- Sinais de crescimento deficiente das mudas
- Por que as pimentas não crescem: principais razões
- O tempo de semeadura foi determinado incorretamente
- Temperatura inadequada
- Iluminação insuficiente
- A colheita foi feita incorretamente
- Erros ao regar mudas
- Solo não preparado
- Deficiência de micro e macronutrientes
- Transplante incorreto
- Sementes ruins e de baixa qualidade
- Composição do solo não adequada para pimentas
- Desenvolvimento da doença
- Insetos e parasitas
- Definimos o problema e buscamos soluções
- Técnicas agrotécnicas
- Cobrindo animais jovens com filme
- Adicionando fertilizante ao solo
- Remédios populares para ajudar mudas de pimenta fracas
- Regar com infusão de chá
- Alimentação com fermento
- Cinzas
O cultivo de pimentões é uma opção agrícola lucrativa e popular. Este vegetal é cultivado tanto por grandes fazendas quanto por jardineiros comuns. Para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade, é importante entender por que os pimentões não prosperam em estufas após o plantio. O crescimento deficiente das plantas leva a um período de crescimento prolongado, à deterioração da qualidade dos frutos e à redução da produtividade.
Sinais de crescimento deficiente das mudas
Ao cultivar mudas de pimentão, é importante monitorar a aparência da planta. Independentemente da variedade, os sinais de que o crescimento da muda estagnou incluem:
- Os caules são claros, finos e muito alongados em altura.
- As folhas são pequenas ou de formato irregular.
- Folhas amareladas desbotadas.
- Manchas secas ou úmidas, descoloridas ou escurecidas nas partes verdes das plantas.
- Número insuficiente de folhas.
- Curvatura dos caules.
- As raízes escurecem, as plantas murcham.
Por que as pimentas não crescem: principais razões
O crescimento da pimenta depende de uma combinação de muitos fatores, e problemas com qualquer um deles impactam negativamente a planta. Entre as causas mais prováveis do crescimento deficiente estão:
- as pimentas foram plantadas muito cedo;
- as mudas não estão suficientemente desenvolvidas;
- as plantas são plantadas em solo frio e ligeiramente aquecido;
- violação das condições de temperatura e luz;
- colhendo até que um sistema radicular viável seja formado;
- rega inadequada;
- plantio em solo não cultivado;
- deficiência ou excesso de minerais;
- erros de transplante;
- material de semente de baixa qualidade;
- a composição do solo não é adequada para pimentas;
- a planta está infectada;
- as mudas foram atacadas por insetos ou parasitas.
Ao cultivar pimentas em jardins e canteiros sem o uso de estufas, os motivos para o baixo crescimento são semelhantes.

O tempo de semeadura foi determinado incorretamente
De acordo com as práticas agrícolas, o momento adequado para semear sementes para mudas depende da precocidade da variedade:
- sementes de maturação precoce são semeadas 8 semanas antes do plantio na estufa;
- meia temporada - 8-10 semanas;
- maturação tardia - em 10 semanas.
Se plantadas muito cedo, as mudas podem crescer demais. Se as pimentas florescerem antes do plantio, elas não conseguirão se estabelecer rapidamente e sua produtividade diminuirá. O tempo que as mudas levam para crescer é reduzido em 8 a 12 dias se elas forem colhidas.
Temperatura inadequada
Para obter mudas maduras, é necessário manter um regime especial de temperatura:
- ≈24 °C durante o dia;
- ≈17 °C à noite.
Temperaturas ambientes mais altas levam ao aumento da evaporação da umidade, o que, por sua vez, causa o ressecamento do solo. Isso faz com que as mudas de pimenta sequem e as sementes que começaram a germinar morram. Após o plantio em estufa, se o tempo estiver muito quente, é aconselhável aumentar a umidade e a circulação de ar fresco.

Iluminação insuficiente
Pimentões doces são plantas que adoram luz e precisam de 10 a 12 horas de luz solar direta. A luz insuficiente causa a deformação dos caules. Na primavera, as horas de luz do dia não são longas o suficiente para o crescimento normal dos pimentões, portanto, a área de cultivo precisa ser equipada com uma fonte de luz adicional. Para obter o espectro de luz ideal para o crescimento, use uma faixa de dois LEDs vermelhos e um azul alternados.
A colheita foi feita incorretamente
A maioria das variedades de pimenta tem dificuldade para transplantar, mesmo quando feito corretamente. A execução inadequada deste procedimento pode não apenas prejudicar o crescimento das mudas, mas também levá-las à morte. As mudas devem ser transplantadas de acordo com as seguintes diretrizes:
- tempo de implementação: 2-3 semanas após a emergência das mudas;
- as plantas transplantadas devem ter 2 folhas verdadeiras;
- A raiz principal não é comprimida.

Erros ao regar mudas
Pimentões precisam de muita água durante o crescimento. Se não receberem o suficiente, as mudas murcham e as folhas tenras murcham rapidamente. Ao regar, considere alguns requisitos:
- É melhor substituir a irrigação do círculo radicular pela pulverização das plantas.
- A água deve estar morna.
- O solo nas raízes não deve secar.
Solo não preparado
Para garantir o bom crescimento dos pimentões em uma estufa, o solo deve ser preparado adequadamente para o plantio. Ele deve ser solto, quente e fértil. O valor nutricional do solo para os pimentões será perdido se tomates, berinjelas ou batatas tiverem sido cultivados nele na temporada anterior. O preparo do solo para o plantio de mudas inclui:
- Cavando e capinando os canteiros.
- Preparação de valas para drenagem de água.
- Pré-tratamento com sulfato de cobre.
- Cavando buracos para plantar.
- Adicionar húmus e fertilizantes minerais.
Deficiência de micro e macronutrientes
No início da estação de crescimento, as pimentas requerem uma grande quantidade de nutrientes. A deficiência de nitrogênio, potássio e fósforo leva ao enfraquecimento das plantas, ao enrolamento e à deformação das folhas. Os fertilizantes são sempre aplicados na forma de soluções aquosas, pelo menos duas vezes após o plantio na estufa.

Transplante incorreto
Transplantar mudas para uma estufa na época errada pode prejudicar o crescimento. A temperatura do solo a 10 cm de profundidade deve atingir 15 °C, e a planta retomará o crescimento rapidamente. O estresse causado pelas flutuações nas temperaturas do solo e do ar reduz significativamente a capacidade das pimentas de se estabelecerem bem e começarem a frutificar a tempo. Além disso, é importante seguir o padrão de plantio:
- 30 x 30 cm;
- 65 x 30 cm.
Os caules são enterrados no solo até o primeiro par de folhas verdadeiras, sem remover nenhuma parte da planta.
Sementes ruins e de baixa qualidade
Mudas de pimenta frequentemente morrem devido à má qualidade do material de plantio. As sementes permanecem viáveis por 2 a 3 anos, após os quais perdem quase completamente a capacidade de crescer normalmente. Antes da semeadura, as sementes são testadas para germinação em solução salina, removendo sementes danificadas ou fracas. Em seguida, são endurecidas, desinfetadas e embebidas em água derretida por vários dias.

Composição do solo não adequada para pimentas
Ao plantar sementes, é importante selecionar solo com qualidades adequadas para pimentões. Evite usar terra que sobrou do plantio de outras culturas ou terra da sua horta. Se não puder comprar terra pronta, você pode usar terra de onde pepinos ou leguminosas foram cultivados.
Para garantir uma colheita de alta qualidade, utilize solo específico para o plantio de mudas de hortaliças. Ao comprar o solo, examine cuidadosamente sua composição e uso pretendido, escolhendo produtores confiáveis.
Desenvolvimento da doença
Mudas podem ser afetadas por infecções bacterianas que causam danos significativos e são intratáveis. Entre elas, estão o mofo branco ou cinzento e a mancha foliar de Alternaria. Pimentões jovens murcham, apresentam crescimento reduzido e podem morrer. Os espécimes infectados devem ser removidos e destruídos o mais rápido possível para evitar a propagação da doença.
Insetos e parasitas
Plantas jovens são especialmente atraentes para pragas. O crescimento tenro das pimentas atrai pulgões, lagartas-cortadeiras e ácaros. Esses insetos não se espalham para plantas que foram pré-tratadas com infusões naturais:
- Lucas;
- alho;
- agulhas de pinheiro;
- calêndula.
Após o tratamento, as mudas são sombreadas para evitar queimaduras solares na folhagem.

Definimos o problema e buscamos soluções
Para restaurar o crescimento do pimentão e a saúde das plantas, é necessário determinar a causa da alteração em sua condição. Se a causa for o cuidado inadequado, o regime de rega e iluminação deve ser revisto. Uma onda de frio repentina ou geadas noturnas indicam falta de calor e exigem abrigo adicional. Mudas fracas, por outro lado, requerem fertilização adicional.
Técnicas agrotécnicas
As etapas a seguir ajudarão a restaurar a viabilidade das mudas:
- Removendo plantas mortas.
- Restauração do regime de temperatura entre 23-25 °C.
- Proteção contra correntes de ar.
- Ventilação de ar estagnado.
- Alteração do regime de rega.
- Desbaste.
- Aplicação de cobertura morta no círculo da raiz.
Cobrindo animais jovens com filme
Para proteger as mudas plantadas em maio das geadas recorrentes e das baixas temperaturas noturnas, pode-se usar isolamento adicional. As plantas jovens podem ser cobertas com plástico à noite para reter o calor. Vale lembrar que em dias quentes a capa deve ser retirada para evitar superaquecimento sob os raios solares.

Ao cultivar ao ar livre, remova o filme plástico em meados de junho, quando as plantas não correm mais perigo. De qualquer forma, a cobertura deve ser feita com muito cuidado, pois os caules frágeis das plantas não suportam muito peso. É aconselhável instalar suportes ao redor do perímetro ou em cada planta com antecedência.
Adicionando fertilizante ao solo
Para garantir o crescimento intensivo das pimentas, é necessário aplicar fertilizante no solo de acordo com o seguinte esquema:
- Duas semanas após o plantio na estufa, fertilize o solo com matéria orgânica. Uma solução aquosa de esterco fermentado ou fezes de pássaros é suficiente.
- Após mais duas semanas, as plantas são fertilizadas com uma mistura mineral. Para isso, prepare uma mistura de 40 g de superfosfato, 40 g de nitrato de amônio e 20 g de sulfato de potássio para cada 10 litros de água morna.
Uma condição importante para uma fertilização eficaz do solo é a alternância da aplicação de substâncias minerais e orgânicas.
Remédios populares para ajudar mudas de pimenta fracas
No cultivo de hortaliças orgânicas, o uso de produtos químicos produzidos industrialmente é proibido. E quando o crescimento da pimenta diminui, são utilizados remédios populares.

Regar com infusão de chá
Para estimular o crescimento de pimentões jovens, você pode usar um fertilizante à base de folhas de chá usadas:
- Para o preparo, pegue 250 ml de folhas de chá usadas.
- Despeje 3 litros de água limpa fervida.
- A infusão é mantida por 5 dias.
- Regue as plantas uniformemente.
Alimentação com fermento
Uma preparação natural feita com uma solução de levedura fermentada e açúcar infunde o solo com nutrientes adicionais e ajuda as plantas a recuperarem o ritmo de crescimento. A receita é simples:
- Misture 30 g de levedura nutricional e 60 g de açúcar granulado.
- Dilua a mistura com um litro de água morna.
- Regue as mudas no círculo da raiz.
No terceiro dia, uma reação positiva à alimentação complementar deve aparecer e o crescimento das pimentas deve ser restaurado.

Cinzas
A aplicação de fertilizante com cinzas ajuda a aumentar significativamente a proteção das plantas contra pragas e a equilibrar o pH do solo. As cinzas de madeira, espalhadas ao redor das raízes das pimentas, desempenham simultaneamente várias funções:
- retém umidade no solo;
- evita o crescimento de ervas daninhas;
- normaliza os níveis de pH;
- repele pragas;
- inibe o crescimento de microrganismos patogênicos.
Receitas populares são fáceis de preparar e não exigem grandes custos de material.











