- As melhores variedades de alho para plantio de inverno
- Tiroteio
- Não-atirador
- Como selecionar e preparar mudas
- O que é necessário para o crescimento e uma boa colheita da cultura?
- Composição do solo necessária
- O lugar ideal
- Precursores favoráveis e desfavoráveis
- O que é recomendado para plantar alho junto?
- Tecnologia de plantio em campo aberto
- Momento ideal
- Padrões e regras de plantio
- Tecnologia agrícola e cuidados com as plantas
- Regime de rega e fertilização
- No outono
- Na primavera
- No verão
- Capina e cobertura morta
- Doenças e pragas: controle e prevenção
- Quando e como colher alho de inverno
- Preparação e armazenamento
- Dicas e recomendações de jardineiros experientes
- Como cultivar grandes cabeças de alho
- O que fazer se a planta ficar amarela
Ao plantar qualquer cultura, suas características específicas devem ser levadas em consideração para garantir uma colheita saudável. Aderir à tecnologia adequada para o cultivo de alho de inverno requer um plantio adequado e um manejo cuidadoso durante a estação de crescimento.
As melhores variedades de alho para plantio de inverno
Ao escolher variedades de alho de inverno para o plantio de outono, é recomendável revisar a classificação das opções mais populares. As variedades mais populares chegaram ao topo devido ao seu alto rendimento e facilidade de cuidado.
Tiroteio
O alho em espiga tem um sabor mais picante e pode ser armazenado por mais tempo. Entre as variedades em espiga, destacam-se:
- Gribovsky Yubileiny. Esta variedade produz uvas de tamanho médio com casca avermelhada. Suas principais vantagens são a resistência a doenças e a baixa necessidade de armazenamento.
- Gribovsky 60. Variedade de alto rendimento, de maturação precoce, resistente à seca e à geada. As espigas são de tamanho médio e firmes.
- Cita. Esta variedade é resistente ao frio e a infecções. Seus dentes de cor creme são cobertos por escamas cinzentas com veias roxas proeminentes.
- Cravo-da-índia Grande de Kiseleva. Uma variedade de maturação precoce que produz cabeças grandes, pesando aproximadamente 80 g. Os cravos têm um sabor picante e intenso.
- Herman. As cabeças são arredondadas com escamas lilases. A colheita é resistente a infecções e pode ser armazenada por mais de seis meses.

Não-atirador
Uma característica distintiva das variedades não espigadas é que elas não produzem sementes. A propagação só é possível através do plantio de cravos:
- Moskovsky. Uma variedade de meia estação com sabor suave e longa vida útil. Os dentes são brancos e cobertos por escamas cinza-claras.
- Odesskiy 13. Uma variedade de inverno com casca branca que desenvolve veios roxos. Sua principal vantagem é a longa vida útil sem perda de sabor.
- Gafuriysky. As cabeças são de tamanho médio, pesando até 40 g, achatadas e redondas. A variedade é resistente ao apodrecimento, mas pode ser afetada pelo oídio em condições ambientais desfavoráveis.
- Dobrynya. Uma variedade produtiva e resistente à geada, com boa durabilidade. Uma única cabeça de alho pesa até 55 g. A colheita é adequada para consumo fresco e enlatamento.
- Hermidor. Esta variedade de alho consiste em 12 a 16 dentes grandes cobertos por uma delicada casca roxa. Suas vantagens incluem alto rendimento e sabor picante.

Como selecionar e preparar mudas
Os dentes para plantio devem ser grandes, pois isso determina o rendimento final. A superfície do material de plantio deve estar livre de podridão, danos ou outros defeitos. A cabeça deve ser dividida em dentes imediatamente antes da preparação para a semeadura. O processo de preparação é o seguinte:
- Todos os dentes são cuidadosamente separados uns dos outros para evitar danos à integridade da casca. A base é levemente limpa de quaisquer resíduos de cortiça para garantir um bom enraizamento.
- O material de plantio é inspecionado e vários espécimes adequados são selecionados para a semeadura.
- Os dentes selecionados são deixados de molho por meia hora em uma solução de permanganato de potássio para fins de desinfecção.
- Os cravos desinfetados são deixados de molho em uma solução salina, dissolvendo 2 colheres de sopa de sal em 1 litro de água.

O que é necessário para o crescimento e uma boa colheita da cultura?
Para obter uma boa colheita, a cultura deve ser cultivada em condições favoráveis. Ao planejar o plantio, selecione o local, verifique a composição do solo e considere as regras de rotação de culturas.
Composição do solo necessária
O alho prefere solo leve e fértil, como franco-arenoso. Se o local tiver solo argiloso ou argiloso, adicione argila expandida antes do plantio para melhorar a drenagem. Húmus e turfa também devem ser adicionados ao solo. O pH do solo deve estar entre 6 e 7.
O lugar ideal
Um local elevado e com luz solar constante ao longo do dia é ideal para o plantio de alho. É importante que os canteiros evitem o alagamento e que a neve derreta rapidamente com a chegada da primavera. Se não houver locais adequados disponíveis, você pode construir canteiros elevados para permitir que o excesso de umidade seja drenado para os espaços entre as fileiras, evitando o apodrecimento das raízes.

Precursores favoráveis e desfavoráveis
Ao plantar, é importante considerar as regras de rotação de culturas. Cultivar alho no mesmo local por vários anos consecutivos é inaceitável, pois o solo pode abrigar pragas e vetores de doenças comuns à cultura. A frequência ideal de plantio em um local é uma vez a cada 5 anos.
Leguminosas, verduras variadas, repolho e pepino são precursores adequados para o alho de inverno. Cebola e batata são precursores indesejáveis.
O que é recomendado para plantar alho junto?
Culturas vizinhas adequadamente selecionadas têm um efeito benéfico no desenvolvimento do alho. Vizinhos adequados incluem:
- Cenouras. As culturas oferecem proteção mútua contra diversas doenças e pragas.
- Cultivo de ervas. Recomenda-se semear folhas verdes, como manjericão, endro, salsa e rúcula, no canteiro ao lado do alho.
- Flores. Narcisos, jacintos, gladíolos e tulipas podem ser plantados ao lado do alho.

Tecnologia de plantio em campo aberto
Ao semear, é importante seguir procedimentos específicos para evitar erros. O não cumprimento do tempo e dos procedimentos de plantio pode levar à redução da produtividade e ao crescimento lento.
Momento ideal
O momento do plantio do alho de inverno depende das condições climáticas e da profundidade planejada do solo. Na maioria das vezes, os dentes são plantados a uma profundidade de 3 a 5 cm e semeados de 2 a 3 semanas antes da geada prevista.
Na zona média, esse período cai no final de setembro - primeiros dias de outubro, e em regiões de clima mais quente - no início de novembro.
Em climas frios, recomenda-se plantar as mudas 10 a 15 cm mais fundo. Isso promoverá um melhor enraizamento e as protegerá de geadas severas. A época de plantio, neste caso, varia do final de agosto a meados de outubro.
Padrões e regras de plantio
Após selecionar um local adequado no terreno, cave sulcos ao longo do canteiro, espaçados de 20 a 25 cm. Coloque vários cravos em cada buraco, deixando cerca de 7 cm entre eles. Coloque os cravos de lado ou em pé, com a parte inferior para baixo.

Tecnologia agrícola e cuidados com as plantas
Durante toda a estação de crescimento, é preciso ter cuidado para garantir uma colheita abundante. Para garantir um crescimento vigoroso, o alho-de-inverno requer rega adequada, fertilização, cultivo do solo e pulverização protetora.
Regime de rega e fertilização
A rega e a fertilização desempenham um papel importante no cultivo do alho de inverno. Para prosperar, a cultura precisa de umidade e nutrientes suficientes. Em diferentes épocas do ano, as plantas exigem cuidados adaptados às condições climáticas do ambiente.
No outono
Como o alho de inverno é plantado no outono, os canteiros são regados imediatamente após o plantio. A rega deve ser interrompida antes da chegada da geada para evitar que os dentes congelem e apodreçam no solo.

Na semeadura, os canteiros são fertilizados com húmus ou composto bem decomposto, e também são adicionados superfosfato, nitrofosfato e farinha de dolomita. Turfa também é adicionada ao solo argiloso.
Na primavera
Com a chegada da primavera, a planta deve ser fertilizada com uma solução de ureia e, uma semana depois, tratada com nitroammofoska. A rega deve ser feita cerca de duas vezes por semana na primavera, à medida que o solo seca.
No verão
Durante o verão, regue o solo a cada 5 a 6 dias. Se chover com frequência, a frequência de rega pode ser reduzida. Em julho, 3 a 4 semanas antes da colheita, a rega é interrompida.
A porção final do fertilizante é aplicada pouco antes da colheita do alho, quando o processo de formação ativa da cabeça está em andamento.
Para isso, dissolva 2 colheres de sopa de superfosfato triturado em 10 litros de água e trate os canteiros.
Capina e cobertura morta
Durante o cultivo, ervas daninhas aparecerão periodicamente no solo, dificultando o desenvolvimento da cultura. Recomenda-se inspecionar regularmente os canteiros e remover as ervas daninhas assim que surgirem.

Para simplificar a jardinagem e reduzir o trabalho, o controle de ervas daninhas pode ser feito com cobertura morta. Uma camada de cobertura morta pode ser feita de turfa, folhas, serragem ou palha. Jardineiros iniciantes frequentemente perguntam se precisam varrer o solo ao aplicar cobertura morta. Você pode cobrir seus canteiros com cobertura morta sem precisar varrer o solo, colocando uma camada por cima.
Doenças e pragas: controle e prevenção
Condições ambientais desfavoráveis e negligência nos cuidados levam ao desenvolvimento de doenças e pragas. O alho de inverno é suscetível à murcha de fusário, ferrugem, míldio, podridão do colo e podridão bacteriana. Insetos nocivos que atacam a cultura incluem nematoides do caule e ácaros da raiz. traça da cebola.

As medidas de controle incluem o tratamento dos canteiros com inseticidas e fungicidas imediatamente após a detecção de sinais de infestação nas culturas. Pragas grandes podem ser removidas manualmente ou com iscas.
Quando e como colher alho de inverno
O momento da colheita depende do clima e da variedade cultivada. Os sinais de maturação incluem o amarelecimento da parte superior das plantas e o amolecimento do pseudocaule. Para remover as cabeças do solo, retire-as cuidadosamente com uma pá e puxe-as junto com o torrão de terra, tomando cuidado para não perturbar a integridade da vagem. Em seguida, sacuda a terra e deixe as vagens secarem.
Preparação e armazenamento
Após a colheita, é importante preparar adequadamente os produtos para armazenamento. As seguintes diretrizes e dicas são recomendadas:
- As raízes e os talos do alho não devem ser removidos. Essas partes só podem ser levemente aparadas após a secagem.
- É melhor secar a colheita de alho em um ambiente aquecido e ventilado ou ao ar livre, sob cobertura. Evite expor os bulbos à luz solar direta.
- Não há necessidade de lavar a plantação adicionalmente, pois o solo restante secará e cairá sozinho.
- Se você planeja armazenar alho de inverno em maços ou tranças, é preciso deixar talos longos nas cabeças.
É melhor armazenar a colheita preparada em um local escuro e fresco, com temperatura de 2 a 5 graus e umidade atmosférica de 70 a 80%. Uma adega, um galpão ou uma galeria são locais adequados para armazenar alho. Você também pode armazenar os bulbos na geladeira. Sacos plásticos, caixas e engradados de madeira são bons recipientes de armazenamento. Durante o armazenamento, é importante inspecionar os bulbos periodicamente para evitar o apodrecimento.
Dicas e recomendações de jardineiros experientes
Ao cultivar alho de inverno, você pode encontrar problemas comuns. Para evitar complicações e preservar sua colheita, vale a pena seguir os conselhos de jardineiros experientes.
Como cultivar grandes cabeças de alho
Para cultivar grandes cabeças de alho, é importante selecionar a variedade adequada. Variedades como Gribovsky Yubileiny, Poretsky Mestny e Danilovsky produzem grandes colheitas. O plantio e os cuidados subsequentes são os mesmos do padrão.
O que fazer se a planta ficar amarela
Quando a colheita do alho começa, o amarelamento das partes aéreas é um processo natural. Se a planta começar a amarelar em outras épocas, é devido à insuficiência de nitrogênio no solo. A aplicação de um fertilizante contendo esses nutrientes ajuda a eliminar o problema e a restaurar o crescimento normal.









