- Descrição e características do morango Jolie
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Especificidades do cultivo de culturas
- Quando plantar?
- Preparando o solo e o material de plantio
- Regras de pouso
- Como cuidar da planta?
- O que alimentar?
- Como regar?
- Cobertura morta e afrouxamento
- Preparando-se para o inverno
- Protegendo morangos de jardim contra doenças e pragas
- Métodos de criação
- Colhendo e armazenando morangos Jolie
Cultivar morangos Jolie é um processo interessante e estimulante que rende uma colheita abundante. Esta variedade produz frutos saborosos e suculentos. São consumidos frescos ou usados em conservas. Para obter bons resultados, é importante seguir todas as práticas agrícolas necessárias. Isso inclui regar a planta regularmente, fertilizá-la e protegê-la de pragas.
Descrição e características do morango Jolie
A variedade Joli é considerada não remanescente. Foi desenvolvida por criadores italianos para fins comerciais, cruzando as variedades Darselect e Clery. O resultado foi uma colheita lucrativa.
Este morango é considerado uma variedade semi-precoce. A colheita começa já em meados de junho. A fase ativa de frutificação é curta, durando no máximo três semanas. No entanto, a variedade se caracteriza por altos rendimentos. Um arbusto pode render de 0,8 a 1 kg de frutos doces por estação. Os arbustos são bastante robustos e grandes, cobertos por numerosas folhas verde-brilhantes. A planta se caracteriza por hastes florais altas e fortes, que produzem numerosas gavinhas.
A cultura possui um sistema radicular grande e poderoso, que se distingue pela excelente vitalidade.
Esta variedade é caracterizada por frutos grandes e em formato de cone. Os frutos maiores chegam a pesar 40 gramas. Esses exemplares são encontrados durante o pico da frutificação. Depois de algum tempo, os frutos diminuem de tamanho.

Os frutos se distinguem pela cor escarlate brilhante. Por dentro, apresentam textura densa e firme, sem espaços vazios. Os frutos têm sabor agradável, doce e levemente ácido, além de aroma distinto. Esses morangos são fáceis de transportar e têm longa vida útil. A variedade é resistente à seca e se adapta bem a diversos climas. Na Europa, o morango Jolie é cultivado comercialmente.
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens desta variedade incluem o seguinte:
- O sabor multifacetado da fruta é considerado um dos melhores entre as variedades italianas.
- Bom tamanho e formato ideal. Os frutos são uniformes e grandes.
- Excelente transportabilidade. Os frutos não ficam machucados nem vazam durante o transporte. Suportam armazenamento a longo prazo.
- Resistência a infecções fúngicas nas folhas. Os morangos Jolie raramente sofrem de apodrecimento.
- A resistência à seca permite que a planta seja cultivada até mesmo em regiões do sul.
- Morangos são pouco exigentes em termos de condições de cultivo e composição do solo. Ao plantá-los em solo pobre, vale a pena fertilizá-los com mais frequência.
- Não há necessidade de técnicas agrícolas complexas. A planta requer cuidados básicos.
- Resistência ao inverno. É por isso que os morangos são plantados na Rússia central.

As desvantagens desta variedade incluem a baixa altura dos pedúnculos florais. Como resultado, os frutos frequentemente tocam o solo. No entanto, a variedade não é suscetível à podridão. Portanto, os frutos são suscetíveis apenas a danos causados por insetos ou contaminação do solo.
Especificidades do cultivo de culturas
Para obter uma colheita completa, é recomendável proporcionar boas condições à cultura durante o seu cultivo.
Quando plantar?
Os morangos devem ser plantados na primavera, verão ou outono. Agosto ou setembro são os melhores meses. Isso permite que as mudas criem raízes na primavera. Os botões florais também aparecerão. Se você plantar morangos na primavera, só poderá esperar uma colheita na estação seguinte. Esta opção é adequada para verões secos e quentes. Nessa situação, o plantio em agosto não é recomendado, pois isso resultará na morte das mudas.

Preparando o solo e o material de plantio
O canteiro de morangos deve ser preparado com antecedência. Para isso, recomenda-se enriquecer o solo com composto ou outros fertilizantes. Além disso, o solo deve ser escavado a uma profundidade de pelo menos 25 centímetros. Assim que o solo estiver assentado, cave buracos para as mudas.
Regras de pouso
Esta variedade é caracterizada por arbustos bastante dispersos. Recomenda-se plantá-los em intervalos de 25 a 30 centímetros. Não se pode plantar mais do que 4 a 5 arbustos por metro quadrado. As mudas devem ser transplantadas para covas com um torrão de terra. Em seguida, recomenda-se cobri-las levemente com terra seca e compactá-las. Por fim, a área deve ser regada e coberta com uma camada de cobertura morta. Palha, serragem ou turfa são adequados para esse fim.

Como cuidar da planta?
Para garantir que os morangos cresçam bem e produzam frutos abundantes, eles precisam receber cuidados abrangentes e de alta qualidade.
O que alimentar?
Para fertilizar arbustos, é melhor usar fertilizantes minerais. Esses fertilizantes são aplicados durante a floração e a formação dos frutos. Negligenciar esse procedimento pode levar ao desenvolvimento de uma doença perigosa chamada clorose. No outono, é melhor usar fertilizantes orgânicos. Estes incluem húmus, excrementos de pássaros e verbasco.
Como regar?
Esta variedade de morango é considerada uma planta que adora umidade. No entanto, regar em excesso pode ser perigoso. Por isso, os especialistas recomendam o uso de um sistema de irrigação por gotejamento. São necessários 10 litros de água por metro quadrado.

Cobertura morta e afrouxamento
A planta requer solo leve, solto e bem drenado. Portanto, o canteiro deve ser solto após cada rega. Isso ajudará a evitar a formação de crostas. Antes da floração, as plantas devem ser amontoadas. Isso é recomendado três vezes por semana. Durante a colheita, repita o processo em intervalos de duas semanas. Recomenda-se cultivar o solo a uma profundidade de 4 centímetros.
Para reter a umidade, evitar o crescimento ativo de ervas daninhas e proteger as raízes do sol forte, cubra o solo com cobertura morta.
Para isso, recomenda-se o uso de serragem ou palha.
Preparando-se para o inverno
Para prevenir infecções fúngicas, limpe o canteiro de folhas secas no outono. Para estimular a formação de gavinhas, recomenda-se separar as plantas-mãe. Remover as gavinhas restantes pode reduzir a produtividade.

Em regiões com invernos com muita neve e geadas leves, os morangos não são cobertos. Caso contrário, as plantas são isoladas com palha, filme plástico ou agrofibra.
Protegendo morangos de jardim contra doenças e pragas
A planta é resistente às principais doenças. No entanto, se as instruções de cuidado não forem seguidas, ela fica suscetível às seguintes pragas:
- Mosca-branca do morango – quando atacadas por esses insetos, as folhas do morango se enrolam e ficam cobertas de manchas amarelas. Uma secreção semelhante a açúcar aparece nas folhas. Tratamentos com inseticidas podem ajudar a combater o problema. Isso deve ser feito três vezes, em intervalos semanais.
- O besouro-das-folhas-do-morango causa danos às folhas e frutos. Se não for tratado, a planta corre o risco de secar e morrer. Recomenda-se o uso de inseticidas antes da floração e após a colheita.
- Nematoides são pragas perigosas que causam a morte de plantas. Quando infestadas, as plantas apresentam crescimento atrofiado, folhas torcidas e falta de frutos. Em casos graves, use Fitoverm.
- Pulgões – esses insetos microscópicos atacam folhas, pecíolos e hastes florais. Isso resulta em deformação e ressecamento das folhas. Uma massa pegajosa aparece na planta e os botões florais param de se desenvolver. Inseticidas ajudam a controlar essas pragas.

Métodos de criação
No primeiro ano após o plantio, os arbustos produzem de 2 a 5 brotos fortes. Para obter um bom material de plantio, enraíze os dois primeiros. Os brotos restantes devem ser removidos.O enraizamento pode ser feito diretamente no canteiro ou usando um copo plástico para essa finalidade.
Em agosto, as mudas enraizadas são separadas da planta mãe e transferidas para um local permanente.
Colhendo e armazenando morangos Jolie
Esta variedade de morango é considerada de maturação precoce. A primeira colheita ocorre em meados de junho. Como os frutos amadurecem gradualmente, o processo se estende por três semanas. A colheita geralmente ocorre a cada quatro dias. Para prolongar a vida útil, os frutos são colhidos verdes. No entanto, os frutos verdes são considerados menos suculentos e doces. O sabor só pode ser apreciado quando estão totalmente maduros.
O morango Joli é uma variedade italiana popular, que se destaca pelo seu excelente sabor e alto rendimento. Para alcançar bons resultados, requer cuidados de alta qualidade.











