos do que benefícios.

poda de morango

Nós seguimos as regras

Para evitar danificar seus canteiros de morango, siga estas regras ao podar a cultura:

  1. O procedimento é realizado com uma faca afiada ou tesoura de poda.
  2. Os brotos são arrancados com uma pá. Se você os arrancar manualmente, a tensão no broto pode danificar a planta-mãe. Um arbusto que se solta facilmente provavelmente tem um sistema radicular com fungos.
  3. As lâminas das folhas devem ser cortadas o mais próximo possível da base do arbusto, mas, ao mesmo tempo, deve-se tomar cuidado para garantir que as rosetas permaneçam intactas.
  4. O procedimento é realizado em tempo seco. Se os arbustos precisarem de umidade, regue-os apenas nas raízes.
  5. Pode primeiro os arbustos mais saudáveis, passando gradualmente para as plantas mais severamente danificadas. As ferramentas costumam ser desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
  6. Ao podar arbustos doentes, coloque jornal próximo a eles para que os esporos do fungo caiam sobre eles e não no solo.

Um procedimento de poda realizado corretamente causa danos mínimos aos arbustos de morango, permitindo que eles se recuperem antes que o frio do inverno chegue.

cuidados com morangos

Cuidados com a planta após a poda

Após a remoção das folhas, cuide das plantas da seguinte forma:

  1. O solo entre as fileiras é solto. Ao mesmo tempo, as ervas daninhas são removidas, pois roubam nutrientes das plantas e também podem transmitir doenças e pragas.
  2. As plantas são regadas estritamente nas raízes.
  3. Após a poda, as plantas ficam enfraquecidas, por isso precisam ser alimentadas com fertilizante mineral complexo.
  4. Após a colheita, quando cultivados tanto em ambientes internos quanto externos, os arbustos podem ser pulverizados com fungicidas e inseticidas.

Observação: os morangos precisam de cobertura morta para ajudar a reter a umidade na primavera e proteger os arbustos da geada no inverno.

cuidados com morangos

Características da poda de variedades remanescentes

Uma característica especial das variedades perenes de morango é que elas dão frutos duas vezes por ano, e a remoção das folhas após a primeira colheita pode enfraquecer significativamente os arbustos. No entanto, se as lâminas foliares forem danificadas por doenças e pragas, a poda é possível, e até mesmo necessária, caso contrário, o jardineiro pode perder toda a plantação de morangos. Ao mesmo tempo, os estolhos são removidos, pois reduzem significativamente a segunda colheita.

Após a última colheita, você não deve atrasar a poda das folhas afetadas, caso contrário os morangos não sobreviverão bem ao inverno.

Erros comuns e como corrigi-los

Devido à inexperiência, os jardineiros realizam o procedimento incorretamente e acabam sem colheita. Depois disso, concluem que a poda é desnecessária. Isso é incorreto, pois um procedimento bem executado aumenta a produtividade.

morangos maduros

Os erros mais comuns na poda de folhas de morango são os seguintes:

  1. O procedimento foi realizado na época errada. A poda tardia atrasa a formação dos botões florais, o que reduz a frutificação. A melhor época para realizar o procedimento é meados de julho.
  2. Morangos não precisam de manutenção após a poda. A fertilização é a principal necessidade dos arbustos após a remoção das folhas. Para restaurar os arbustos e promover um novo crescimento, os morangos de jardim são tratados com fertilizantes minerais complexos.
  3. Após o procedimento, os arbustos são regados por cima. As pontas cortadas, se expostas à umidade, podem começar a apodrecer. Portanto, os morangos são regados apenas com mangueira, nas raízes.
  4. É utilizada uma ferramenta cega. Tesouras de poda mal afiadas arrancam as folhas da base da roseta em vez de cortá-las. A planta danificada demora muito para se recuperar. Afiar a ferramenta pode corrigir o problema.

Morangos podados corretamente na primavera promoverão um crescimento mais leve nos arbustos, resultando em uma colheita mais precoce. A poda de verão removerá folhas amareladas e secas, que podem abrigar doenças e pragas, bem como estolões, que podem roubar da planta a energia necessária para seu desenvolvimento posterior.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata