- Características das variedades de frutos pretos
- Descrição botânica da planta e dos frutos
- Suscetibilidade a pragas e doenças
- Resistência a temperaturas abaixo de zero
- Principais diferenças em relação às culturas de frutos vermelhos
- Como propagar framboesas pretas
- Estratificação apical
- Camadas horizontais
- Estacas verdes
- Especificações de pouso
- Preparando a cova de plantio e as mudas
- Padrões de época e plantio para arbustos
- Algoritmo passo a passo para operações de plantio
- Especificidades do cuidado com variedades de chokeberry preto
- Rega
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Fertilização
- Tratamentos sazonais
- Abrigo para o inverno
- Liga e modelagem
- As melhores variedades de framboesas pretas
- Boysenberry
- Bristol
- Presente da Sibéria
- Cumberland primitivo
- Litach
- Novo Logan
- Vez
- Carvão
- Sorte
- Jóia Negra
- Kimberly
As variedades de framboesa preta diferem das vermelhas em vários aspectos. Ao cultivar e cuidar de framboesas pretas, é importante considerar todas essas características para garantir uma colheita abundante com excelente sabor.
Características das variedades de frutos pretos
As framboesas pretas assemelham-se a amoras-pretas na aparência. Para determinar o tipo de fruto que cresce no arbusto, é necessário colhê-lo. O interior da framboesa será sempre oco e o receptáculo permanecerá preso ao galho. A aparência incomum do fruto é sua principal característica, razão pela qual muitos jardineiros o consideram uma variedade exótica e tentam cultivá-lo em seus jardins.
Descrição botânica da planta e dos frutos
Variedades de framboesa preta produzem frutos de formato hemisférico. Os arbustos desta cultura são soltos, com caules claros com um leve tom azulado e galhos de 1,5 a 2,5 metros de comprimento. A popularidade das framboesas pretas se deve às suas propriedades benéficas. Os frutos contêm vitaminas, fibras, polissacarídeos, taninos e uma série de outros elementos benéficos. Ao ponderar os benefícios e malefícios do consumo de frutas vermelhas, é importante considerar que, em comparação com as framboesas vermelhas, as framboesas pretas são mais calóricas (72 kcal por 100 g). Elas são frequentemente incluídas em dietas com baixo teor de proteína devido ao seu baixo teor de proteína e gordura.
Suscetibilidade a pragas e doenças
As framboesas-pretas têm a vantagem de serem altamente resistentes a infecções. Além disso, raramente são atacadas por insetos nocivos. Apesar de sua imunidade, cuidados inadequados e condições ambientais desfavoráveis podem desencadear o desenvolvimento de doenças. A murcha de Verticillium é uma doença comum em framboesas-pretas. Os arbustos afetados são podados e destruídos, pois essa doença viral é incurável.

Resistência a temperaturas abaixo de zero
A cultura é resistente a baixas temperaturas e não perde força quando exposta à geada. Ao cultivar em regiões com temperaturas extremamente baixas, pode-se usar material de cobertura para proteger os arbustos do congelamento.
Principais diferenças em relação às culturas de frutos vermelhos
A principal diferença entre as culturas está na aparência, incluindo a cor e o formato dos frutos.A maioria das variedades de frutos pretos tem sabor mais doce e são consideradas variedades de sobremesa. Os arbustos de framboesa preta podem produzir até 10 kg, superando a produção de frutas vermelhas. Outra característica marcante é seu sistema radicular mais robusto, localizado a uma profundidade de aproximadamente 1,5 m, o que lhes permite resistir a períodos de seca.
Como propagar framboesas pretas
Existem várias maneiras de aumentar a quantidade de arbustos de framboesa-preta. Dependendo das condições da planta, das suas capacidades e das suas preferências, você deve escolher o método de propagação adequado.

Estratificação apical
O método ideal para propagar a planta é enterrando as estacas apicais. No final de agosto, os caules saudáveis e fortes são dobrados em direção ao solo e cobertos com terra.
Para maior comodidade, você pode plantar as mudas em pequenas valas e fixá-las firmemente. É importante que o ponto de crescimento fique acima da superfície.
No início do inverno, as mudas são cobertas com uma camada de serragem, turfa ou palha para isolamento. Muitos jardineiros limitam-se a amontoar as mudas e, no inverno, cobri-las com uma camada de neve. Após o derretimento da neve, as mudas enraizadas são separadas da planta-mãe e cultivadas em seu local permanente.
Camadas horizontais
Em caso propagação de framboesas por estratificação horizontal Os novos arbustos começam a dar frutos já no segundo ano. O processo de propagação envolve as seguintes etapas:
- Em maio, cave sulcos de 10 cm de profundidade, afastados da planta-mãe. Cubra o fundo dos sulcos com uma camada de areia.
- Os caules verdes são colocados no fundo dos sulcos, cortando-se os ramos inferiores e laterais com tesoura de poda.
- Os brotos são cobertos com terra e suas pontas são cortadas.
- As mudas são regadas com um estimulador de crescimento.
- No início do outono, as novas plantas são separadas e transplantadas para o local permanente. Para replantar as mudas, desenterre-as junto com o torrão.

Estacas verdes
A propagação da planta por estacas é melhor feita em um ambiente protegido para facilitar o controle da umidade. Os brotos lenhosos são divididos em estacas com vários brotos saudáveis.
As mudas são imersas em uma solução estimuladora de crescimento por 10 horas, após o que são plantadas em solo fértil.
É importante entender que nem todas as mudas criarão raízes. A melhor época para propagar framboesas por meio de mudas é no início da primavera. Se a época recomendada for seguida, no início do outono ficará claro quais plantas continuarão a crescer.
Especificações de pouso
Ao plantar uma cultura, há uma série de nuances a considerar. Seguir regras básicas ajudará a evitar complicações e a aumentar a produtividade.

Preparando a cova de plantio e as mudas
Para plantar mudas em um canteiro, cave buracos de 1,5 metro de profundidade. Adicione uma mistura de fertilizantes minerais no fundo dos buracos. As mudas são pré-embebidas em um estimulador de crescimento por 10 horas.
Padrões de época e plantio para arbustos
O plantio de framboesas pode começar na segunda quinzena de abril. Se feito corretamente, os frutos estarão prontos em julho. O plantio também pode ser feito no outono, antes do início da geada. Ao plantar vários arbustos de framboesa, deixe 1 a 1,2 metro de distância entre eles. O espaçamento entre fileiras deve ser de 1,5 a 1,8 metro.
Algoritmo passo a passo para operações de plantio
O plantio é realizado de acordo com um procedimento padrão. Para plantar framboesas pretas corretamente, você precisa:
- coloque a muda no buraco preparado;
- espalhe as raízes no fundo do buraco, tomando cuidado para não danificá-las;
- Preencha o buraco com terra e compacte-a levemente.

Especificidades do cuidado com variedades de chokeberry preto
O cuidado rotineiro com arbustos de framboesa-preta envolve uma série de práticas agrícolas. Para cuidar adequadamente desta cultura, é importante entender as nuances dessas técnicas.
Rega
As framboesas pretas não precisam de rega regular, pois suas raízes podem armazenar e liberar água gradualmente. Se os arbustos tiverem um grande número de frutos, regá-los uma vez por semana é suficiente.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
O solo ao redor dos arbustos deve ser revolvido periodicamente para permitir que a umidade penetre nas camadas inferiores. Para evitar que o solo se solte, você pode cobri-lo com cobertura morta. Materiais como folhas, palha, turfa e feno são boas opções.

Fertilização
Os fertilizantes podem ser aplicados na primavera e no outono. Para maior comodidade, recomenda-se o uso de fertilizantes complexos que contenham todos os nutrientes necessários.
Tratamentos sazonais
Para fins preventivos, tratamentos de proteção para arbustos devem ser incluídos nas práticas agrícolas. Normalmente, as plantas são pulverizadas com inseticidas e fungicidas no verão e no início do outono.
Abrigo para o inverno
Materiais de cobertura especiais ajudam a proteger os arbustos de geadas severas. Polietileno espesso e estopa também podem ser usados como cobertura. O material é colocado sobre os arbustos e preso com corda.

Liga e modelagem
A poda regular visa remover brotos velhos e folhas secas. A estaqueamento só é necessário para variedades altas que tendem a se curvar com o próprio peso e com rajadas de vento.
As melhores variedades de framboesas pretas
Ao escolher uma variedade de chokeberry, é importante se familiarizar com as melhores cultivares. Cada tipo tem suas próprias características únicas.
Boysenberry
A principal característica da variedade Boysenberry é seu sabor doce e levemente ácido. A fruta tem um aroma intenso e é considerada uma fruta de sobremesa.

Bristol
A variedade Bristol é caracterizada pelo vigor médio. Os arbustos atingem uma altura de 2,5 a 3 m. Os caules são cobertos por grandes espinhos.
Presente da Sibéria
A framboesa preta Dar Sibiri é apreciada por sua alta produtividade e resistência a condições ambientais adversas. Esta variedade de meia-tarde é colhida em 2 a 3 etapas.
Cumberland primitivo
A variedade Early Cumberland é resistente a temperaturas extremamente baixas e a diversas doenças. É considerada uma variedade precoce, produzindo frutos mais cedo do que a maioria das outras variedades. Cada ramo produz de 15 a 17 bagas de tamanho médio.

Litach
A framboesa Litach frutifica em hastes de dois anos e se distingue por brotos curvos com grandes espinhos. Os arbustos são vigorosos, produzindo bagas pequenas e esféricas.
Novo Logan
A variedade New Logan, de maturação precoce, é semelhante à variedade Cumberland. As plantas atingem 2 metros de altura, com caules rígidos e frutos de tamanho médio com superfície brilhante.
Vez
A variedade Povorot tornou-se popular devido à sua alta resistência à geada, à seca e a pragas. As plantas atingem uma altura de 2,6 metros, com arbustos vigorosos e frondosos.

Carvão
A variedade Ugolok possui arbustos moderadamente espalhados, produzindo de 10 a 12 brotos. Os frutos são suculentos, grandes, de cor escura e intensa, doces e azedos. Cada arbusto rende de 5 a 8 kg.
Sorte
A framboesa Udacha, de maturação precoce, distingue-se pela baixa contagem de espinhos — os espinhos são pequenos e únicos. Os frutos são esféricos e pesam 2,2 g. Eles não caem quando maduros.
Jóia Negra
Os arbustos perenes Black Jewel são considerados de meia-estação. Os arbustos formam brotos fortes de até 2,5 m de altura.
Kimberly
A variedade híbrida Kimberly produz framboesas preto-púrpura com floração leve e superfície brilhante. A cultura é adequada para uso geral.










