- A história da seleção e regiões de cultivo do morango Diamant
- Prós e contras das variedades remanescentes
- Características e características das culturas de frutos silvestres
- Tamanho do arbusto
- Aspecto da lâmina foliar
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência à geada e à seca
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Especificações de pouso
- Seleção e preparação do local
- Selecionando mudas
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Que tipo de cuidados a “preciosa” variedade Diamant requer?
- Rega
- Fertilizante
- Capina e afrouxamento do solo
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
- Como propagar arbustos de frutas vermelhas
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Soquetes
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
A variedade de morango Diamant é uma das culturas mais populares do mundo devido ao seu sabor, alto rendimento e tolerância a uma ampla gama de condições climáticas. Sua principal vantagem é sua natureza perene, que lhe permite dar frutos o ano todo, desde que sejam mantidas as condições adequadas de crescimento e desenvolvimento.
A história da seleção e regiões de cultivo do morango Diamant
Esta variedade foi desenvolvida em 1997 por criadores da Califórnia. Até hoje, continua sendo uma das mais populares e difundidas entre os jardineiros. Este morango tolera baixas temperaturas e não se adapta bem a climas secos.
Esta cultura é melhor plantada em regiões de clima moderado, onde as temperaturas não descem abaixo de -20 °C. As condições mais adequadas para esta variedade são um local plano, protegido de fortes rajadas de vento e correntes de ar, com luz solar adequada e sombra ocasional.
Prós e contras das variedades remanescentes
Esta variedade de morango apresenta as seguintes vantagens características:
- remontagem;
- frutas grandes;
- resistência média à geada e ao clima seco;
- facilidade de atendimento;
- qualidades gustativas das frutas vermelhas;
- a possibilidade de transporte e armazenamento de frutas a longo prazo.
As seguintes desvantagens devem ser observadas:
- baixa tolerância ao aumento da umidade do solo;
- esmagamento de frutas durante o crescimento denso da cultura.

Características e características das culturas de frutos silvestres
A principal característica da variedade de morango Diamant é sua natureza remanescente, o que permite que a cultura dê frutos durante todo o ano, mas somente se o ambiente de cultivo necessário e os cuidados adequados forem mantidos.
Apesar de ser uma variedade remanescente, os frutos não diminuem com a frutificação constante, permanecendo consistentemente de tamanho médio. Além disso, a planta é altamente produtiva. Em condições favoráveis, um único arbusto pode produzir até 2 quilos de frutos.
A cultura é cultivada não apenas em jardins pessoais, mas também para a produção de diversos produtos.
Tamanho do arbusto
O arbusto de morango Diamant cresce facilmente e pode atingir de 30 a 50 centímetros de altura. Por esse motivo, a planta é frequentemente usada como ornamento decorativo, pendurada em vasos.
Aspecto da lâmina foliar
As folhas da Diamond são grandes, verde-escuras, opacas e apresentam leves rugas na superfície. As bordas das folhas apresentam serrilhados característicos.

Floração e polinização
Com a quantidade certa de calor, esta variedade pode começar a florescer no início da primavera e continuar a florescer durante todo o ano, se as condições de cultivo atenderem às necessidades da planta. Por ter flores bissexuais, pode se autopolinizar sem a necessidade de outras culturas no jardim.
Tempo de maturação e rendimento
A maturação completa ocorre aproximadamente 3 a 4 semanas após a formação dos frutos. A variedade Diamant produz altos rendimentos, chegando a até 2 quilos por arbusto por estação, em condições ideais de cultivo. Como a planta é perene, essa colheita pode durar vários meses, até o início da geada. O tamanho médio dos frutos é de aproximadamente 30 gramas, mas pode chegar a 40-50 gramas.
Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
Os provadores avaliam o sabor do morango Diamant com 4,7 de 5. Os frutos têm um sabor doce com uma leve acidez que persiste no retrogosto. O fruto tem aroma persistente de morango e polpa firme. Uma desvantagem é a falta de suculência. Os frutos são então utilizados em confeitaria e outros pratos, assados, licores, sucos naturais e são consumidos crus.
Como a polpa da fruta é densa, ela pode ser facilmente transportada por longas distâncias sem sofrer danos ou contusões. Por esse mesmo motivo, as frutas têm longa vida útil.
Resistência à geada e à seca
Esta variedade tem resistência moderada à geada e pode suportar temperaturas de até -20 °C sem cobertura especial. No entanto, quando a geada se instala, recomenda-se a cobertura morta ou cobertura das plantas para evitar que fiquem expostas a baixas temperaturas e causem doenças. O morango Diamant é sensível à seca e, em climas extremamente quentes ou secos, pode adoecer, ressecar e até morrer. A temperatura ideal para esta variedade é em torno de 20 °C, desde que a planta seja regularmente umedecida.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
O morango Diamond tem maior resistência à maioria das doenças e pragas, por isso a planta só deve ser tratada contra certas pragas:
- ácaro do morango;
- nematóide;
- besouro-das-folhas.
A cultura é imune a doenças comuns:
- oídio;
- podridão da raiz;
- Murcha de Verticillium.
A infecção por essas doenças só pode ocorrer se a planta for infectada por outra planta próxima.
Especificações de pouso
Para garantir que a planta produza o máximo de frutos possível e não seja afetada por diversas doenças e pragas, é necessário plantar mudas saudáveis, observando todas as regras de cuidado com a cultura.

Seleção e preparação do local
Esta variedade de morango é melhor plantada em solo leve, com pH não superior a 6,5. O melhor local para este cultivo é em terreno plano e com luz solar adequada. Deve receber pouca luz para evitar que a planta se queime. Portanto, escolha um local com sombra parcial que possa cobrir o morangueiro brevemente todos os dias.
Antes de plantar as mudas ao ar livre, cave o solo. Isso deve ser feito de 15 a 20 dias antes do plantio. Fertilize a área. Você pode usar fertilizante orgânico ou fertilizantes minerais especializados, disponíveis em qualquer loja de jardinagem. Em seguida, cave buracos com cerca de 20 a 30 centímetros de profundidade. Recomenda-se plantá-las em fileiras uniformes, com espaçamento de 60 a 70 centímetros. Deixe um espaço de 20 a 30 centímetros entre as plantas.
Selecionando mudas
Ao selecionar mudas, você deve verificar cuidadosamente as plantas quanto à presença de:
- manchas de várias cores nas folhas e caules da cultura;
- escurecimento;
- murcha das folhas;
- danos visuais.
Se forem encontrados danos nas mudas, elas não devem ser compradas, pois a planta pode morrer ou ficar doente.
Ao escolher mudas, também vale a pena prestar atenção às condições do solo em que elas se encontram. Se o solo estiver muito seco ou pantanoso, é melhor comprar as mudas de outro vendedor.

Época e tecnologia de plantio de mudas
As mudas podem ser plantadas na primavera ou no outono. Se plantadas no outono, as mudas devem ser isoladas antes da geada para evitar que morram. Morangos plantados na primavera podem não florescer até o verão.
Antes do plantio, as raízes das mudas podem ser embebidas em uma solução mineral especial por várias horas, após o que as mudas devem ser colocadas no buraco.
Ao espalhar o sistema radicular, cubra-o com terra e compacte-o bem. Após o plantio, regue a planta abundantemente com água morna.
Que tipo de cuidados a “preciosa” variedade Diamant requer?
A variedade de morango Diamond não é muito exigente e se adapta facilmente à maioria das condições.
Rega
Esta variedade requer rega regular. Monitore cuidadosamente o solo e seu nível de umidade. Se estiver seco, regue imediatamente. É importante não deixar o solo encharcar.

Essa condição do solo pode levar à redução da frutificação. A planta diamante é imune a danos nas raízes, portanto, não apodrece. Se chover durante o dia, você pode pular a rega.
É melhor regar a planta com chuva, para que não só o solo, mas também a planta em si, fiquem molhados. Isso só deve ser feito antes do surgimento das flores; caso contrário, elas podem ser danificadas.
Fertilizante
A fertilização da variedade de morango Diamant deve ser feita 4 vezes ao ano:
- antes da floração;
- durante a formação das antenas;
- quando os frutos aparecem;
- durante a preparação da colheita para a geada.
Capina e afrouxamento do solo
A capina deve ser feita caso surjam ervas daninhas ou outras plantas próximas ao morangueiro que possam interferir no seu crescimento normal. A soltura do solo é necessária para permitir que a água chegue às raízes da planta mais rapidamente e também para oxigenar o solo. Este procedimento é realizado após a rega, quando o solo estiver úmido.
Cobertura morta
A cobertura morta deve ser feita antes do início do tempo frio, geralmente no inverno ou no outono. Podem ser usados os seguintes métodos:
- grama seca;
- serragem de madeira;
- materiais inorgânicos especiais.

Abrigo para o inverno
Abrigo de inverno deve ser providenciado se as geadas forem severas e excederem -20 °C. É preciso ter cuidado para evitar que a plantação congele. Os seguintes materiais podem ser usados para cobrir as plantas:
- filme de polietileno;
- isolamento;
- outros materiais inorgânicos.
Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
Ao plantar, você pode plantar cebola ou alho próximo à cultura para evitar que os morangos sejam atacados por pragas:
- nematóide;
- ácaro do morango;
- besouro-das-folhas.
O mofo cinzento é uma doença comum que afeta a planta. Para preveni-la, monitore-a cuidadosamente e remova imediatamente qualquer resíduo orgânico ao redor do arbusto para evitar que apodreça.
Você também pode usar um fungicida para evitar que a doença ocorra; ele é excelente para evitar a propagação do mofo cinzento.
Como propagar arbustos de frutas vermelhas
Existem vários métodos para propagar arbustos de morango:
- divisão da cultura;
- sementes;
- bigode.
Sementes
Para plantar a partir de sementes, deixe várias frutas de molho por 2 a 3 semanas até que se separem da polpa devido à podridão. Em seguida, limpe as sementes de quaisquer resíduos. Elas estão prontas para o plantio. É melhor plantá-las no outono e transplantá-las para o solo no início da primavera, após prepará-las previamente.

Ao dividir o mato
O morangueiro Diamant raramente é propagado por divisão da planta, pois isso requer experiência com procedimentos semelhantes. Outra desvantagem desse método é a transferência completa de doenças da planta original para os brotos separados.
Soquetes
Outro método popular devido à sua simplicidade e eficácia é a propagação por estolões ou rosetas. Isso é feito na primavera, quando os estolões aparecem. Eles são distribuídos em recipientes preparados com terra e aguardam até que o sistema radicular comece a se desenvolver, após o que são separados da planta-mãe.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Elena, 41 anos, Kaliningrado.
Cultivamos essa variedade para a família, comemos e, às vezes, fazemos conservas. Os frutos são grandes, um único arbusto rende uma grande colheita a cada estação, e o sabor é excelente.
Andrey, 38 anos, Krasnodar.
"Diamant é uma variedade 'preciosa' porque não é nem um morango, mas sim um morango silvestre que pode dar frutos o ano todo sob as condições certas. Além disso, a variedade não perde a qualidade da sua colheita. Fazemos geleias, conservas e comemos cru."











