- Características dos morangos de Monterey
- Seleção e condições de crescimento
- Descrição botânica do arbusto e brotos
- Floração e frutificação
- O valor das bagas e a sua posterior venda
- Imunidade a doenças
- Resistência à geada
- Todos os prós e contras: vale a pena plantar?
- Especificidades do plantio e propagação da variedade
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Com antenas
- Cultivando Monterey
- Os melhores vizinhos e antecessores
- Preparando o local e as mudas
- O processo de pouso
- Mais cuidados com a colheita
- Controle de ervas daninhas e cobertura morta do solo
- Cobertura superior
- Rega
- Tratamentos preventivos
- Invernada
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
As variedades perenes de morango são há muito tempo um item básico em jardins e propriedades rurais. Sua vantagem é que se formam e se desenvolvem independentemente da hora do dia. Muitos jardineiros adoram essas culturas por sua frutificação contínua ao longo da estação. Uma dessas variedades produtivas é o morango Monterey.
Características dos morangos de Monterey
A variedade é meio-precoce e apresenta as seguintes características:
- um arbusto forte e poderoso;
- folhas grandes;
- longo período de frutificação;
- de frutos grandes;
- uma grande quantidade de colheita.
A floração começa no início de maio até as geadas do outono.
Seleção e condições de crescimento
Monterey é considerada uma variedade remanescente de morango. Esta variedade foi cultivada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, em 2001. A variedade Albion foi usada como variedade-mãe. Nos anos seguintes, a planta foi testada e monitorada e, em 2009, foi patenteada e registrada em Watsonville.
A área de cultivo são territórios com condições climáticas amenas, como Europa, Bielorrússia, Rússia e Ucrânia.
A fruta herdou as melhores qualidades de sabor de sua variedade original. A Monterey produz significativamente mais que a Albion. Os cultivadores recomendam o cultivo da planta em solo aberto e protegido.
Descrição botânica do arbusto e brotos
O arbusto se distingue por seu vigor e número moderado de folhas e gavinhas. As folhas são grandes, verde-claras, brilhantes e de formato regular. Devido ao tamanho grande das folhas, os frutos são plantados mais espaçados. Os rizomas são desenvolvidos e fortes, e os frutos se alargam em direção ao caule e afinam em direção à base.

Floração e frutificação
A planta possui hastes florais altas e fortes que se curvam em direção ao solo quando os frutos amadurecem. Há muitas hastes florais — até 15 — permitindo inúmeras frutificações. O morangueiro floresce do início de maio ao final de outubro.
A frutificação ocorre em ondas; no total, os morangos dão frutos 4 vezes por estação.
Quando plantado na primavera, a colheita pode ser esperada já em agosto. No segundo ano, a produção aumentará. Os frutos pesam entre 25 e 40 g. Um único arbusto rende de 0,5 a 2 kg de morangos por estação.
O valor das bagas e a sua posterior venda
O morango tem um sabor excelente e harmonioso, com um sabor residual doce e ácido. A polpa da variedade Monterey é mais macia que a de sua matriz, a Albion. Devido à sua estrutura densa, os frutos não são danificados pelo congelamento. Por isso, são excelentes para transporte em longas distâncias.

Os frutos são multifuncionais – podem ser consumidos frescos, congelados ou usados para fazer conservas, sucos, geleias, marmeladas e licores alcoólicos. O cultivo comercial de morangos é bastante bem-sucedido. Uma colheita abundante renderá bons lucros.
Imunidade a doenças
A variedade apresenta boa imunidade a todas as doenças e infecções fúngicas, incluindo o oídio. É importante lembrar que tratamentos preventivos oportunos e de alta qualidade podem prevenir a ocorrência de doenças e pragas.
Resistência à geada
Os morangos de Monterey têm resistência média ao inverno e à geada. Muitos jardineiros, por precaução, cobrem a planta no inverno e na primavera. Os morangos toleram bem o calor, produzindo frutos especialmente viçosos em dias ensolarados. Sua tolerância à seca é média; a falta de umidade não mata a planta, mas a qualidade e a quantidade da colheita se deterioram.

Todos os prós e contras: vale a pena plantar?
Antes de comprar mudas e plantar, considere os prós e contras da variedade. Os morangos Monterey têm vantagens como:
- doçura de frutas vermelhas;
- boa transportabilidade;
- elasticidade e suculência após o congelamento;
- bom rendimento;
- boa tolerância a condições climáticas adversas;
- a ausência de gavinhas abundantes torna conveniente a colheita e melhor formação de frutos.
A fruta é cultivada por jardineiros amadores para uso próprio e para venda.
A cultura também tem suas desvantagens, como:
- a necessidade de uma área livre no momento do plantio - se a área ficar muito densa, os frutos podem desaparecer;
- rápido avermelhamento das frutas em clima quente sem ganhar peso e suculência;
- resistência média ao inverno, exigindo cobertura e isolamento constantes.

Jardineiros geralmente não gostam de ter que arrancar brotos com muita frequência. Monterey não precisa disso devido ao seu pequeno número de brotos.
Especificidades do plantio e propagação da variedade
Os morangos só atingem seu potencial máximo quando todas as condições necessárias são atendidas. O plantio ocorre no final de maio, julho-agosto e setembro. A frutificação é esperada para o segundo ano. A seleção e o preparo do material de plantio são cruciais. As variedades perenes são propagadas de três maneiras.
Sementes
Ao cultivar a partir de sementes, você não deve esperar uma colheita no primeiro ano após o plantio.
Ao dividir o mato
Graças ao seu sistema radicular fechado, os morangos têm 100% de garantia de sobrevivência quando divididos. A frutificação começa no ano em que são plantados.

Com antenas
Os frutos têm gavinhas mínimas; a planta gasta toda a sua energia na formação dos frutos. As rosetas criam raízes em recipientes ou vasos de plástico.
Cultivando Monterey
O local deve ser ensolarado e quente. Ao plantar morangos, mantenha uma distância de 40x50 cm; plantações densas reduzem a produtividade. Regue e adicione fertilizante Kornevin aos buracos previamente.
Ao criar canteiros regulares, o solo é primeiro coberto com cobertura morta.
O regime de cuidados subsequente é padrão: regar, fertilizar e soltar o solo. Plantas perenes requerem fertilização frequente. Como a planta adora calor, é melhor cobri-la no inverno e na primavera. Spubond ou cobertura morta são geralmente usados para cobertura.

Os melhores vizinhos e antecessores
Os melhores predecessores de frutas vermelhas são plantas como rabanetes, salsa, espinafre e mostarda. Plantações de morango podem ser estabelecidas no mesmo local que jacintos, tulipas e narcisos.
Você pode plantar morangos ao lado da salsa de raiz – ela é uma excelente vizinha.
Plantá-la nas proximidades protegerá as frutas de lesmas e caracóis. Bons vizinhos incluem cenouras, cebolas, alho, rabanetes ou nabos. O ideal é que essas plantas dêem frutos ao mesmo tempo que os morangos.
Preparando o local e as mudas
O local de plantio deve ser aberto, plano, com solo solto e fértil. Plantar em solo rochoso, argiloso, pantanoso ou ácido não produzirá resultados. As mudas de morango devem ser saudáveis, grandes, com rizomas intactos e livres de sinais de infecção ou danos.

É melhor plantar mudas com rizomas expostos imediatamente. Se isso não for possível, os frutos podem ser armazenados por mais 2 a 3 dias. Para evitar o murchamento, cubra as raízes com turfa úmida. Estimulantes de crescimento radicular e agentes antifúngicos são usados para tratar o sistema radicular antes do plantio.
O processo de pouso
O local para o plantio do morango é preparado com 2 a 3 semanas de antecedência. O solo deve ser escavado, capinado e fertilizado com fertilizantes minerais e orgânicos, como húmus, superfosfato e complexos de potássio.
O pouso é realizado na seguinte sequência:
- cavar um buraco, a distância entre os buracos deve ser de pelo menos 35-40 cm. Para espaçamento entre linhas, a distância é de 50 cm;
- os rizomas são encurtados em um terço;
- Coloque os morangos no buraco e cubra com terra. Certifique-se de criar uma ligeira elevação para que os morangos fiquem acima do nível do solo.
- cubra as plantações com serragem ou palha.

Os especialistas recomendam plantar em um dia nublado ou à noite, após o pôr do sol.
Mais cuidados com a colheita
Quando os morangos florescerem no ano do plantio, é melhor remover os talos das flores. Isso ajuda a planta a se estabelecer melhor. Os níveis de umidade e as infestações de ervas daninhas devem ser verificados periodicamente.
Controle de ervas daninhas e cobertura morta do solo
O solo precisa ser revolvido periodicamente. Isso é feito para ativar processos biológicos e melhorar a drenagem, o que favorecerá o crescimento e a nutrição dos rizomas.
É importante capinar e remover ervas daninhas regularmente, caso contrário a planta crescerá lentamente e o sabor da fruta se deteriorará.
O crescimento de ervas daninhas pode ser prevenido com cobertura morta. O solo é coberto com palha de trigo ou centeio, agulhas de pinheiro ou aparas de madeira. A cobertura morta tem propriedades de retenção de umidade. propriedades e evitar que os morangos sequem.

Cobertura superior
São necessárias quatro adubações adicionais por estação. No início da primavera, o solo precisa de fertilizante nitrogenado para estimular o crescimento e o desenvolvimento dos frutos. Após o término da floração, adiciona-se matéria orgânica, seguida de um complexo fertilizante. Antes do início do tempo frio, o canteiro é coberto com húmus.
Rega
Os morangos Monterey requerem rega frequente e completa, especialmente no verão. A irrigação por gotejamento é uma solução eficaz. É importante não transformar o canteiro em um pântano, caso contrário, o oídio se desenvolverá.
Tratamentos preventivos
Na primavera, os arbustos são limpos de detritos e cobertura morta velha, as folhas secas são removidas e os rizomas salientes são polvilhados com terra.

Invernada
Cubra as frutas com palha, serragem ou agulhas de pinheiro. Agrofibra esticada sobre uma estrutura de metal resistente é uma boa opção.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Dmitry, 58 anos, região de Moscou
Os morangos costumam ser saborosos e doces, mas devido às chuvas constantes, ficaram um pouco azedos. Cultivar o Monterey é quase o mesmo que cultivar outras variedades perenes.
Kristina, 40 anos, Lipetsk
Adoro esta cultura pela sua colheita abundante. Temos uma família grande e os morangos nunca são desperdiçados — nós os comemos e os conservamos para o inverno. Estou muito feliz com esta variedade.
Oksana, 64 anos, Mitischi
Eu não tinha problemas com minha planta de Monterey, mas agora comecei a notar oídio. Provavelmente é minha culpa; tenho pulado os tratamentos preventivos, e é por isso que a planta tem sido negligenciada.











