Produtores de hortaliças em muitos países cultivam cebolas. Às vezes, durante o cultivo, precisam tratar doenças perigosas da cebola, que muitas vezes levam à morte da planta. Para preservar sua colheita, é importante se familiarizar com as doenças e seus tratamentos com antecedência.
Podridão do pescoço das cebolas
Muitos consideram a podridão do colo da cebola uma doença perigosa, pois afeta mudas jovens. Os sinais da doença aparecem nos arbustos durante o tempo quente e chuvoso, quando os níveis de umidade aumentam. Os patógenos da podridão da cebola passam o inverno em restos de plantas e, após a chegada da primavera, migram gradualmente para as plantas de cebola.
Às vezes, o colo da cebola apodrece após a colheita. Nesse caso, os sinais da doença aparecem seis semanas após a colheita. Os bulbos infectados ficam mais claros e sua casca fica amarelada. Sua superfície então escurece e fica coberta de manchas escuras. Se nenhum tratamento for realizado, a podridão se espalhará para o restante do bulbo.
No estágio final da podridão do colo, os bulbos ficam completamente cobertos por uma crosta preta com superfície texturizada e áspera. A crosta aparece primeiro na parte inferior do bulbo, espalhando-se gradualmente para as laterais e o topo. Quando os primeiros sinais de podridão aparecem, é importante remover rapidamente os vegetais infectados para evitar que a doença se espalhe para plantas saudáveis.
Combater a podridão do pescoço é bastante difícil, por isso é melhor pensar na prevenção com antecedência. Para proteger a colheita da podridão, aqueça e seque todas as frutas a cerca de 45 graus Celsius antes do armazenamento. Além disso, para conservar as frutas, trate todas as cabeças com uma solução de giz.

Míldio
Jardineiros frequentemente enfrentam o míldio, ou peronospora, que pode destruir completamente as plantações. Esta doença perigosa é causada por conídios, que se tornam ativos durante a floração. Qualquer pessoa pode reconhecer a presença de conídios em suas plantas. Plantas infectadas desenvolvem manchas amarelas e uma camada roxa.
As principais razões para o desenvolvimento de oídio em arbustos de cebola incluem:
- a presença de ervas daninhas, que muitas vezes contêm patógenos;
- alta umidade do solo;
- alta temperatura.
- As pragas da cebola também podem espalhar doenças infecciosas.
Os sinais da doença aparecem apenas um mês após a infecção dos arbustos. Nos primeiros dias, o bulbo é afetado, após o que a infecção se espalha para as folhas. A superfície delas fica pálida e manchada. Em condições de alta umidade, uma camada acinzentada se acumula nas folhas infectadas. Nos estágios finais, todas as folhas murcham e caem, resultando em redução na produtividade.
Para impedir a propagação da infecção, use Policarbacina. Sua principal vantagem é que é inofensivo às plantas e não causa queimaduras. Preparar uma solução eficaz é simples: adicione 50 gramas da substância a um recipiente de dez litros de água e misture bem. As plantas infectadas devem ser pulverizadas pelo menos uma vez a cada 10-15 dias.
Uma calda bordalesa fraca, feita de cal, água e sulfato de cobre, também é usada para tratar cebolas. Borrife as plantas com essa solução em meados de maio, quando os esporos dos conídios começam a germinar.
Alguns jardineiros combatem o oídio com remédios populares. Eles colhem ervas daninhas do jardim, mergulham-nas em água quente e deixam-nas em infusão por 3 a 4 dias. Em seguida, coam o líquido e o usam para tratar mudas.

Ferrugem da cebola
A ferrugem da cebola é uma doença perigosa que afeta negativamente o crescimento das plantas. Portanto, produtores experientes de vegetais recomendam combater a doença imediatamente após o aparecimento de sinais de danos.
A ferrugem apresenta sintomas evidentes, o que a torna fácil de detectar. As plantas afetadas desenvolvem manchas arredondadas e irregulares, que causam a morte das folhas em poucos dias. As principais causas da ferrugem da cebola incluem rega fora de hora, ervas daninhas, plantio muito próximo umas das outras e plantio fora do período adequado.
A doença geralmente se manifesta em climas chuvosos, pois apenas folhas molhadas podem ser infectadas. O patógeno não consegue penetrar em plantas secas.
Jardineiros inexperientes não sabem o que fazer se suas plantas estiverem cobertas de manchas enferrujadas.
Existem várias medidas preventivas que podem ajudar a proteger as mudas de doenças:
- plante as plantas a uma distância de 50-60 cm;
- retire e queime imediatamente as folhas infectadas;
- plante variedades de cebola resistentes à ferrugem;
- Todas as mudas devem ser tratadas regularmente com soluções bactericidas.
Para proteger as mudas de doenças, elas são tratadas periodicamente com uma solução de cobre. Para prepará-la, adicione 50 gramas de sabão e 30 gramas da solução a um balde com líquido. A solução é então misturada e usada para pulverizar as cebolas uma vez por semana. É melhor aplicar a solução durante o dia para que as folhas estejam completamente secas à noite.

Fusarium
Uma das doenças mais perigosas da cebola é a murcha de fusário, que causa apodrecimento do bulbo e morte das folhas. O patógeno é encontrado no solo e se torna ativo na primavera, após o aquecimento do solo. A murcha de fusário causa primeiro o escurecimento das folhas e, em seguida, o aparecimento de manchas nos frutos. Os bulbos ficam mais moles e uma camada acinzentada com um odor desagradável de podridão aparece em sua superfície.
As razões para o aparecimento dos primeiros sinais de patologia incluem:
- rega muito frequente da área onde as cebolas são cultivadas;
- colheita tardia de frutos maduros;
- utilização de material de semente estragado;
- alta temperatura do ar.
Para evitar problemas futuros com plantas infectadas por fusarium, é importante tomar medidas preventivas com antecedência. Medidas preventivas são tomadas durante a preparação do solo antes do plantio de cebolas. Antes do plantio, toda a área é tratada com uma solução de Iprodiona, que desinfeta completamente o solo e o limpa de bactérias. Ao cultivar mudas de cebola, as seguintes medidas preventivas também devem ser seguidas:
- afrouxamento regular da área;
- plantando apenas variedades de maturação precoce;
- desinfecção pré-semeadura do material de plantio com solução de manganês;
- cumprimento dos prazos de colheita.
Para evitar o aparecimento da murcha de fusarium após a colheita dos bulbos, todas as frutas são armazenadas em ambientes com temperatura não superior a cinco graus Celsius e umidade de cerca de 50%.

Podridão bacteriana da cebola
As plantas de cebola são infectadas com podridão bacteriana do fundo durante o período de maturação. A infecção aparece nas folhas como pequenas feridas redondas, cinza-escuras. Os bulbos parecem saudáveis mesmo após a colheita. No entanto, após 1 a 2 meses de armazenamento, seu interior começa a se deteriorar e apodrecer. Para verificar se os bulbos estão estragando, você terá que cortá-los no sentido do comprimento. O corte revelará escamas de cebola escurecidas e amolecidas.
Gradualmente, todas as partes do bulbo ficarão pretas e a fruta estragará completamente.
Existem várias razões para o aparecimento de podridão bacteriana em mudas de cebola:
- rega inadequada, devido à qual as penas da cebola ficaram queimadas pelo sol;
- danos às plantações durante a escavação;
- mudanças bruscas de temperatura que enfraqueceram as plantas;
- doenças infecciosas;
- condições inadequadas para armazenamento de bulbos.
Recomenda-se prevenir e combater a podridão bacteriana para evitar que ela se espalhe para mudas saudáveis próximas. As medidas preventivas incluem o seguinte:
- comprar material de plantio de vendedores confiáveis que vendam somente bulbos saudáveis;
- colheita cuidadosa;
- remoção regular de ervas daninhas da área;
- secar todas as frutas antes de armazená-las novamente na adega;
- criando condições ótimas para a preservação de bulbos maduros.

Mofo verde
Estas são as principais pragas da cebola e do alho. A podridão por mofo aparece após a colheita das cebolas maduras e durante o armazenamento. Inicialmente, manchas marrons aparecem na parte inferior das cebolas infectadas. Em seguida, os bulbos perdem a firmeza e ficam murchos. Toda a superfície da fruta fica coberta por manchas verdes de mofo com odor desagradável. Essas cebolas devem ser descartadas imediatamente, pois abrigam esporos que podem infectar espécimes saudáveis. Existem duas causas principais de podridão por mofo em cebolas:
- altos níveis de umidade no ambiente onde a colheita é armazenada;
- danos mecânicos múltiplos na superfície dos bulbos durante a colheita.
Para evitar que os bulbos de cebola estraguem devido ao apodrecimento por mofo, siga medidas preventivas. Remova cuidadosamente todos os bulbos maduros e sementes para evitar danos acidentais. Trate a área de armazenamento com produtos antirrábicos e outros produtos de controle de pragas previamente. Também devem ser criadas condições adequadas de armazenamento. Os bulbos devem ser armazenados em um ambiente com umidade moderada e temperatura de aproximadamente 12 a 15 graus Celsius.
Mofo preto
O aparecimento de mofo Pragas da cebola contribuem para o apodrecimento e bactérias perigosas que atacam frutos já colhidos. Só é possível determinar se os arbustos estão infectados com esta doença após a colheita. A progressão da doença é indicada pelo escurecimento da superfície da cebola. Os bulbos infectados também amolecem e apodrecem gradualmente. Em sua superfície, forma-se mofo preto com odor desagradável e de mofo. As principais causas desta doença incluem:
- armazenar colheitas em instalações inadequadas;
- danos severos às cabeças de cebola;
- presença de bactérias no solo;
- o solo está muito úmido.

Para preservar a colheita e protegê-la da podridão negra, pisoteie todas as fileiras antes da colheita. Isso protegerá a planta do excesso de umidade e inibirá o crescimento de bactérias no solo. O pisoteamento deve ser feito com muito cuidado para evitar danos acidentais aos arbustos. Para prevenção, também é necessário:
- livre-se das moscas da cebola em tempo hábil, pois elas podem fazer com que os arbustos fiquem infectados com podridão;
- colha cebolas somente em dias ensolarados;
- frutas secas antes de armazenar;
- pré-desinfetar o material da semente;
- criar condições adequadas para armazenar frutas.
Conclusão
A cebola é uma hortaliça comum cultivada em quase todos os jardins. Ao cultivar esta planta, é comum encontrar doenças que podem prejudicar a produção. Para proteger as cebolas dessas doenças, é importante entender os detalhes de sua prevenção.











