Por que os morangos não ficam vermelhos e ressecam, controle de pragas

Jardineiros às vezes se perguntam por que seus amados morangos estão secando e não ficando vermelhos. As causas podem ser diversas, então o segredo é identificá-las rapidamente e tomar as medidas necessárias para eliminá-las. Jardineiros experientes tomam medidas preventivas com antecedência para proteger a colheita futura.

Causas da secagem do morango e formas de combatê-las

Existem vários motivos comuns pelos quais os morangos de jardim não amadurecem e secam diretamente nos arbustos. A detecção e o tratamento precoces aumentam significativamente as chances de salvar a colheita.

A influência do clima

Condições climáticas desfavoráveis ​​impactam negativamente o crescimento e o desenvolvimento de qualquer planta, e os morangos não são exceção. Desvios no desenvolvimento dos frutos são causados ​​pelos seguintes fatores:

  • calor extremo;
  • seca prolongada;
  • geadas de retorno noturno;
  • alta umidade devido à precipitação frequente e intensa.

Cada um desses fatores tem um efeito prejudicial sobre os morangos de jardim, mas o maior perigo é a seca prolongada e o calor do verão. É nesse tipo de clima que os frutos costumam secar antes de amadurecer.

Para evitar que isso aconteça, você precisa instalar um sistema de irrigação por gotejamento ou aspersão em sua propriedade.

Falta de umidade

Às vezes o jardineiro percebe que as bordas folhas de morango estão ficando amarelas, e a colheita amadurece lentamente. Isso se deve à irrigação insuficiente. Esse problema ocorre quando a temperatura do ar ultrapassa 30 °C. Nessas condições, a planta simplesmente morre por falta de umidade. É necessário garantir constantemente que o solo esteja úmido. Recomenda-se regar os morangos do jardim diariamente, adicionando 5 litros de água sob cada arbusto.

os morangos estão doentes

Doenças fúngicas

Problemas com as plantações de morango às vezes são causados ​​por infecções fúngicas nos canteiros. Esses fungos causam o ressecamento dos frutos e a morte das plantas.

Murcha de Verticillium

Esta doença é considerada uma das mais perigosas. Ela causa murcha no arbusto, cujos sintomas não são imediatamente perceptíveis ao jardineiro. Inicialmente, a doença afeta apenas as folhas inferiores, onde manchas marrons características se tornam visíveis. Com o tempo, o restante da planta também fica manchado e seca. Mesmo que os sinais da doença sejam detectados em estágio inicial, os arbustos de morango terão que ser destruídos para evitar novas infecções.

Requeima tardia

A requeima é fácil de detectar, pois manchas marrons características se tornam visíveis nas folhas. Esta doença é perigosa para os morangos, pois causa apodrecimento dos frutos. Se não for tratada, você pode ficar sem colheita. Remédios eficazes para a requeima incluem sulfato de cobre, Fitosporina e calda bordalesa. Como alternativa, os jardineiros usam uma solução de sabão em pó ou soro de leite em água.

os morangos estão doentes

Oídio

Esta doença é considerada a mais comum. Inicialmente, afeta as folhas jovens do morangueiro, mas se não forem tomadas medidas imediatas, a infecção se espalha para os frutos e até mesmo para as gavinhas. Um sinal característico da progressão da doença é uma camada branca, após a qual as lâminas das folhas se enrolam em tubos e secam. As condições ideais para o desenvolvimento do oídio em morangos são alta temperatura e umidade. Para combater a doença, uma solução aquosa de soro de leite é usada de forma eficaz.

Podridão cinzenta

Esta doença pode aparecer não apenas em arbustos de morango, mas também em outras culturas de jardim. O primeiro sinal de infecção são manchas marrons nas folhas, que aumentam de tamanho com o tempo. Depois de algum tempo, as manchas se espalham para os frutos, causando seu apodrecimento. Os morangos apodrecidos continuam a se alimentar da seiva da planta-mãe, causando o amarelecimento das folhas. O perigo da doença é que ela não tem tratamento, então todos os arbustos afetados são desenterrados e queimados.

os morangos estão doentes

Pragas do morango

A secagem dos morangos é causada não apenas por doenças, mas também pelo impacto negativo de pragas.

Nematódeo

Morangos frequentemente murcham devido a nematoides, vermes finos e transparentes, cilíndricos ou alongados. Quando a praga pousa na folhagem, ela começa a sugar a seiva da planta, causando seu ressecamento. Os nematoides podem ser controlados tratando as plantas com uma solução de sulfato de cobre ou infusão de alho.

Ácaro do morango

Este inseto é difícil de ser avistado a olho nu devido ao seu pequeno tamanho. Assim como os nematoides, os ácaros do morango se alimentam da seiva das plantas e causam o ressecamento dos arbustos. Os sinais de que esta praga está infestando seu jardim incluem:

  • crescimento e desenvolvimento lento de arbustos;
  • a presença de uma camada oleosa amarelada nas folhas.

ácaro do morango

Karbofos é eficaz no combate a ácaros. Recomenda-se tratar os canteiros com sua solução pelo menos duas vezes por semana.

Gorgulho do morango e da framboesa

Os efeitos do gorgulho destroem rapidamente os arbustos de morango. Alcatrão de bétula ou uma solução de sabão em pó podem ser usados ​​para salvar as plantas.

O que fazer se a causa não puder ser determinada?

Se a causa exata do amarelecimento dos arbustos de morango e do ressecamento dos frutos não puder ser determinada por qualquer motivo, jardineiros experientes recomendam replantar as plantas e observá-las por um tempo. Às vezes, depois disso, o amarelecimento desaparece e o crescimento dos arbustos retorna ao normal.

Essa circunstância indica uma falta de nutrientes e microelementos no solo.

Medidas preventivas

Prevenir doenças e pragas é sempre mais fácil do que tratar os morangos mais tarde. As seguintes medidas são recomendadas:

  • organizar a rega regular e oportuna dos canteiros de morango;
  • aplicar fertilizantes e fertilizantes várias vezes por estação (em particular, superfosfato, cinzas de madeira e húmus);
  • Borrife os arbustos de morango com uma solução de refrigerante para evitar infecções fúngicas.

Se uma determinada doença ou infestação de pragas já ocorreu no local, tratamentos preventivos devem ser realizados com antecedência para evitar uma recaída. O reconhecimento precoce das causas do amarelecimento do morango e sua eliminação ajudarão a manter a colheita segura e saudável, e as plantas permanecerão saudáveis ​​e ilesas. Os jardineiros devem inspecionar periodicamente seus canteiros, mesmo após o término da frutificação, e também preparar cuidadosamente os morangos para o inverno.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata