Azedinha fresca para cozinhar pode ser colhida não apenas na primavera e no outono, mas também no inverno, cultivada no parapeito de uma janela. Azedinha é uma planta perene e pouco exigente que já foi considerada uma erva daninha, mas agora é amplamente cultivada e consumida por suas propriedades benéficas. Tanto proprietários de imóveis quanto moradores de apartamentos podem cultivá-la a partir de sementes ou rizomas no parapeito de uma janela.
Condições necessárias para o crescimento
Uma planta perene pertencente ao gênero Sorrel, família do trigo sarraceno, é considerada uma cultura vegetal e é comumente conhecida como "azedinha". Várias variedades são usadas não apenas para cozinhar, mas também como ração animal, corante, matéria-prima para curtimento de couro e em cosmetologia e medicina popular.
A azedinha é fácil de cultivar e cuidar., mas algumas condições ainda devem ser atendidas:
- A cada 3-4 anos a planta deve ser replantada ou semeada novamente para evitar que os arbustos fiquem muito densos.
- Um local ensolarado com sombra parcial e solo sempre úmido, perto de lagos artificiais ou recipientes de água. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado antes do plantio.
- Sem ervas daninhas.
- Soltar o solo ao redor da planta.
- Rega regular.
- O solo é argiloso ou franco-arenoso, ligeiramente ácido ou neutro.
Em ambientes internos, a azedinha requer recipientes fundos e uma janela no lado sul ou sudeste.

Como escolher um recipiente para plantar
O sistema radicular da azedinha penetra profundamente no solo, cresce fortemente com raízes laterais e se torna lenhoso, por isso requer um recipiente fundo, uma caixa ou vaso, ou uma garrafa de plástico de 5 a 10 litros com o gargalo cortado.
É necessário fazer furos no fundo do recipiente e colocar uma camada de drenagem, e polvilhar uma camada de mistura de solo (terra, serragem, cinzas, areia, turfa) ou mistura de turfa para flores por cima.
A mistura de solo preparada deve ser cozida no vapor no forno para se livrar de possíveis pragas e doenças.
Preparando e plantando sementes
As sementes podem ser colhidas à mão ou compradas pré-embaladas. Podem ser estratificadas por um mês na geladeira antes da semeadura ou podem ser deixadas de molho em água fervente por 1 a 2 minutos:
- As sementes, estratificadas na geladeira, são colocadas em gaze e cobertas com água morna.
- 2-3 dias após o despertar, as sementes são plantadas em recipientes preparados.
Regue o solo com água morna e faça sulcos rasos de até 1 cm de profundidade com um pedaço fino de madeira. Espalhe as sementes nesses sulcos, cubra com terra leve e cubra com vidro ou filme plástico. Deixe uma distância de 7 a 15 cm entre as fileiras. Após 2 a 3 dias, regue o solo com um estimulante de crescimento e cubra novamente. Quando os primeiros brotos aparecerem durante o dia, abra o vidro e ventile o recipiente, aclimatando gradualmente as plantas às condições externas. Após 4 a 6 dias, remova completamente a cobertura.

Cultivando azedinha a partir de sementes
Você também pode cultivar azedinha em casa sem muito esforço; uma varanda com varanda ou janela é o ideal. No entanto, ao cultivar a planta em uma janela, coloque-a mais perto do vidro do que de um radiador, pois este secará o solo, o que a azedinha não gosta.
Esta planta prospera em dias longos, portanto, para uma colheita abundante de folhas verdes brilhantes, escolha locais com luz solar direta nos lados sul, leste, sudeste ou nordeste. Variedades adequadas para cultivo em ambientes internos incluem: Broadleaf, Odessa, Bloody Mary, Maykop, Altai, Belvilsky e Emerald Snow.
Forçando a partir de rizomas
Para forçar uma planta a brotar dos rizomas, ela precisa ter de 2 a 4 anos. No outono, desenterre a raiz, remova ervas daninhas e terra, lave em água corrente e deixe de molho em uma solução de permanganato de potássio rosa-claro por 15 a 20 minutos, depois deixe escorrer por 2 a 3 minutos. Escolha uma raiz com vários brotos de renovação e corte as folhas velhas. Se a raiz for muito densa, divida-a em vários pedaços. Coloque argila expandida no fundo de um recipiente preparado e preencha-o até a metade com terra. Coloque a raiz no recipiente e cubra-a com terra por todos os lados. Deixe 1 a 2 cm da borda do recipiente para facilitar a rega e soltar a terra.
Cuidando da azedinha em casa
Mesmo em ambientes internos, a despretensiosa azedinha requer cuidados. Primeiramente, ela precisa de rega regular a cada 3-4 dias, mas evitando o excesso de água para evitar apodrecimento ou doenças. O solo seco reduzirá o crescimento da massa verde e estimulará a liberação de hastes floridas contendo sementes.
Soltar o solo, principalmente se ele for muito pesado e formar grumos após a rega, também é importante para que a planta tenha um crescimento ativo.
Para alimentar a grama, especialmente se o local estiver no lado oeste, você pode usar remédios populares: folhas de chá, cascas de ovo ou comprar um produto na loja - sal de potássio, superfosfato, salitre.
Se ervas daninhas aparecerem no vaso de azedinha, elas devem ser removidas imediatamente para evitar que cresçam e obstruam as raízes da planta.

Colhendo a primeira colheita
Em média, a primeira colheita pode ser feita em 1,5 a 2 meses, dependendo da variedade plantada e das condições de cultivo. Às vezes, a falta de micronutrientes benéficos no solo pode atrasar o desenvolvimento da planta. Nesse caso, a colheita começará mais tarde, após 2 a 3 meses.
Importante! Quando 1-2 folhas aparecerem no arbusto, deixe-as crescer completamente sem arrancá-las.
As folhas são cortadas quando a planta tem 4 a 5 folhas, usando uma faca afiada ou tesoura. Primeiro, as folhas laterais são cortadas de cada planta, dando tempo para que novas folhas jovens cresçam.
A azedinha é um alimento saudável que promove a digestão, limpa o intestino e previne doenças cardiovasculares e infecções virais respiratórias agudas. É também um suplemento alimentar para vegetarianos. Devido ao seu alto teor de vitaminas A e C, além de ácido oxálico e ácido fólico, é recomendada para gestantes, crianças e pessoas que trabalham frequentemente em computadores. O consumo excessivo da planta durante o verão pode causar cálculos renais ou na bexiga.












Eu não recomendaria despejar água fervente sobre as sementes por 1 a 2 minutos. Mesmo que a água não esteja muito quente, digamos 80 a 90 graus Celsius, você obterá apenas uma decocção de sementes de azedinha, e não material para semear.