As 10 melhores receitas para congelar azedinha para sopa de inverno, escolher ervas e armazená-las

Antes de congelar a azedinha para o inverno para fazer sopa, é importante entender que a erva deve manter todas as suas propriedades benéficas. Além disso, tenha em mente o sabor da planta; se ele se perder, não adianta usá-la para cozinhar. Alguns cozinheiros acham que congelar a azedinha é fácil, mas isso não é totalmente verdade. Devido ao alto teor de acidez da erva, ela pode perder rapidamente a cor e o sabor.

Dicas para congelar adequadamente a azedinha para o inverno

Para realçar o sabor de um prato, adicione a azedinha congelada por último e desligue o fogo imediatamente após a água ferver. Isso preservará seu sabor e a maioria das propriedades benéficas. Assim como outras verduras, a azedinha não gosta de ser congelada novamente, então é melhor congelá-la em pequenas porções.

Selecionando e preparando verduras para congelamento

A azedinha para congelamento geralmente é colhida entre maio e o início de julho. É quando as folhas da planta estão jovens, no auge do crescimento, e repletas de vitaminas. Se colhidas mais perto do outono, as folhas provavelmente ficarão azedas devido ao aumento gradual da acidez.

Atenção! Todas as donas de casa sabem que a azedinha contém ácido oxálico. Se as folhas contiverem altos níveis de ácido oxálico, não devem ser consumidas congeladas ou frescas.

Azedinha fresca

Também vale ressaltar que todas as pessoas com acidez estomacal prejudicada, gota, bem como mulheres grávidas, devem ter cuidado especial ao consumir qualquer prato que contenha esta planta.

Para garantir que seus preparativos de inverno sejam saudáveis ​​e saborosos, considere as seguintes regras:

  1. A azedinha deve ser selecionada manualmente, removendo-se as folhas secas e amareladas.
  2. As verduras selecionadas não precisam ser separadas do caule, pois têm as mesmas qualidades de sabor das folhas.
  3. Somente folhas verdes brilhantes devem ser deixadas para congelar.
  4. Se possível, é melhor usar azedinha cultivada em casa para esses fins.

Independentemente de como você congele, você precisará lavar bem as folhas se as tiver comprado no mercado. Se você estiver cultivando azedinha do seu próprio jardim, isso não é necessário. Se precisar lavar a planta, certifique-se de que ela esteja bem seca antes de congelar.

Verduras congeladas

Receitas para congelar azedinha em casa

Dependendo do prato que a dona de casa vai preparar, o congelamento pode ser feito das seguintes maneiras:

  • em folhas inteiras;
  • com endro e sal marinho;
  • com urtigas em briquetes;
  • em recipientes ou sacos separados;
  • azedinha escaldada e congelada.

Cada processo de congelamento requer diretrizes específicas. Se o processo não for seguido em qualquer etapa, o alimento pode estragar ou perder seu valor nutricional durante o armazenamento.

Folhas inteiras

Folhas inteiras são congeladas para preservar o máximo de vitaminas. A única desvantagem desse método é que as folhas precisam ser picadas após o congelamento, o que nem sempre é prático para cozinhar. Também vale a pena considerar que folhas inteiras ocupam bastante espaço no congelador.

Sacos de azedinha

Assim, as plantas podem ser congeladas em recipientes especiais ou sem eles. Usar sacos ou recipientes é considerado o método mais adequado, pois permite uma preservação muito melhor das propriedades benéficas das verduras.

A técnica de congelamento é a seguinte:

  1. Primeiro, a azedinha é selecionada, lavada e bem seca.
  2. Agora ele precisa ser dividido em porções, que devem ser suficientes para preparar um prato.
  3. Agora o compartimento do congelador é forrado com filme plástico e a tábua é envolvida com ele.
  4. Depois, a planta é disposta sobre uma base e enviada para ser congelada.

Congelar verduras picadas em recipientes e sacos individuais

Este método de congelamento é ideal para quem quer economizar espaço no congelador. Ele também garante que as ervas mantenham seu valor nutricional. O sabor será vibrante e o risco de deterioração será minimizado.

Azedinha em sacos

Para fazer isso, você deve seguir as seguintes regras:

  • Na primeira etapa, as folhas são selecionadas, lavadas e depois picadas finamente – da mesma forma que serão utilizadas no prato;
  • Para dividir a azedinha em porções de uso único, você pode usar saquinhos que depois serão colocados em recipientes;
  • Antes de colocar as verduras no congelador, certifique-se de que os recipientes estejam bem fechados;
  • Agora as verduras estão prontas para congelar.

Briquetes com urtigas

Para preparar esta mistura, você precisará de aproximadamente 100 gramas de urtigas e 300 gramas de azedinha. Certifique-se também de ter alguns briquetes à mão. Algumas donas de casa os utilizam como alternativa a outros recipientes. Adicionar urtigas à mistura resultará em uma deliciosa sopa de inverno e também adicionará variedade a outros pratos.

Azedinha encharcada

Primeiro, selecione ervas frescas, lave-as e pique-as finamente. Em seguida, despeje água fervente sobre os ingredientes. Deixe a azedinha e a urtiga descansarem por cerca de 25 minutos. Em seguida, retire o excesso de umidade e coloque as ervas em briquetes e leve ao congelador.

Azedinha escaldada

Este método é ideal para donas de casa que desejam maximizar o espaço do congelador e, ao mesmo tempo, fazer uma deliciosa conserva de inverno. Isso ocorre porque a massa das folhas é significativamente reduzida após o processamento, de modo que as folhas verdes embaladas não ocupam muito espaço.

Quanto à tecnologia de congelamento, ela envolve o seguinte:

  1. As folhas são cuidadosamente selecionadas, lavadas e completamente auscultadas.
  2. Em seguida, pique as folhas e coloque-as em um recipiente no fogão em fogo baixo. Escalde-as até que as folhas amoleçam e o suco se separe.
  3. Agora a planta precisa esfriar.
  4. Junto com o suco, ele é colocado em recipientes e enviado para ser congelado.

Azedinha picada

Com sal marinho e endro

Para este tipo de congelamento, azedinha e endro podem ser picados de qualquer maneira, dependendo do prato que você planeja usar. Sal marinho grosso é adicionado na última etapa, quando as ervas são colocadas em recipientes. Em seguida, misture todos os ingredientes, feche bem e leve ao congelador.

Consumir antes da data de validade

Não é recomendado armazenar azedinha congelada por mais de 12 meses. É melhor usá-la no inverno se congelada em maio ou junho. Esta regra se aplica a absolutamente todos os métodos de congelamento de ervas.

Uma tigela de azedinha

Como armazenar espaços em branco

Assim como outras verduras, a azedinha não gosta de congelamento repetido, por isso deve ser descongelada apenas uma vez. Uma vez descongelada, deve ser usada imediatamente para cozinhar.

Deve ser armazenado apenas em compartimentos que não sejam expostos a temperaturas extremamente altas. Já a seção de congelamento rápido deve ser mantida lá por no máximo 3 horas.

Regras de descongelamento

Não há regras específicas para descongelar azedinha; cada cozinheiro doméstico faz à sua maneira. No entanto, é melhor fazê-lo gradualmente. Depois de retirar uma porção do congelador, você pode colocá-la separadamente em um prato e deixá-la descongelar em temperatura ambiente por um tempo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata