- História da criação e regiões de cultivo de morangos Pineberry
- Prós e contras
- Características varietais
- Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
- Floração e polinização
- Tempo de maturação e rendimento
- Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
- Resistência ao inverno e à seca
- Imunidade a doenças e parasitas
- Plantando morangos com sabor de abacaxi
- Seleção e preparação do local
- Selecionando mudas
- Época e tecnologia de plantio de mudas
- Cuidado
- Modo de rega
- Fertilizando por mês
- Capina e afrouxamento do solo
- Cobertura morta
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
- Métodos de criação
- Sementes
- Ao dividir o mato
- Soquetes
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade
O morango Pineberry é popular entre jardineiros do mundo todo por seu sabor e cor. A fruta foi criada a partir do cruzamento de duas variedades: Virgínia e Chile. Possui sabor de abacaxi e cor branca. A principal vantagem dessa variedade é sua excepcional resistência a pragas. Os pássaros raramente colhem essa fruta por causa de sua cor.
História da criação e regiões de cultivo de morangos Pineberry
A variedade Pineberry foi desenvolvida pelo criador holandês Hans de Jong há vários anos e imediatamente ganhou popularidade entre jardineiros do mundo todo. Pineberry não é exatamente um morango, mas um cruzamento entre duas variedades — Virginia e Chilena. O nome também não é coincidência, pois possui um sabor sutil de abacaxi e um aroma persistente que se mistura com o aroma de morangos silvestres.
Esta planta também tem outros nomes em outras regiões do planeta: abacaxi branco ou sonho branco. A planta não é particularmente resistente à geada e ao vento, por isso é melhor cultivada em regiões do sul com climas moderados ou quentes. Esta variedade também não tolera a seca e pode adoecer nessas condições. O Pineberry requer umidade regular do solo.
Prós e contras
Entre os aspectos positivos da variedade, os jardineiros destacam:
- resistência à maioria das doenças que afetam variedades remanescentes de morangos e morangos silvestres;
- uma peculiaridade da cor das bagas que impede os pássaros de bicá-las;
- permanecer no mesmo solo por muito tempo (isso é raro para variedades remanescentes);
- baga hipoalergênica (devido à ausência da substância Fra a1 na fruta, ela pode ser consumida até mesmo por alérgicos);
- remontagem;
- ausência de polinização excessiva, mesmo quando plantado próximo a outras variedades de morango.

As principais desvantagens da variedade de morango Pineberry:
- dificuldade de transporte (a polpa é muito macia e facilmente esmagada pelo peso de outras frutas);
- baixo rendimento se a variedade não atender às condições exigidas;
- aumento da reação da planta a quantidades excessivas de umidade (por causa disso, o sistema radicular do morango e os frutos começam a apodrecer).
Características varietais
A variedade de morango Pineberry possui muitas características únicas. Sua cor branca se deve à ausência da proteína Fra a1. Isso também permite que até mesmo alérgicos comam a fruta crua. Além da cor, o Pineberry possui um sabor sutil e único, que lembra o abacaxi, e um aroma de morango. Os pássaros não são atraídos pelos frutos e não os bicam durante o amadurecimento.
Uma das principais características dessa variedade é sua natureza remontante, o que permite que o arbusto dê frutos o ano todo, mas somente se as condições para seu crescimento forem atendidas.
No entanto, é preciso levar em conta que quanto mais morangos dão frutos, menores os frutos se tornam com o tempo.

Apesar de a variedade ser remanescente, ela consome nutrientes do solo por muito tempo e o torna completamente inutilizável somente 4 a 5 anos após o plantio.
Tamanho do arbusto e aparência da lâmina foliar
O morangueiro é pequeno, com folhas ovoides com serrilhas distintas nas bordas. A estrutura foliar é densa, verde-escura e profundamente dobrada. O sistema radicular é extenso e bem desenvolvido.
Floração e polinização
Para polinizar a variedade Pineberry, outro morango de jardim deve estar presente no canteiro, já que a planta não é autofértil e requer polinização adicional.
Com calor suficiente, a formação dos frutos e a floração começam nos primeiros meses da primavera e podem ser repetidas dependendo das condições climáticas e dos cuidados adequados com o arbusto.
Tempo de maturação e rendimento
Os pinhões amadurecem entre maio e julho. Em condições favoráveis de cultivo, o arbusto pode produzir de 800 a 900 gramas em uma única estação.

Qualidades de sabor da fruta e sua posterior venda
O morango Pineberry recebeu uma classificação de 4,6 de 5 devido ao seu sabor único e aroma persistente. Os frutos também têm polpa macia e suculenta, mas isso torna seu transporte quase impossível. Os frutos desta variedade são usados para fazer sucos naturais, sobremesas doces e outros pratos culinários, bem como para venda e consumo in natura.
Resistência ao inverno e à seca
Esta variedade pode suportar temperaturas de até -25 °C, mas é altamente provável que adoeça na estação seguinte, por isso é melhor isolar a planta durante os períodos de geada. Morangos não toleram bem climas secos e podem morrer sem umidade adequada do solo.
Imunidade a doenças e parasitas
Os pinhões são imunes à maioria das doenças que afetam as variedades perenes de morango. Além disso, as pragas raramente danificam a plantação devido à cor incomum dos frutos.
Plantando morangos com sabor de abacaxi
A variedade Pineberry é bastante exigente em termos de condições de cultivo e, para um rápido crescimento e desenvolvimento, a planta deve ser plantada corretamente.

Seleção e preparação do local
Para o plantio, escolha um local com luz solar moderada diariamente; sombra parcial é o ideal. Este local deve ser protegido de ventos fortes e correntes de ar.
A temperatura ideal para esta planta de morango varia de 15 a 25 °C. Para garantir umidade suficiente, a planta deve ser colocada em uma área com água subterrânea a uma profundidade de 40 a 60 °C.
Antes de plantar, você precisa preparar o solo:
- limpar o solo de ervas daninhas e outras culturas;
- cavar o chão;
- tratar o solo com uma solução contra pragas;
- aplique fertilizante adicional.
Selecionando mudas
A escolha correta das mudas é muito importante, elas não devem ter:
- escurecimento nas folhas ou caules;
- danos visíveis;
- revestimento branco ou cinza nas folhas;
- galhos caídos.
Se algum desses sinais for detectado, é melhor escolher outra muda.

Época e tecnologia de plantio de mudas
As sementes devem ser plantadas no final do outono e mantidas aquecidas. As mudas devem ser plantadas no início da primavera. Antes do plantio, cave um buraco de 15 a 20 centímetros de profundidade, com espaçamento de 30 a 40 centímetros entre eles. Em seguida, coloque a muda no buraco, espalhe o sistema radicular e cubra com terra, compactando-a bem. Regue a área generosamente.
Cuidado
Para garantir o rápido crescimento dos morangos e uma grande colheita, é preciso ter os devidos cuidados.
Modo de rega
A rega deve ser feita na hora certa, de acordo com as condições do solo (seco ou pantanoso). Em climas secos, a planta deve ser regada de 1 a 2 vezes por semana. Durante a floração, regue o arbusto apenas na altura do solo para evitar danificar as flores.

Fertilizando por mês
Para fertilizar esta variedade de morango, é melhor usar fertilizantes orgânicos ou minerais. Uma solução à base de excrementos de pássaros é popular entre os jardineiros. A fertilização deve ser feita três vezes:
- nos primeiros meses da primavera;
- antes da floração;
- durante o ovário.
Outra fertilização é realizada antes do isolamento para o inverno, depois que a planta tiver terminado completamente a floração.
Capina e afrouxamento do solo
Solte o solo imediatamente após regar a planta. Isso é necessário para garantir que o líquido chegue ao sistema radicular mais rapidamente. A capina é necessária se ervas daninhas ou outras culturas tiverem crescido perto do arbusto.
Cobertura morta
A cobertura morta deve ser feita antes dos períodos de geada ou dos meses de inverno usando:
- feno;
- folhas caídas;
- serragem de madeira.

Aparar
A poda periódica dos galhos é necessária se eles ficarem excessivamente densos, o que pode causar danos subsequentes aos delicados morangos.
Abrigo para o inverno
A cobertura deve ser feita no final do outono, antes que geadas severas se instalem. Para isso, você pode usar:
- filme;
- isolamento;
- materiais inorgânicos.
Tratamentos preventivos contra doenças e pragas
Para tratar plantas contra diversas doenças, utiliza-se:
- Zircão. 250 mililitros do produto custarão 130 rublos;
- Heteroauxina. O custo de 5 gramas do medicamento é de 15 rublos;
- Imunotócito. 1 litro da substância custa 110 rublos.
Os pinhões são tratados contra infestações de besouros com pesticidas. A pulverização é realizada entre maio e junho.

Métodos de criação
Existem 3 maneiras de cultivar arbustos de morango:
- sementes;
- dividindo a planta;
- bigode.
Sementes
O método mais demorado para cultivar morangos é a partir de sementes, pois os primeiros frutos só aparecerão um ano após o plantio. O número de frutos será limitado inicialmente, mas aumentará a cada estação de frutificação.
Ao dividir o mato
Este é um método rápido, mas inseguro, pois a parte transplantada pode facilmente não criar raízes e morrer. Além disso, este método transmite doenças para a parte separada durante a divisão.
Soquetes
A propagação por rosetas é o método mais comum devido à sua facilidade de operação e rápido crescimento. Como a variedade Pineberry produz numerosos brotos durante a floração, até seis plantas podem ser cultivadas a partir de um único arbusto.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade
Alexey, 32 anos.
"Uma excelente variedade de morango, produz uma quantidade suficiente de frutos, mas requer cuidados especiais e é facilmente suscetível à podridão."
Alla, 41 anos.
Cultivamos esta variedade para nossa família e estamos muito satisfeitos com seu sabor e aparência. É adequada para sucos, assados e para consumo cru.











