- Descrição
- As melhores variedades de groselha sem espinhos
- Águiazinha
- africano
- Capitão do Norte
- Ural sem espinhos
- Groselha sem espinhos
- Variedades adequadas para a Rússia central
- Grushenka
- amarelo russo
- Âmbar
- Kolobok
- Sírius
- Cheliabinsk
- Características do cultivo
- Plantando groselhas
- Remoção de ervas daninhas
- Soltando o solo
- Profundidade do buraco de plantio
- Instruções de cuidado
- Rega
- Aparar
- Cobertura superior
- Controle de pragas e doenças
- Dicas de jardineiros experientes
O conceito de groselhas sem espinhos é provavelmente uma invenção comercial. Arbustos frutíferos de qualquer variedade sempre têm espinhos. Acontece que, em algumas variedades, eles aparecem como mudas e depois desaparecem, enquanto em outras variedades, ao contrário, os espinhos só aparecem na fase adulta.
Vamos analisar mais detalhadamente como selecionar e cultivar a variedade certa de groselha sem espinhos ou com poucos espinhos.
Descrição
Cientistas e criadores estão constantemente desenvolvendo novas variedades de groselha. Todos os anos, novas variedades desta fruta surgem no mercado, algumas das quais atendem às mais altas características da groselha.
Existem diversas variedades e cultivares de arbustos de bagas sem espinhos, que diferem nas seguintes características:
- Variedades híbridas da cultura produzem espinhos afiados no início da estação de crescimento, mas durante a formação dos ovários, os espinhos desaparecem.
- Os espinhos são encontrados exclusivamente em galhos velhos.
- Arbustos de groselha com poucos espinhos ou espinhos macios.
- Além disso, espinhos afiados podem aparecer e desaparecer dependendo das condições climáticas, dos cuidados adequados e da idade das plantas.
Observação: os arbustos híbridos de groselha sem espinhos são mais altos e mais espalhados, exigindo poda anual.
As melhores variedades de groselha sem espinhos
Jardineiros e agricultores experientes debatem essa questão há muito tempo. Alguns afirmam que o melhor sabor é encontrado exclusivamente em variedades espinhosas de arbustos de frutas vermelhas. Outros consideram as groselhas sem espinhos o ápice do cultivo moderno. E essa opinião não está longe da verdade. Afinal, as groselhas sem espinhos são de fato mais resistentes à geada e fáceis de cultivar, e sua colheita tem menos probabilidade de causar ferimentos ou arranhões.
Águiazinha
Uma variedade de groselha preta de maturação precoce. Esta fruta tolera facilmente invernos rigorosos e é resistente a doenças e pragas. Sua principal vantagem é a ausência de espinhos nos brotos, permitindo fácil manutenção e colheita segura.

Com os cuidados adequados e na hora certa, uma planta pode produzir até 7 kg de frutos com um sabor agradável, doce e azedo.
africano
Uma variedade de frutas com pequenas bagas roxas com sabor de groselha preta. A frutificação começa no segundo ano de cultivo ao ar livre. A groselha africana é resistente à geada e a algumas doenças fúngicas.
A principal vantagem desta variedade de frutas vermelhas é a ausência de muitos espinhos. Alguns espinhos aparecem no arbusto, mas são raros e espaçados, e não interferem no cuidado da planta nem na colheita.
Capitão do Norte
Uma variedade produtiva de groselha recomendada para cultivo nas regiões do norte do país
Quando maduros, os frutos adquirem uma tonalidade bordô escura, quase preta. Os frutos são grandes, pesando até 4 g, com polpa suculenta e sabor agridoce. A variedade é resistente a baixas temperaturas e possui imunidade natural a algumas doenças fúngicas.

O arbusto frutífero é completamente desprovido de espinhos, graças aos seus espinhos muito curtos, o que o torna fácil de cuidar.
Ural sem espinhos
Um arbusto de frutas vermelhas com frutos grandes, recomendado para cultivo nas regiões do sul dos Urais, o que indica maior resistência da variedade à geada.
Os frutos são grandes, pesando em média até 8 gramas cada, de cor esverdeada, com polpa suculenta e sabor adocicado. Uma planta adulta produz até 9 kg de frutos maduros.
Além de altos rendimentos e forte imunidade a doenças e pragas, o arbusto é completamente livre de espinhos.
Groselha sem espinhos
Uma variedade de arbusto frutífero sem espinhos, com bagas vermelhas pesando até 5 g e um sabor doce e azedo, semelhante ao de uma sobremesa.

A planta resiste bem às geadas e também tem boa imunidade a doenças e pragas.
Variedades adequadas para a Rússia central
Infelizmente, nem todas as variedades de groselha sem espinhos prosperam e produzem frutos na Rússia central. No entanto, graças aos cientistas, arbustos de frutas silvestres adaptados ao clima foram desenvolvidos.
Grushenka
Uma variedade de groselha resistente à geada, com frutos roxos em formato de pera que pesam até 5 gramas. A principal característica deste arbusto frutífero são os espinhos muito esparsos nos brotos.
Esta variedade tolera facilmente as geadas da primavera e tem maior imunidade a doenças fúngicas e pragas. Um único arbusto rende até 6 kg de frutos maduros.
amarelo russo
A Russian Yellow é uma variedade de meia estação. Os primeiros frutos aparecem em meados de julho. Os frutos são grandes, pesando até 5,5 g, alongados, de cor verde-amarelada e com polpa doce e suculenta.

Esta frutífera é resistente a baixas temperaturas e a algumas doenças. Embora a variedade seja recomendada como sem espinhos, os arbustos possuem espinhos, mas eles se concentram profundamente na copa.
Âmbar
Uma das variedades de groselha mais comprovadas, desenvolvida em meados do século passado. Um arbusto alto com copa extensa e espinhos esparsos, porém muito afiados.
Os frutos são grandes, pesando até 5 g, de uma bela tonalidade âmbar e com sabor adocicado.
Esta frutífera é resistente à geada e a algumas doenças. Uma única planta produz de 7 a 10 kg de frutos maduros.
Kolobok
Um arbusto alto e extenso, com brotos praticamente sem espinhos e com amadurecimento no meio da estação. As bagas vermelho-escuras, grandes e agridoces, pesando até 7 g, amadurecem em meados de julho.

A variedade sobrevive facilmente às geadas de inverno, mas reage com sensibilidade a mudanças bruscas de temperatura. Além disso, variedade de groselha Kolobok não tolera seca prolongada.
Sírius
Este arbusto frutífero compacto cresce até 1 m. Os frutos maduros são grandes e doces, pesando até 5 g e com cor cereja. Esta variedade é resistente à geada, geadas de primavera, infecções fúngicas e pragas.
A principal vantagem da groselha Sirius são os espinhos raros nos brotos, que não representam perigo durante o processo de cuidado da planta e na colheita dos frutos.
Cheliabinsk
A groselha de Chelyabinsk ganhou popularidade pela cor incomum de seus frutos, alto rendimento e pelo pequeno número de espinhos localizados profundamente na coroa da planta.
A variedade é resistente a baixas temperaturas e doenças, o que torna possível cultivar o arbusto frutífero mesmo em climas do norte.
Características do cultivo
Um local bem escolhido, solo preparado e cuidados oportunos são a chave para obter um arbusto de groselha saudável e frutífero.

Mudas de groselhas varietais são compradas em viveiros ou centros de jardinagem.
A planta é cuidadosamente inspecionada em busca de danos e doenças. As raízes devem estar bem hidratadas e livres de podridão e infecções fúngicas.
Plantando groselhas
As fruteiras prosperam em solo ensolarado, livre de vento e correntes de ar, com pH e umidade neutros. Os níveis de água subterrânea devem estar pelo menos 2 metros acima da superfície do solo.
O trabalho de plantio está planejado para o início da primavera ou do outono.
Nas regiões do sul, as groselhas são plantadas no outono; na zona temperada, recomenda-se que o plantio seja realizado na primavera.
Remoção de ervas daninhas
A preparação do local para o plantio das mudas começa de 4 a 6 semanas antes do trabalho planejado, com a escavação do solo e a remoção de ervas daninhas, raízes e detritos.
Importante! As ervas daninhas são as principais transmissoras de pragas, vírus e fungos.
Após a capina da área, fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados ao solo.
Soltando o solo
Para enriquecer o solo fértil com oxigênio e nutrientes, é realizada a soltura do solo. Quanto mais leve o solo, mais rápido as mudas se estabelecerão e criarão raízes.
Profundidade do buraco de plantio
Após a conclusão do trabalho preparatório, são cavadas covas de plantio no local preparado.
- Antes do plantio em campo aberto, as mudas são colocadas em um recipiente com água e argila por 5 a 8 horas.
- A profundidade e a largura do buraco são de 40 a 50 cm.
- A distância entre plantios é de 1,5 m, entre fileiras de 2 m.
- Uma camada de drenagem de areia de rio misturada com pedras quebradas ou brita é colocada no fundo do buraco.
- Um monte de solo fértil é colocado em cima e uma estaca de suporte é instalada.
- Uma muda é colocada no centro do buraco.
- As raízes são distribuídas uniformemente no buraco e cobertas com mistura de solo fértil.
- O solo é compactado por cima, a muda é amarrada a um suporte e regada generosamente.
Importante! Após o plantio, cubra a área do tronco da árvore com húmus ou capim seco.
Instruções de cuidado
A poda oportuna dos arbustos frutíferos, a rega e a fertilização ajudarão a aumentar o rendimento das colheitas de frutas vermelhas.

Rega
Groselhas não toleram bem o excesso de umidade. Regue conforme necessário, mas não mais do que uma ou duas vezes por mês.
Durante o período de floração e frutificação, a irrigação é importante para os arbustos de frutas vermelhas, mas durante o período de amadurecimento dos frutos, a rega é interrompida completamente.
Aparar
As groselhas crescem e se desenvolvem rapidamente, por isso os arbustos frutíferos exigem poda formativa e sanitária anual.
Recomenda-se dar forma ao arbusto na primavera, antes do início da estação de crescimento. Selecione 3 a 4 dos brotos mais fortes e corte o restante na raiz.
No outono, galhos e brotos secos, quebrados e velhos são removidos da planta.
Cobertura superior
Se as groselhas foram plantadas em solo fértil, a fertilização começa no 2º ou 3º ano de crescimento da safra de frutas.
- No início da primavera, os arbustos são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio para aumentar o crescimento da massa verde da planta.
- Durante o período de floração, as groselhas precisam de fósforo e potássio.
- Quando as bagas amadurecem e no outono, os arbustos frutíferos são alimentados com matéria orgânica.
Fertilizantes de nitrogênio não são usados durante a estação de crescimento, pois a groselha começará a desenvolver uma cobertura foliar, o que afetará negativamente o rendimento.

Controle de pragas e doenças
Variedades de groselha sem espinhos raramente são afetadas por doenças fúngicas e virais. No entanto, se as práticas agrícolas não forem seguidas corretamente, a imunidade da fruta fica enfraquecida.
Na primavera e no outono, recomenda-se realizar a pulverização preventiva dos arbustos e do solo com agentes químicos ou biológicos para proteção contra pragas e doenças.
Dicas de jardineiros experientes
Segundo os jardineiros, as variedades de groselha sem espinhos facilitam significativamente o cuidado com a colheita de frutas e o processo de colheita.
Embora a maioria das variedades de frutas vermelhas sejam reconhecidas como resistentes à geada, em regiões com invernos frios o arbusto requer isolamento adicional, especialmente durante os primeiros 2 a 3 anos após o plantio em campo aberto.
Mas groselhas sem espinhos são muito mais fáceis e seguras de cuidar.











