- Histórico de seleção
- A área de cultivo da framboesa Hércules
- Descrição e características
- Arbusto
- Frutos e âmbito de aplicação da variedade Hércules
- Imunidade a doenças e insetos
- Resistência às baixas temperaturas e à seca da variedade Hércules
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Plantio e cuidados
- Preparando o local e a cova de plantio
- Esquemas e épocas para plantio de mudas de framboesa Hércules
- Regularidade de rega e fertilização
- Poda e modelagem de copa
- Afrouxamento e cobertura morta
- Preparando o arbusto de framboesa Hércules para o inverno
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre a variedade Hércules
A descrição da variedade de framboesa "Hércules" destaca suas muitas virtudes. Esta variedade é famosa por sua produção abundante, permitindo que as frutas sejam colhidas duas vezes durante a estação de crescimento. As framboesas exigem pouca manutenção e se adaptam facilmente a novos locais. Para plantar mudas com sucesso e garantir os cuidados adequados, é importante se familiarizar com as informações abaixo.
Histórico de seleção
A nova variedade de framboesa, "Hercules", é originária da região de Bryansk e foi desenvolvida por criadores do Instituto Russo de Horticultura e Viveiros. A variedade-mãe é a "Ottom Bliss". Sua "filha", a "Hercules", foi adicionada ao registro estadual em 2004.
A área de cultivo da framboesa Hércules
A variedade nacional de framboesa Hércules foi criada para cultivo nas regiões centrais, mas também prospera nas regiões sul e até norte.
A variedade é adequada para cultivo para uso pessoal ou venda.
Descrição e características
A framboesa Hércules é uma variedade remanescente, produzindo duas colheitas por estação. A primeira colheita ocorre em julho, quando os frutos amadurecem nos galhos mais velhos. A segunda colheita ocorre em agosto, nos brotos mais jovens. Nas regiões do norte, a framboesa amadurece apenas uma vez durante a estação de crescimento. Quando necessário, o galho é cortado, colocado em água e armazenado em local aquecido. A temperaturas de 20 °C (68 °F), os frutos amadurecem em três dias.

Arbusto
Os arbustos de framboesa Hércules crescem de 150 a 200 cm de altura, com 5 a 6 brotos. Esses brotos são fortes e eretos, não se curvando devido ao crescimento dos frutos. Um único arbusto pode render até 10 kg de frutos, com os devidos cuidados. A área de frutificação cobre um terço dos caules. Os brotos são fortemente espinhosos, dificultando a colheita dos frutos. A folhagem é enrugada e verde-brilhante.
Frutos e âmbito de aplicação da variedade Hércules
A framboesa-hércules, perene, tem formato cônico e é de um vermelho intenso. Cada fruto pesa de 10 a 15 g. A polpa é carnuda, doce e levemente ácida. Possui aroma rico e é facilmente transportável.
Quando armazenados adequadamente em local fresco, eles não perdem sua aparência comercial por 1,5 semana.

Imunidade a doenças e insetos
A framboesa-hércules possui fortes propriedades protetoras e é resistente a doenças e insetos nocivos. Sem os devidos cuidados, pode ser atacada por insetos, patógenos e fungos.
Resistência às baixas temperaturas e à seca da variedade Hércules
A variedade de framboesa Hércules é conhecida por sua moderada resistência à geada. Em áreas com invernos rigorosos e com pouca neve, é necessária cobertura. Na Rússia central, ao podar completamente, não é necessário cobrir os arbustos. Se a parte aérea permanecer, cubra o solo com folhas e turfa. As framboesas toleram bem a seca, mesmo sem regas frequentes, mas a produtividade diminui.
Vantagens e desvantagens da variedade
A variedade de framboesa Hércules é conhecida por suas inúmeras qualidades positivas, o que a torna uma escolha valiosa para cultivo. Alguns jardineiros encontraram algumas desvantagens nessa variedade.
| Prós | Contras |
| Alto rendimento, em 2 ondas | Abundância de espinhos nos brotos |
| Transportabilidade segura | Um pequeno número de rebentos de raiz |
| No primeiro ano após o plantio, os arbustos dão frutos | Quando o tempo frio chega, algumas frutas verdes permanecem nos galhos. |
| Baixa manutenção | |
| Resistência a doenças e insetos |
Plantio e cuidados
Os arbustos de framboesa-hércules não devem ser plantados em áreas anteriormente ocupadas por outras variedades da planta, como amoras, morangos, repolhos ou tomates. As mudas prosperam em quase qualquer solo, mas preferem solos franco-arenosos ou argilosos com textura ligeiramente ácida. É melhor localizar o canteiro de framboesas em uma área ensolarada, sem correntes de ar, voltada para o sul.

Preparando o local e a cova de plantio
A área deve ser preparada duas semanas antes do plantio. Adicione dois baldes de composto, 50 g de superfosfato e 30 g de nitrato de potássio por metro quadrado. Após a adição do fertilizante, o solo é arado.
Cave buracos de 60 cm de largura e 50 cm de profundidade, com espaçamento de 1 metro entre eles. Se o solo estiver muito ácido, adicione cal — 600 g de cal por metro quadrado. Recomenda-se plantar a framboesa-hércules usando o método de trincheira, com espaçamento de 1,5 metro entre fileiras e 70 cm entre arbustos.
As fileiras são dispostas de norte a sul para garantir boa luminosidade e exposição solar. São cavadas valas com 50 cm de largura e 45 cm de profundidade. No plantio, adiciona-se uma camada de 5 cm de esterco curtido, juntamente com 200 g de superfosfato, 70 g de sal de potássio e 300 g de cinzas por metro quadrado, misturadas à camada superficial do solo.

Esquemas e épocas para plantio de mudas de framboesa Hércules
As mudas são plantadas no final de abril ou início de maio, antes que os brotos comecem a abrir, ou em setembro ou outubro, quando termina a estação de crescimento. As mudas são colocadas em covas e cobertas com terra, compactando-as manualmente. É importante que o colo da raiz esteja de 3 a 5 cm acima da superfície do solo. Os arbustos são regados e cobertos com composto orgânico e turfa.
Regularidade de rega e fertilização
As framboesas-hércules são regadas no final de maio, duas vezes em junho e julho, e novamente no início de agosto. A irrigação final é feita em outubro, com quantidades generosas de água para saturar a planta. Isso deve durar todo o inverno. Jardineiros experientes recomendam cavar sulcos de irrigação em ambos os lados dos canteiros, espaçados de 40 cm. A profundidade ideal é de 10 cm. Os sulcos são preenchidos com 40 litros de água por planta.
A fertilização é feita de acordo com um cronograma. São necessárias três aplicações durante a estação de crescimento:
- em maio, após o aparecimento dos frutos;
- em julho, quando começa a frutificação;
- em agosto-setembro, quando os brotos para a colheita subsequente são colocados.
Na primavera, adicione uma solução de verbasco (meio litro por balde de água) ou sulfato de amônio seco ao arbusto. No verão, borrife as framboesas com uma mistura de superfosfato, sulfato de potássio, ácido bórico e ureia. No outono, adicione composto e sal de potássio.
Poda e modelagem de copa
A framboesa Hércules é podada no final de outubro, removendo os galhos frutíferos do ano anterior, na raiz. Estes não produzirão mais frutos, mas enfraquecerão o arbusto de framboesa.
Se os invernos forem rigorosos, você pode podar todas as partes aéreas. Dessa forma, a variedade perene produzirá apenas uma colheita nos galhos que surgiram na primavera, mas os frutos serão da mais alta qualidade.
Em março, é realizada a poda sanitária, removendo os brotos secos e danificados. A copa é podada até o primeiro broto saudável.
Afrouxamento e cobertura morta
Para garantir o acesso de oxigênio ao sistema radicular, o solo é solto a uma profundidade de 10 cm, com cuidado para não perturbar as raízes. A primeira manipulação é realizada imediatamente após o derretimento da neve. Durante a estação de crescimento, o solo é capinado após a irrigação. Em seguida, é feita a cobertura morta com palha. Isso ajudará a prevenir o crescimento de capim-da-praia e a conservar a umidade.

Preparando o arbusto de framboesa Hércules para o inverno
Após a poda ter removido toda a parte aérea do arbusto, não há necessidade de cobri-lo. O sistema radicular sobreviverá às geadas do inverno no solo. Se apenas os brotos secos e doentes forem removidos, os arbustos são embrulhados em estopa, dobrados no chão, cobertos com turfa e cobertos com agulhas de pinheiro. Assim que a neve derreter, a cobertura é removida.
Métodos de reprodução
A framboesa Heracles é propagada por estacas ou rebentos de raiz.
- Estacas. A framboesa-hércules é propagada por este método na primavera ou no outono, cavando-se cuidadosamente o solo a 40 cm do centro da planta. As raízes adventícias são desenterradas com cuidado, preservando o máximo de ramos possível. As raízes saudáveis são cortadas em pedaços, cada um com 1 a 2 brotos de 10 cm de comprimento. Os espécimes crescidos devem ser preservados. As estacas preparadas são plantadas em solo solto no jardim ou na estufa. O plantio é feito em sulcos de 5 a 10 cm de profundidade. As estacas são colocadas uma a uma, sem espaços vazios, cobertas com terra e regadas com 0,5 baldes de água sedimentada.
- Rebentos de raiz. Este método é usado na primavera, quando os brotos adventícios verdes atingem 10-20 cm de altura. Selecione espécimes com a base 5 cm acima do solo e folhas bronzeadas ou avermelhadas. Desenterre o arbusto a 40 cm do solo. Selecione os melhores rebentos de raiz com um torrão de terra. Eles são plantados em canteiros para crescimento posterior e usados para o plantio no outono.
A primeira técnica é adequada para framboesas doentes ou infestadas por besouros. O segundo método é mais indicado para plantas saudáveis.
Avaliações de jardineiros sobre a variedade Hércules
Avaliações de jardineiros sobre a framboesa Hércules ajudarão você a fazer uma escolha e aprender mais.
Valentin Ivanov, 54 anos, Zhytomyr
Olá! Cultivo a framboesa Hércules na minha dacha há cinco anos, e os frutos são incrivelmente saborosos e grandes. Antes do inverno, podo toda a parte aérea do arbusto. Fertilizo duas vezes durante a estação de crescimento e rego de 4 a 5 vezes. É uma planta de baixa manutenção.
Oksana Kovalenko, 49 anos, Melitopol
Olá a todos! A framboesa Hércules é a minha variedade favorita; cultivo-a há cerca de 10 anos. Tenho sete canteiros na minha dacha e a colheita é abundante. Faço geleias, compotas e as utilizo em assados.
Victor Sergeev, 59 anos, Kyiv
Olá! Conheci a framboesa Gerakl com um colega de trabalho e comprei algumas mudas no mercado. Plantei-as em 2017 e elas já estão dando frutos abundantes. Essas framboesas são versáteis e de alta qualidade.










