Existem muitos métodos para preservar o frescor e as propriedades valiosas de diversas verduras. Durante o inverno, a necessidade de vegetais frescos torna-se especialmente urgente, por isso muitos tentam estocá-los durante o verão. Para isso, vale a pena aprender como conservar azedinha fresca para o inverno: preparos, receitas e os melhores métodos.
Preparando os verdes
Considerando o ambiente da sua casa, é importante planejar o armazenamento com antecedência, pois esta erva precisa de um local fresco. O preparo começa com a colheita ou compra em uma loja. Cada folha é então cuidadosamente inspecionada e selecionada. As folhas devem então ser bem lavadas, secas e picadas. Os talos podem ser deixados ou removidos.
Receitas de culinária de inverno
A variedade de métodos permite que cada pessoa escolha o método mais adequado para a colheita de plantas em condições específicas. Outra vantagem é que o sal é o único conservante necessário para a decapagem.
Azedinha enlatada em potes
Para conservar o produto verde em recipientes, adicione uma pequena quantidade de sal. Para este preparo, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1,5 kg de folhas frescas;
- 10 gramas de sal para cada recipiente.
Como selar: Primeiro, deixe a planta de molho em uma tigela com água morna por meia hora. Em seguida, lave as folhas e corte-as em tiras finas. Coloque-as em potes até a borda e compacte-os bem. Adicione sal e água.

Secagem de azedinha
Existem dois métodos de secagem que você pode usar: ao ar livre ou usando uma secadora elétrica.
Modo de preparo: Separe as folhas colhidas. Deixe de molho no líquido e enxágue. Seque bem sobre uma toalha. Em seguida, junte as plantas em feixes bem apertados, amarre-os e pendure-os ao ar livre. Evite a exposição direta ao sol.
Se for secar as folhas em ambientes fechados, é importante que elas circulem bem o ar, caso contrário, a planta pode apodrecer. Para isso, coloque-as em uma camada fina sobre papel. Para preparar a planta em um desidratador elétrico, triture o produto. Ao final, ele deverá apresentar uma coloração verde-escura.
Salga
Este método de preparo deste produto saudável é ótimo porque não requer cozimento. O que você precisa para conservar azedinha:
- 15 gramas de sal para cada 500 gramas de folhas.
Modo de preparo: Prepare potes de meio litro com tampa de rosca. Pique finamente a azedinha. Transfira as folhas para os potes e polvilhe com sal conforme indicado na embalagem. Misture bem a azedinha com os grãos de sal e deixe descansar por 3 horas. Durante esse tempo, a azedinha liberará seu suco. Feche bem os potes e guarde em local fresco.

Opção sem sal
Este método é considerado uma receita clássica para conservar folhas frescas. Para isso, você precisará de:
- um quilo de folhas;
- um litro de água.
Como conservar azedinha sem sal: Prepare o ingrediente principal. Ferva a água em um recipiente fundo e mergulhe a azedinha nela. Cubra e cozinhe no vapor por 5 minutos, mexendo sempre. Assim que mudar de cor, transfira para potes esterilizados.
No próprio suco
Azedinha em conserva é um ótimo complemento para pratos que não podem ser salgados ou açucarados. Qualquer quantidade de folhas pode ser usada.
Modo de preparo: Prepare a planta e encha os potes com ela. Coloque os potes em uma panela com água quente e espere até que as folhas liberem o suco. Deixe esfriar e tampe. Armazene.

Método sem esterilização
Um método prático e rápido para colher verduras. O que você precisa:
- óleo vegetal;
- 100 gramas de sal;
- 2 quilos de folhas.
Modo de preparo: Lave e pique a planta. Coloque em recipientes e adicione sal. Após 30 minutos, adicione um pouco de óleo. Feche com tampas de silicone e guarde.
Em salmoura
Conservar azedinha em salmoura dará um sabor único ao prato. Use uma colher de sopa de sal por litro de água. Como conservar: Pique as folhas e encha os recipientes. Adicione sal e despeje água fervente até o topo. Feche com tampas de nylon e vire de cabeça para baixo.

Preparação multicomponente para borscht
Esta é a melhor receita para fazer coberturas de sopa. Ingredientes:
- Alazão.
- Salsinha.
- Cebolinha.
- Folha de louro.
- Alho.
- Ácido cítrico.
Modo de preparo: Pique todas as ervas e coloque-as em potes. Adicione o alho. Ferva a água com as folhas de louro e os talos de azedinha. Despeje nos potes. O molho está pronto.
Congelamento
Para preparar folhas rapidamente, use o método frio de colheita da azedinha. Para congelar: processe a azedinha, despeje água fervente sobre ela e seque-a com papel toalha. Transfira as folhas para recipientes ou sacos. Você também pode usar um liquidificador para fazer uma pasta homogênea.

Regras de armazenamento
Folhas secas de azedinha armazenadas em recipientes de vidro com tampas de plástico podem durar vários anos. Folhas congeladas podem durar até dois anos, desde que não sejam descongeladas várias vezes.
Azedinha em conserva pode ser armazenada por cerca de um ano se as instruções básicas de armazenamento forem seguidas. Azedinha em lata pode ser conservada por até dois anos em local fresco e seco.












