O alho é tratado com amônia quando as folhas da planta ficam amarelas devido ao ataque de diversas pragas de jardim. O alho é mais frequentemente fertilizado com amônia, mas a amônia também pode ser combinada com outras substâncias para proteger a planta. Vamos considerar os propósitos e usos dessa substância na agricultura.
Como funciona o agente protetor?
Jardineiros podem comprar amônia (uma solução de amônia a 10% em água) em qualquer farmácia. É relativamente barata, o que a torna acessível a quase todos.

O uso da substância na agricultura ocorre pelos seguintes motivos:
- Para que uma planta prospere, ela precisa acumular massa verde. Só então o alho pode produzir a quantidade necessária de clorofila, florescer abundantemente e produzir ovários e frutos. Para isso, a planta precisa de nitrogênio; caso contrário, as folhas das mudas começarão a amarelar e secar.
- Nitrato de amônio ou ureia são usados como fertilizantes para fornecer ao alho o elemento necessário. No entanto, essas substâncias contêm relativamente pouco nitrogênio, então o alho pode não ter o suficiente para produzir clorofila.
- A amônia contém a quantidade necessária de compostos de nitrogênio, que em solução podem ser de 80-83%.
- No entanto, leva tempo para que as mudas absorvam o nitrogênio de que necessitam. Devido à alta concentração de nitrogênio no álcool, os fertilizantes de amônia para alho devem ser aplicados em pequenas doses.
- A amônia é usada não apenas como fertilizante, mas também como medida preventiva contra certas doenças comuns ao alho.
É recomendável regar o alho com amônia quando o jardineiro notar sintomas de danos nas plantas, como folhas inferiores pálidas e amareladas, caules finos e quebradiços e diminuição no tamanho das lâminas das folhas.

A amônia também é usada quando as flores não florescem, quando as flores estão caindo, quando as mudas estão atrofiadas ou quando o crescimento do alho parou completamente. Os agricultores dizem que um frasco de amônia é suficiente para tratar pequenos jardins. No entanto, para áreas maiores, recomenda-se comprar amônia em recipientes de 20 ou 50 litros. Armazene a solução em local escuro.
Como combater pragas com amônia?
Existem muitas receitas diferentes para preparar soluções de amônia. Os jardineiros precisam saber quando e como aplicar amônia ao alho; a proporção dos ingredientes depende do uso pretendido.
Se uma planta for atacada por pulgões, use uma solução de metade do conteúdo de um frasco de remédio em 10 litros de água para combater a praga. Misture bem os ingredientes e adicione 0,1 kg de sabão em pó pré-triturado. Isso garante que a solução protetora adira às folhas de alho e não seja levada pela primeira chuva. Após a dissolução completa do sabão, mexa a mistura e deixe descansar por 2 horas. Borrife as mudas de manhã cedo, antes do nascer do sol. O tempo deve estar nublado e sem vento.

Se encontrar formigas nas folhas de alho, regue-as com uma solução diferente. Esses insetos são perigosos porque podem transmitir uma infecção fúngica às mudas. Para matar essas pragas de jardim, recomenda-se diluir o conteúdo de um frasco de medicamento em 1000 ml de água. Use a solução resultante para regar as folhas de alho e quaisquer formigueiros localizados no jardim.
Para fazer isso, você precisa remover a camada superior do solo da casa das formigas, encontrar o local onde as rainhas e os ovos das formigas estão localizados e, em seguida, preencher tudo com uma solução de amônia.
Outro inseto que pode ser perigoso para o alho é a mosca-da-cebola. Para matá-la, use uma solução de 0,25 kg de sal, 10 litros de água e 10 ml de amônia. Primeiro, misture a água e o sal e, em seguida, adicione a quantidade necessária de amônia de um frasco de remédio. Misture bem. Aplique a solução no alho. Após a eliminação parcial dos insetos e o abandono dos demais devido ao odor, as plantas devem ser tratadas com água pura. Como medida preventiva, repita o processo após 9 a 11 dias.

Quando os nematoides das galhas aparecerem nas mudas, prepare uma solução fraca. Use 10 litros de água, 3 gotas de iodo e 40 ml de amônia. Usando essa quantidade de ingredientes, a área a ser tratada é de 2 m². Aplique a solução no solo dos canteiros abaixo dos caules das plantas. Após algum tempo, irrigue o solo. Como medida preventiva, recomenda-se repetir o tratamento após 10 a 12 dias.
Fertilizando alho com amônia
Jardineiros utilizam diversas soluções diferentes para aplicar essa substância como fertilizante. A receita mais comum envolve 60 ml de álcool e 10 litros de água. Os ingredientes são misturados e a solução resultante é usada para regar todas as plantas de alho.
As plantas devem ser fertilizadas com um regador que produza um jato bem visível. A dificuldade desse tratamento reside no fato de a amônia ser uma substância altamente volátil. Recomenda-se a fertilização no final da tarde, após o pôr do sol, ou no início da manhã, antes do sol aparecer no horizonte. Escolha um dia nublado e sem vento para este procedimento.

Para realizar este procedimento, você precisará de um regador sem aspersor. Direcione o jato da solução diretamente para baixo das raízes do alho. O líquido deve cair no solo de uma altura baixa. O jardineiro deve ter cuidado para não deixar o fertilizante pingar nas folhas da planta. Para evitar queimaduras químicas nos arbustos, irrigue o solo com água limpa após a aplicação de amônia.
O que um jardineiro precisa saber ao trabalhar com a preparação?
Ao utilizar as receitas descritas abaixo, recomenda-se observar as precauções de segurança. A amônia é uma substância bastante agressiva que pode causar queimaduras se entrar em contato com a pele ou os olhos. Se o produto químico entrar em contato com a pele ou os olhos, lave imediatamente a área afetada com água limpa. Se a sensação de queimação persistir, procure atendimento médico.

Ao fertilizar mudas, recomenda-se o uso de luvas e máscara. É importante seguir rigorosamente todas as proporções de ingredientes especificadas nas receitas, caso contrário, pode ocorrer perda da colheita.
Se um jardineiro for diagnosticado com hipertensão, ele será proibido de trabalhar com amônia e seus derivados. Os vapores cáusticos causam um aumento acentuado da pressão arterial do paciente. A substância deve ser armazenada em locais inacessíveis a crianças e animais. Quando inalados bruscamente, os vapores de amônia podem causar parada respiratória em algumas pessoas. Se a substância entrar em contato com a boca, pode ocorrer queimadura grave na mucosa oral.
Quando manuseada corretamente e seguindo as precauções de segurança, qualquer mistura de amônia é praticamente inofensiva para pessoas e plantas. Ao contrário de outros fertilizantes nitrogenados, a amônia não se acumula no alho ou em outras culturas quando fertilizada ou pulverizada em plantas para proteção contra pragas.










BioGrow Este é um produto excelente, do qual fiquei satisfeito principalmente porque me permitiu aumentar significativamente minha produção, então, além do tratamento, também uso este produto.