- Características da doença
- Patógeno
- Como identificar canela preta em mudas
- Causas da doença
- Solo e sementes contaminados
- Plantios muito densos
- Umidade excessiva
- Qual é o perigo que o carbúnculo sintomático representa?
- Como combater a requeima da pimenta
- Aplicação de solução de permanganato de potássio
- Tratamento com sulfato de cobre
- Salvando mudas com bicarbonato de sódio
- Uma receita popular usando infusão de cebola
- Usamos o medicamento Fitosporina
- Medidas preventivas
- Redução da acidez do solo
- Escolhendo o local certo para o plantio
- Desinfecção de terrenos abertos
- Preparando e endurecendo mudas
Muitos jardineiros que cultivam pimentas em seus jardins frequentemente se deparam com o problema da canela-preta em mudas de pimenta. Na maioria dos casos, essa doença afeta brotos jovens e imaturos. Vamos explorar as causas da infecção, como combater eficazmente a canela-preta em pimentas e quais medidas preventivas devem ser tomadas para evitar a infecção em mudas.
Características da doença
Na maioria dos casos, a infestação de perna preta ocorre devido a cuidados inadequados com as plantas, uso de solo que não foi limpo de parasitas, rega excessiva e condições inadequadas de luz e temperatura.
Patógeno
A canela preta é transmitida por micróbios que vivem no solo. A doença é causada por esporos de fungos saprofíticos dos gêneros Olpidium, Pythium e Rhizoctonia, entre outros. Eles habitam as camadas superiores do solo e se alimentam de tecido vegetal. Os fungos se reproduzem ativamente em solo de estufas e estufas, atacando qualquer matéria orgânica. Atacam com mais frequência mudas jovens.
Além de fungos, a canela preta pode ser causada por bactérias da espécie Erwinia. Estas vivem na camada superficial do solo e também se alimentam de restos vegetais. Ao contrário das saprófitas, a Erwinia requer tempo para se reproduzir, por isso geralmente é descoberta em plantas maduras.

Como identificar canela preta em mudas
É muito difícil detectar a canela-preta no solo antes que ela afete os brotos jovens. Você pode determinar se suas mudas já estão infectadas e tratá-las com agentes antifúngicos imediatamente pelos seguintes sinais:
- o caule da planta começa a ficar coberto de manchas pretas;
- o talo da pimenta fica mais fino e macio;
- as folhas estão ficando amarelas;
- a planta fica fraca e começa a morrer gradualmente.
Quando atacada por saprófitas, a doença geralmente progride lentamente, com uma pequena lesão. O fungo ataca primeiro as raízes lesionadas, depois avança para as raízes saudáveis e a parte inferior do caule. O caule nem sempre fica preto; às vezes, fica verde-escuro ou cinza.

Causas da doença
As principais causas da disseminação de microrganismos nocivos e dos danos causados pela perna preta nas pimentas são a contaminação do solo onde as mudas são cultivadas, plantações excessivamente densas e excesso de umidade.
Solo e sementes contaminados
Os micróbios que espalham a canela preta vivem nas camadas superiores do solo. Os esporos dos fungos estão sempre presentes e se multiplicam no solo, e o maior desafio é que as condições em que as mudas são cultivadas — altas temperaturas e umidade da estufa — são precisamente as mais favoráveis à disseminação desses microrganismos.

Plantios muito densos
Plantar mudas muito densamente faz com que a umidade fique estagnada na base das plantas por longos períodos. Essa umidade estagnada, por sua vez, favorece o desenvolvimento da canela preta. Portanto, é importante desbastar as mudas para evitar que a infecção mate sua plantação.
Umidade excessiva
Regar o solo em excesso fará com que a umidade se acumule e não evapore. A umidade é o principal catalisador para a proliferação de esporos de fungos.

Qual é o perigo que o carbúnculo sintomático representa?
A canela-preta não causa muitos danos a uma planta saudável e estabelecida. Os esporos do fungo atacam principalmente brotos jovens e fracos, destruindo-os gradualmente ao se alimentarem de tecido vegetal morto. Os brotos sobreviventes produzirão significativamente menos colheitas do que plantas saudáveis.
Como combater a requeima da pimenta
A melhor maneira de prevenir o aparecimento da doença nas mudas é tomar medidas preventivas oportunas e evitar a propagação de microrganismos nocivos no solo. Mas e se as mudas já estiverem infectadas? Existem vários métodos para combater a canela preta em pimentas.

Aplicação de solução de permanganato de potássio
Ao primeiro sinal de uma infestação fúngica prejudicial, desinfete o solo com uma solução de permanganato de potássio a 1% ou produtos que contenham cobre. Depois disso, evite regar as plantas por três dias.
Tratamento com sulfato de cobre
Uma boa maneira de combater a doença é tratar o solo ao redor das plantas com uma mistura de sulfato de cobre e cinzas de madeira na proporção de 1 colher de chá para 1 xícara. No entanto, lembre-se de que o sulfato de cobre pode ser tóxico para mudas muito jovens. Portanto, evite esse método se suas mudas estiverem apenas começando a brotar.

Salvando mudas com bicarbonato de sódio
Nos estágios iniciais da doença, tratar as mudas com uma solução de bicarbonato de sódio é eficaz. Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio litro de água fervida fria e borrife as plantas e a camada superficial do solo com a mistura resultante usando um borrifador.
Uma receita popular usando infusão de cebola
Um remédio popular feito com infusão de casca de cebola provou ser eficaz no combate à canela preta em pimentas. Para prepará-lo, despeje um litro de água fervente sobre um punhado de cascas e deixe em infusão por 24 horas. Borrife as mudas com a mistura três vezes a cada seis dias. A solução destrói a microflora prejudicial do solo e o enriquece com microelementos benéficos.

Usamos o medicamento Fitosporina
A Fitosporina é um excelente remédio para combater infestações. Este fungicida biológico natural é um dos produtos mais eficazes contra doenças fúngicas em plantas.
Ele não contém nenhum produto químico e, quando as mudas são tratadas com ele, elas não apenas ganham imunidade contra infecções, mas também produzem colheitas abundantes, já que a Fitosporina é capaz de estimular o crescimento das plantas.
Medidas preventivas
Para evitar a infestação de canela-preta em mudas, é importante tomar medidas preventivas imediatamente. Siga as recomendações específicas para o preparo de sementes e solo. A infestação de plantas pode ser evitada minimizando o risco de desenvolvimento e multiplicação de microrganismos nocivos no solo.

Redução da acidez do solo
Na maioria dos casos, plantas plantadas em solos altamente ácidos são suscetíveis à doença. Portanto, para prevenir a canela-preta, é melhor tratar o solo com giz, cal ou cinza, reduzindo assim sua acidez.
Escolhendo o local certo para o plantio
Comece a semear quando o ambiente estiver suficientemente quente. Em temperaturas baixas, as mudas podem se desenvolver lentamente e a evaporação da umidade será inibida, levando ao aumento do desenvolvimento da canela-preta. Forneça às mudas condições ideais de luz, pois a interrupção da fotossíntese também retardará a evaporação da umidade.

Ao cultivar mudas, use vasos de turfa e húmus em vez de caixas de madeira — eles reduzem significativamente o risco de infecção por canela preta. Além disso, você pode plantar as mudas diretamente no solo sem removê-las, o que evitará danos às raízes da planta.
Desinfecção de terrenos abertos
Antes do plantio, trate o solo para eliminar bactérias nocivas usando permanganato de potássio ou produtos como Baikal ou Vozrozhdenie. Você também pode despejar água fervente sobre o solo, mas isso matará microrganismos nocivos e benéficos. Após o tratamento, deixe o solo arejar por três dias antes do plantio.

Adicione Trichodermin ao solo – ele é eficaz contra várias infecções, incluindo a perna preta, e é vendido a preços acessíveis.
Preparando e endurecendo mudas
Em primeiro lugar, para prevenir a canela preta em pimentões, é importante escolher as sementes com cuidado. Compre apenas variedades de alta qualidade de empresas renomadas. É melhor usar variedades novas que já tenham boa reputação. Tente escolher variedades resistentes à canela preta.
Antes da semeadura, recomenda-se deixar as sementes de molho em uma solução de permanganato de potássio por 15 minutos e enxaguar com água. Você também pode tratar as sementes com Fitosporina.Todos os recipientes devem ser desinfetados. Trate os potes com uma solução de permanganato de potássio e lave-os com água e sabão.
Semeie as sementes em recipientes separados. Isso evitará que a infecção se espalhe para outras mudas, caso algumas delas sejam infectadas. Se as mudas forem plantadas em um recipiente comum, remova cuidadosamente as mudas afetadas e trate as restantes com cinzas.











