- Composição química e conteúdo calórico das frutas
- Quais são os benefícios desta fruta?
- Para homens
- Para mulheres
- Para crianças
- Mulheres grávidas podem comer morangos?
- Benefícios para a saúde do corpo
- Para o sistema imunológico
- Para o sistema músculo-esquelético
- Para os sistemas cardiovascular e endócrino
- Para o sistema urinário
- Para digestão
- Para o sistema sensorial
- Para o sistema nervoso
- Reduz a inflamação
- De que forma é recomendado consumir?
- Escolhendo um produto de qualidade
- Contraindicações e danos
- Regras de duração e armazenamento
No final de maio, frutas vermelhas brilhantes começam a florescer em casas de veraneio e terrenos rurais, e as crianças as colhem e comem direto da horta. Os adultos não resistem ao sabor dos morangos de jardim, mas, enquanto apreciam a fruta fresca, raramente se lembram dos benefícios dos morangos para a saúde. Comer frutas vermelhas melhora a digestão e ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo.
Composição química e conteúdo calórico das frutas
Morangos de jardim, que amadurecem mais cedo que frutas e vegetais, são ricos em ácidos orgânicos, incluindo ômega-3 e 6. Frutas maduras contêm uma variedade de vitaminas:
- A tiamina elimina a fadiga, retarda o envelhecimento celular e preserva a memória.
- A riboflavina controla os níveis de açúcar, participa do metabolismo da gordura e melhora a condição da pele e do cabelo.
- O tocoferol atua como antioxidante, estimula o metabolismo e remove toxinas.
- O ácido fólico está envolvido na criação de células e no processo de replicação do DNA.
- A vitamina A protege o corpo contra infecções, fortalece o sistema imunológico e acelera a síntese de colágeno.
Embora 100 gramas de frutas vermelhas frescas contenham apenas 32 calorias, elas contêm potássio e fósforo, cálcio e magnésio. Os micronutrientes incluem flúor e ferro, manganês e selênio.
Os aminoácidos presentes nos morangos melhoram o humor, normalizam o sono, fortalecem os ossos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e promovem a queima de gordura.
Quais são os benefícios desta fruta?
O consumo regular de morangos frescos normaliza a pressão arterial e melhora a função hepática, estomacal e tireoidiana. Os morangos previnem a formação de placas lipídicas que obstruem os vasos sanguíneos e fortalecem os ossos. Durante a temporada de gripes e resfriados, os morangos frescos protegem o corpo contra bactérias e vírus e fortalecem o sistema imunológico. As propriedades benéficas dos morangos têm sido elogiadas por médicos e cosmetologistas; a polpa da fruta clareia a pele e remove manchas.

Para homens
Frutas vermelhas, ricas em vitaminas e ácidos orgânicos, previnem a impotência e a prostatite, que afetam homens de todas as idades. A rica composição dos morangos ajuda a:
- aumentar a atividade sexual;
- melhorar o desempenho;
- eliminar a função erétil.
Os benefícios das frutas vermelhas se manifestam em vários processos que ocorrem no corpo.O consumo regular de morangos de jardim previne a degeneração das células dos tecidos, reduz o risco de câncer e ativa a conversão de monossacarídeos em energia.
Para mulheres
O suco de morango tem propriedades antibacterianas, combatendo infecções por estafilococos. Comer as frutas vermelhas deixa a pele aveludada e elástica. Uma decocção da fruta limpa o intestino, e um chá feito com as folhas alivia as dores menstruais e restaura o ritmo menstrual. Os morangos são incluídos em dietas que ajudam na perda de peso e na celulite.

Para crianças
Pediatras recomendam introduzir morangos de jardim na dieta de bebês a partir de um ano de idade, a menos que sejam alérgicos às frutas. As frutas fortalecem o sistema imunológico, ajudam a combater vírus, melhoram a digestão, aliviam a constipação e fornecem ao corpo em crescimento:
- minerais;
- pectina;
- aminoácidos.
Não se deve dar mais de 3 frutas vermelhas a um bebê; para uma criança de dois anos, os morangos são usados para fazer marshmallows, suflês e são batidos com queijo cottage.
Mulheres grávidas podem comer morangos?
Durante o primeiro trimestre, os órgãos são formados e os sistemas do futuro bebê se desenvolvem. Para uma gestante, frutas vermelhas ricas em vitaminas ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Mesmo que morangos não causem alergia, você deve limitar seu consumo durante a segunda metade da gravidez.

Benefícios para a saúde do corpo
As propriedades medicinais dos morangos incluem maior resistência ao estresse e redução do risco de câncer. Essas frutas aromáticas são ricas em antioxidantes, que protegem o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Para o sistema imunológico
O ácido elágico, encontrado nos morangos, retarda a degeneração celular. A vitamina C aumenta os níveis de interferon, fortalece significativamente o sistema imunológico, protege o corpo contra vírus e bactérias e promove a restauração da saúde.
Para o sistema músculo-esquelético
O flavonoide quercetina alivia dores musculares e estimula a eliminação de substâncias tóxicas dos tecidos. Os morangos previnem o desenvolvimento de lesões inflamatórias nas articulações.

Para os sistemas cardiovascular e endócrino
Os minerais ricos em frutas vermelhas frescas melhoram a síntese de proteínas, o que reduz os níveis de colesterol.
Morangos de jardim normalizam a pressão arterial, melhoram a função cardíaca e previnem a formação de placas lipídicas que estreitam os vasos sanguíneos.
A fruta acelera o metabolismo, previne o aumento dos níveis de açúcar no sangue e, portanto, é útil para diabéticos.
Para o sistema urinário
Os morangos estimulam a função renal, promovendo a eliminação de toxinas do corpo. A fruta elimina o inchaço, previne o acúmulo de líquidos e tem efeito diurético.
Para digestão
Comer morangos restaura o apetite, acelera o metabolismo e a queima de gordura, normaliza a microflora intestinal e reduz o risco de disbiose.

Para o sistema sensorial
O ácido ascórbico e a vitamina A, encontrados em morangos aromáticos, têm um efeito benéfico na visão. O zinco melhora a nutrição do cristalino. O selênio alivia a fadiga ocular e normaliza a percepção das cores.
Para o sistema nervoso
Graças à presença de ácido ascórbico, vitaminas do complexo B e magnésio, os morangos protegem o corpo do estresse, aliviam a tensão emocional e a irritabilidade, acalmam os nervos e restauram o sono perdido.
Reduz a inflamação
O suco de morango diluído em água é usado como gargarejo para dores de garganta, estomatite e doenças gengivais. Possui efeito antimicrobiano, reduz a inflamação e alivia a dor.

De que forma é recomendado consumir?
Frutas vermelhas frescas contêm os componentes mais benéficos, mas os morangos podem ser armazenados por dois dias e reter seus sucos. Morangos secos de jardim são recomendados para pessoas que sofrem de anemia, hipotensão e distúrbios da tireoide. Morangos congelados mantêm suas propriedades curativas. No inverno, os morangos são moídos com açúcar.O suco de morango também é usado para fazer geleia, que é usada para tratar resfriados.
Escolhendo um produto de qualidade
Morangos maduros são vermelhos brilhantes. Um tom mais escuro indica que as frutas estão começando a estragar, contêm nitratos e não devem ser congeladas ou consumidas em grandes quantidades. Morangos frescos têm talos verdes; se estiverem murchos, foram colhidos há muito tempo. Morangos maduros têm sementes ligeiramente incrustadas na polpa. Morangos importados também valem a pena experimentar, mas para conservas, é melhor comprar morangos cultivados localmente, não na Turquia ou na China.
Contraindicações e danos
As frutas vermelhas contêm muitos componentes diferentes, e é por isso que os morangos podem causar erupções cutâneas, coceira e irritação na pele em pessoas propensas a alergias. Frutas doces e ácidas devem ser evitadas durante gastrite aguda ou úlceras estomacais ou duodenais. Morangos podres podem causar intoxicação alimentar. Morangos precoces devem ser consumidos com cautela. Para acelerar o amadurecimento e garantir uma colheita abundante, agricultores inescrupulosos usam produtos químicos perigosos.
Regras de duração e armazenamento
Morangos maduros estragam muito rápido e duram um ou dois dias em temperatura ambiente. Se você armazenar morangos sem lavar em recipientes de plástico ou vidro, eles duram na geladeira por 3 a 4 dias, no máximo. Morangos congelados podem ser usados por até um ano, enquanto morangos amassados com açúcar podem durar até 6 meses.











