É possível alimentar pimentas com amônia e quais as regras de processamento?

O cultivo de pimentões em um jardim depende das características específicas de desenvolvimento da planta. Pimentões não gostam de solo frio, baixas temperaturas e seca. Para o desenvolvimento das raízes, o vegetal precisa de nutrientes adicionais. Em um determinado estágio de desenvolvimento, os jardineiros fertilizam seus pimentões com amônia.

Composição e propriedades da amônia

Amônia é uma solução aquosa de amônia. O líquido é incolor, mas tem um odor forte e característico. É usado principalmente na limpeza de ambientes domésticos e para fins médicos.

As propriedades químicas e físicas da amônia a tornam adequada para uso como fertilizante para pimentas. A vantagem desse método reside na capacidade da água com amônia de saturar o sistema radicular da planta com nitrogênio. Seu odor pungente ajuda a repelir pragas de insetos.

Como a amônia é útil para a pimenta?

O efeito da amônia nos pimentões tem vários mecanismos diferentes. Esses mecanismos estão enraizados nas seguintes propriedades:

  • entrar em reações químicas;
  • repelir com um cheiro forte;
  • influenciam o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

amônia

Previne a acidificação do solo

A acidificação do solo é um processo que ocorre como resultado da decomposição da matéria orgânica vegetal. Solo ácido não é adequado para pimentas. Manter um pH adequado do solo é essencial para pimentas. Somente acidófilos prosperam em solo ácido, incluindo plantas como cavalinha, musgo, mirtilos e amoras.

A acidificação leva à predominância de substâncias pesadas no solo: sais de alumínio, selênio e potássio. Estes impedem que os nutrientes cheguem às raízes da pimenta.

Além disso, o solo ácido se torna um ambiente propício para a proliferação de insetos nocivos. Com o aumento da acidez do solo, a adição de fertilizantes orgânicos torna-se inútil. Sem nitrogênio, eles não podem ser convertidos no substrato necessário às plantas.

amônia para pimenta

Solo ácido pode causar uma variedade de condições:

  • fome de plantas;
  • clorose foliar;
  • parada do desenvolvimento do sistema radicular;
  • murchando.

Restaura plantas rapidamente

A água com amônia promove o desenvolvimento do caule e o crescimento das folhas. Ao absorver nutrientes essenciais do solo, o sistema radicular começa a se desenvolver rapidamente.

Sinais de que as pimentas precisam de fertilização com amônia:

  • fragilidade do caule;
  • encolhimento das lâminas foliares;
  • retardo de crescimento;
  • queda de flores;
  • mudança de cor;
  • o aparecimento de manchas secas.

pimenta no jardim

Elimina parasitas e pragas

Muitos jardineiros combatem com sucesso pragas e sua subsequente proliferação com a ajuda de amônia. O cheiro pungente repele insetos.

Mecanismo de ação

O método de aplicação depende do método utilizado. Jardineiros experientes sabem que, ao usar amônia, as proporções devem ser calculadas com precisão para não danificar a pimenta.

Como cobertura

A água com amônia ajuda as pimentas a absorver nitratos essenciais do solo, que são convertidos em nitrogênio. O nitrogênio é essencial para a formação dos frutos, o crescimento verde e o aumento do potencial de frutificação. As pimentas são alimentadas com amônia de acordo com um cronograma rigorosamente prescrito. A fertilização excessiva pode ser contraproducente.

pimenta em um canteiro de flores

Como repelente de insetos

Existem vários métodos de tratamento para se livrar de insetos:

  • desinfecção de caixas de mudas para evitar o aparecimento de formigas;
  • regar com solução de amônia para se livrar das moscas;
  • Tratamento foliar semelhante à pulverização contra pulgões.

Como preparar uma solução

A solução é preparada com base nos objetivos de tratamento pretendidos, que determinam a concentração da solução.

amônia para pimenta

Como diluir a solução de trabalho

Todas as misturas utilizam uma solução de amônia a 25%. Esta informação está indicada no rótulo:

  1. Os recipientes de mudas são tratados embebendo um pano em amônia pura. As laterais são limpas rapidamente, uma após a outra.
  2. Para a fertilização da raiz, que deve ajudar a planta a se recuperar, use uma solução feita com 1 colher de chá de álcool e 1 litro de água. Essa mistura não deve entrar em contato com as folhas da pimenta devido à alta concentração do ingrediente ativo.
  3. O crescimento das plantas pode ser melhorado pulverizando-as com uma solução de 50 mililitros de álcool diluído em um balde de dez litros de água.
  4. Para preparar uma solução para se livrar dos pulgões, misture 50 mililitros de amônia, 100 gramas de sabão em pó e 1 litro de água fervente. Depois que os ingredientes estiverem completamente dissolvidos na água, borrife a solução nas partes aéreas das plantas de pimenta.

amônia

A solução de trabalho possui 3 indicadores de concentração:

Mínimo 1 colher de sopa 10 litros de água
Média 3 colheres de sopa 10 litros de água
Máximo 1 colher de chá 1 litro de água

A concentração de água com amônia é levada em consideração ao realizar todos os tipos de trabalho.

Atenção! O não cumprimento das instruções de dosagem pode resultar em queimaduras e morte das pimentas.

Regras de duração e armazenamento

A amônia contém elementos voláteis, portanto, as soluções para tratamento devem ser preparadas imediatamente antes do uso. Não é recomendado armazenar as soluções.

Procedimento de tratamento de plantas

A água com amônia é usada como fertilizante do solo. Isso ajuda a melhorar a qualidade do solo onde culturas relacionadas são cultivadas há vários anos, e o solo é constantemente rejuvenescido. Muitas pessoas se perguntam como fertilizar pimentas com amônia sem prejudicar as plantas. O procedimento segue algumas diretrizes.

arbusto de pimenta

Prazo para conclusão das obras

Toda a fertilização com água de amônia deve ser feita após regas abundantes, quando o solo ainda está úmido e responde rapidamente ao fertilizante. O melhor horário para aplicar é de manhã ou à noite, em um dia nublado, mas quente.

A fertilização começa após o plantio das pimentas em terreno aberto.Para pimentas, a fertilização com amônia de 2 a 3 vezes ao longo da estação é suficiente. A fertilização foliar é realizada conforme necessário.

Atenção! Pimentões são prejudicados pelo excesso de nitrogênio, portanto, evite usar fertilizantes orgânicos ao usar amônia.

regador com água

Regar pelas raízes

Para nutrir o solo ou restaurar a planta, regue as raízes. Esse tipo de adubação é mais eficaz porque a água com amônia atinge as raízes diretamente, saturando a planta de baixo para cima.

Para evitar que o solo seja levado pela água, use um regador com um bico que lance um jato suave de água. Direcione o jato para o solo próximo ao caule, evitando a base da planta ou as folhas inferiores.

Pulverização foliar

Pulverizadores são usados ​​para pulverização, permitindo o uso mínimo do produto. A concentração de amônia após esse tipo de tratamento diminui, o que faz com que as folhas o tolerem bem. Pulverize a uma distância máxima de 20 centímetros para evitar queimaduras.

pulverizando pimentas

Atenção: Se pragas começarem a aparecer na planta e ela precisar ser pulverizada, a fruta deve ser bem lavada com água quente após o tratamento.

Precauções ao trabalhar com amônia

Para jardinagem, a amônia é adquirida em lojas especializadas em cuidados com plantas. Ela contém uma solução de amônia a 25%, usada para preparar soluções de trabalho. As farmácias vendem uma solução com concentração menor, de 10%. Não é usada para jardinagem.

O vapor d'água com amônia pode causar intoxicação. Se você não tiver proteção respiratória ao trabalhar no jardim, poderá inalar o álcool repentinamente e danificar seu trato respiratório. Portanto, é essencial usar equipamentos de proteção:

  • luvas de borracha;
  • boné;
  • copos;
  • avental de polietileno.

regando pimentas

Esses elementos de proteção ajudarão a evitar que o produto entre em contato com suas mãos, roupas ou olhos. Uma reação alérgica à inalação de amônia se desenvolve rapidamente, exigindo atenção médica imediata. Os principais sinais de envenenamento são:

  • cianose do triângulo nasolabial;
  • prendendo a respiração;
  • náuseas, vômitos;
  • tontura, perda de concentração.

Trabalhar em espaços fechados é particularmente perigoso. Isso inclui a fertilização em estufas. Para garantir a segurança, abra as janelas ou ventiladores com antecedência e ventile a área por 15 a 20 minutos após a conclusão do trabalho.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata