- Regiões de melhoramento e cultivo do morango Vima Tarda
- Prós e contras da variedade
- Características e características distintivas
- Tamanho e aparência do arbusto
- Floração e frutificação
- Qualidades de sabor e âmbito de aplicação das bagas
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Resistência à geada e à seca
- Regras de pouso
- Prazos
- Selecionando um local e preparando canteiros para morangos
- Preparando mudas
- Etapas do processo de plantio
- Cuidados adicionais
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Capina e afrouxamento
- Cobertura morta de morangos
- Tratamento contra doenças e pragas
- Abrigo durante o período de inverno
- Métodos de propagação da cultura
- Ao dividir o soquete
- Dividindo por bigodes
- Sementes
- Avaliações de jardineiros e moradores de verão
Os morangos são uma das primeiras frutas vermelhas do verão. São apreciados por seu sabor adocicado, aroma delicado e benefícios à saúde. Ao plantar variedades com tempos de maturação variados, os jardineiros podem desfrutar das frutas durante quase todo o verão. A variedade de morango Vima Tarda frutifica tardiamente, com a colheita se estendendo por quase um mês. Abaixo, você encontrará informações sobre como cultivar essa variedade em seu jardim, seus prós e contras e métodos de propagação.
Regiões de melhoramento e cultivo do morango Vima Tarda
O morango Tarda foi criado por especialistas holandeses. Eles cruzaram Zanta e Vikoda, resultando em uma variedade melhorada de morango de jardim. Vima é uma marca que, além de Tarda, inclui Zanta, Xima e Rina.
A variedade foi adicionada ao Registro Estatal Russo em 2025. A cultura se adapta bem às flutuações climáticas, portanto, além das regiões do sul, pode ser cultivada na Rússia central. Os morangos Vima Tarda também podem ser cultivados na Bielorrússia, Moldávia e Ucrânia.
Informações adicionais: Cada morango contém até 200 sementes, que podem se transformar no mesmo número de novas plantas quando propagadas.

Prós e contras da variedade
Qualidades positivas dos morangos Tarda:
- boa imunidade dos arbustos;
- alto rendimento;
- excelente sabor de frutas vermelhas;
- de frutos grandes;
- alta transportabilidade.
As qualidades negativas incluem a impossibilidade de cultivar morangos nas regiões do norte devido à intolerância às baixas temperaturas.
Características e características distintivas
Os frutos da Vima Tarda são grandes, pesando até 40-45 gramas. O morango é firme, o que o torna fácil de transportar.
O sabor é excelente, e é por isso que os morangos são usados como sobremesa durante a temporada.

Tamanho e aparência do arbusto
Os arbustos de morango são vigorosos e ligeiramente espalhados. As lâminas foliares verde-escuras são grandes, enrugadas e pubescentes. Os pecíolos florais são numerosos e localizados abaixo do nível das folhas. A cor dos frutos maduros varia do laranja ao vermelho-escuro. Os estolhos são fortes, mas seu crescimento é esparso.
Floração e frutificação
Os morangos Vima Tarda florescem em maio e começam a dar frutos em julho. A frutificação é prolongada, com os produtores colhendo de 6 a 8 bagas. Um único arbusto pode produzir de 0,5 a 0,9 kg de frutos maduros. A produtividade depende das condições climáticas e das práticas agrícolas.

Qualidades de sabor e âmbito de aplicação das bagas
Os provadores elogiam o excelente sabor da fruta. As frutas doces, com sabor de morango, são consumidas principalmente frescas. Também são congeladas, secas e usadas para fazer conservas, geleias, compotas e sucos.
Suscetibilidade a doenças e pragas
A Vima Tarda raramente é suscetível a doenças e pragas. Microrganismos patogênicos podem surgir quando os arbustos são regados em excesso devido a chuvas fortes ou a erros de cuidado por parte do jardineiro. No inverno, é importante remover os restos vegetais, que podem abrigar larvas de pragas e patógenos.

Resistência à geada e à seca
Os morangos Vima Tarda têm resistência média à geada. Em regiões mais frias, eles precisarão ser cobertos durante o inverno ou cultivados em ambientes fechados. Eles não toleram bem a seca prolongada: as folhas começarão a amarelar e secar, e os frutos ficarão pequenos e secos.
Regras de pouso
Ao escolher o material de plantio, certifique-se de que o sistema radicular seja marrom-claro e que a parte aérea tenha de 3 a 6 folhas. Essas folhas devem ser firmes e livres de amassados, danos ou manchas.

Prazos
Os morangos são plantados na primavera ou no outono. Ao plantar, os jardineiros levam em consideração o clima da região. Na primavera, o solo deve aquecer até 10 °C (50 °F), para que os arbustos se estabeleçam de forma rápida e fácil.
Ao plantar plantas no outono, você deve tentar concluir o procedimento até o final de setembro para que elas possam criar raízes bem antes do início da geada.
Selecionando um local e preparando canteiros para morangos
Escolha um local ensolarado para plantar morangos, longe dos ventos do norte. Áreas sombreadas produzem frutos de qualidade inferior. Limpe a área de detritos, cave-a e fertilize com composto e superfosfato.

Preparando mudas
Ao comprar mudas no mercado, os jardineiros desconhecem as condições em que foram armazenadas. Portanto, é aconselhável endurecê-las primeiro, colocando-as ao ar livre durante o dia. Antes do plantio, o sistema radicular do morango é mergulhado em uma tigela com água por várias horas.
Etapas do processo de plantio
O plantio de morangos em um terreno é feito da seguinte forma:
- a uma distância de 30-35 centímetros, são cavados buracos de 10 centímetros de profundidade;
- as raízes da muda são esticadas, plantadas no meio do buraco e cobertas com substrato;
- O solo ao redor dos arbustos é compactado e regado.
Os canteiros são cobertos com serragem ou húmus.

Cuidados adicionais
Para produzir uma colheita de alta qualidade, os canteiros de morango exigem cuidadosa manutenção: rega, fertilização, capina e afrouxamento do solo. Para prevenir pragas e doenças, os arbustos são pulverizados com produtos químicos adequados. Em regiões mais frias, os morangos de jardim precisam de abrigo.
Modo de rega
Os morangos têm um sistema radicular raso, por isso requerem regas frequentes. No entanto, se as raízes estiverem constantemente molhadas, podem ser infectadas por patógenos e começar a apodrecer. Em climas secos e quentes, regue a planta uma vez a cada três dias. Morangos de jardim não respondem bem à irrigação por aspersão, portanto, a irrigação por gotejamento é a melhor opção.

Cobertura superior
Os morangos são fertilizados várias vezes durante a estação. Na primavera, são aplicados fertilizantes nitrogenados, como ureia. Após a floração, os canteiros são regados com uma solução de esterco de galinha. O potássio é adicionado durante a formação dos frutos e um fertilizante mineral complexo é aplicado após a frutificação.
Capina e afrouxamento
As ervas daninhas crescem rapidamente, por isso os canteiros precisam ser capinados. É melhor fazer isso manualmente, pois o sistema radicular do morangueiro é raso e pode ser danificado por ferramentas. Após a rega, o solo deve ser solto para permitir que o ar chegue ao sistema radicular.

Cobertura morta de morangos
Os canteiros de morangos são cobertos com cobertura morta por vários motivos. Cobri-los ajuda a reter melhor a umidade e evita a formação de uma crosta que impediria a circulação do ar. Além disso, por não tocarem o solo, os frutos permanecem limpos. Serragem, palha e agulhas de pinheiro são usadas como cobertura morta.
Tratamento contra doenças e pragas
Os morangos Vima Tarda têm boa imunidade, mas se não forem cuidados adequadamente ou expostos a condições climáticas adversas, podem ficar suscetíveis a certas doenças e pragas. Para protegê-los, pulverize os arbustos de morango com inseticidas e fungicidas.
Importante! É proibido o uso de produtos químicos durante o período de floração.
Abrigo durante o período de inverno
No outono, antes da geada, regue os canteiros para recarregá-los e cubra-os com palha e galhos de abeto. Depois de esticar os arcos, você pode cobrir os morangos com agrofibra. A cobertura é removida na primavera, assim que os primeiros raios de sol aquecem os canteiros.
Métodos de propagação da cultura
Existem vários métodos para propagar morangos no seu jardim: usando estolões, dividindo o arbusto ou usando sementes. Alguns métodos são mais populares que outros.
Ao dividir o soquete
A cada ano, o morangueiro cresce cada vez mais. Como resultado, a quantidade e a qualidade da colheita diminuem. Três anos após o plantio, os morangos são desenterrados e divididos em vários arbustos, cada um dos quais deve conter uma roseta e raízes desenvolvidas.

Dividindo por bigodes
No verão, a Vima Tarda cultiva estolhos. Eles podem ser enterrados e cuidados como um morangueiro maduro: regar, capinar, soltar o solo e aplicar cobertura morta. Assim que as mudas criam raízes e crescem, são desenterradas e plantadas em um canteiro preparado.

Sementes
Para propagar morangos por sementes, siga estes passos:
- selecione frutas maduras, amasse-as até virar uma polpa, seque-as e enxágue com água;
- sementes secas são plantadas em recipientes com terra solta, regadas e cobertas com filme plástico;
- então as mudas são plantadas em vasos separados e endurecidas;
- As mudas crescidas com 4-6 folhas são plantadas no canteiro.
O método de sementes exige muito trabalho, por isso os jardineiros raramente o utilizam.

Avaliações de jardineiros e moradores de verão
Segundo os produtores que cultivam morangos Vima Tarda, eles são fáceis de cultivar e não exigem mais cuidados do que outras variedades. Os frutos são grandes e doces, e são consumidos frescos, congelados e usados em compotas e conservas.
Olga Sergeevna, região de Bryansk.
"Comprei Vima Tarda e Vima Rina para plantar no meu jardim. Adorei as duas variedades: os frutos são deliciosos, doces e aromáticos. Comíamos os morangos frescos e fazíamos conservas para o inverno."
Natalia, região de Kaluga.
Os morangueiros Vima Tarda são grandes e muito procurados no mercado. Não exigem cuidados especiais, mas eu os abrigo para o inverno: coloco suportes baixos e os cubro com plástico. Cobro os canteiros com palha antes de cobri-los.











