- As especificidades de fazer geleia de pétalas de rosa em casa
- Selecionando e preparando ingredientes
- Preparando recipientes
- Como fazer geleia de pétalas para o inverno
- Receita clássica
- Opção sem cozimento
- O jeito antigo
- Em uma panela elétrica com tangerina
- Com mel
- Com suco de limão e laranja
- Com a adição de ácido tartárico
- Em búlgaro
- Com morangos
- Receita de Rosa Mosqueta
- Das pétalas de uma rosa de chá
- Como armazenar guloseimas
As pétalas da rainha dos jardins são ricas em óleos essenciais, flavonoides e contêm saponinas, oligoelementos e vitaminas. Nossos ancestrais faziam pomadas e infusões com as flores perfumadas, que usavam para curar feridas. A geleia de pétalas de rosa preserva a maioria dos seus componentes benéficos, e esta sobremesa fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater resfriados e infecções virais.
As especificidades de fazer geleia de pétalas de rosa em casa
Plantas ornamentais são tratadas com produtos químicos e alimentadas com fertilizantes sintéticos. Suas flores não trazem benefícios aos humanos, e infusões feitas com suas pétalas podem causar intoxicação.
Para fazer geleia, recomenda-se não usar variedades decorativas, mas sim rosas de chá simples, que têm um aroma único. As pétalas são arrancadas da flor aberta e colocadas em um recipiente de Teflon ou aço inoxidável, caso contrário, a mistura grudará. Os insetos que se instalaram dentro da rosa são removidos com uma solução salina.
Para fazer uma geleia espessa, você precisará de ágar-ágar ou pectina de maçã. A sobremesa pode ser feita apenas com as pétalas ou com a adição de frutas cítricas, frutas vermelhas ou suco.
Selecionando e preparando ingredientes
A planta, de cujas flores são feitos chás medicinais ou preparada uma iguaria perfumada, não deve ser cultivada em estufa, mas sim em área aberta, sem tratamento com produtos químicos.
As pétalas são colhidas pela manhã, depois que o orvalho seca, limpas de detritos, folhas e estames, cuidadosamente lavadas e dispostas sobre uma toalha..
Preparando recipientes
Pequenos potes sem lascas, cortes ou rachaduras são limpos com mostarda ou soda, enxaguados com água quente, colocados no forno, micro-ondas ou em uma panela com água fervente para esterilização.
As tampas de lata são desinfetadas, selecionando-se exemplares sem ferrugem e com vedação de borracha bem apertada.
Como fazer geleia de pétalas para o inverno
As flores de rosa mosqueta e rosa-chá são usadas há muito tempo em sobremesas e infusões. As mulheres aprenderam a combinar frutas e bagas com pétalas de rosa, o que adiciona um sabor variado ao produto. É crucial colher as flores rapidamente.

Receita clássica
Na maioria das vezes, as donas de casa fazem geleias usando o método tradicional, com o mínimo de ingredientes. Para isso, elas usam:
- 0,4 kg de açúcar;
- 100 g de pétalas rosas e vermelhas;
- 70–80 ml de água.
Se forem utilizadas flores de diferentes tonalidades, a sobremesa fica muito bonita e adquire um aroma mais delicado.
As pétalas são selecionadas, lavadas, secas, colocadas em uma tigela, misturadas com açúcar e amassadas à mão para liberar o suco. Enquanto a mistura está em infusão, prepare a calda, adicione as pétalas e cozinhe em fogo baixo por quinze minutos.
Opção sem cozimento
O tratamento térmico evapora os óleos essenciais, reduzindo a quantidade de compostos medicinais presentes nas flores. Para preservar ao máximo as propriedades benéficas, as pétalas são moídas com açúcar na proporção de 1:2. Isso pode ser feito com pilões ou à mão.
Para evitar que a geleia de rosas azeda ou fermente, o açúcar é colocado em um frasco lavado com soda e desinfetado no vapor, e as flores esmagadas são colocadas em cima.
O jeito antigo
As pétalas são cortadas dos botões, lavadas em água corrente e escaldadas em água fervente. Depois de coadas em uma peneira, são colocadas em uma panela com água quente e fervidas por quinze minutos. Em seguida, adiciona-se açúcar à panela, a mistura é fervida por 25 a 30 minutos, adiciona-se ácido cítrico e a mistura é fervida em fogo baixo até ficar rosada.
Para preparar esta sobremesa de acordo com uma receita antiga você precisará de:
- 0,2 kg de pétalas;
- 600 gramas de açúcar;
- 1 colher de chá de ácido cítrico;
- um copo de água.
A guloseima é colocada em recipientes de vidro. Os potes resfriados são levados para um local fresco.

Em uma panela elétrica com tangerina
Eletrodomésticos caseiros permitem preservar a quantidade máxima de óleos essenciais e graxos, além de vitaminas presentes nas flores de rosa, enquanto frutas cítricas conferem um sabor rico à geleia. Para preparar a sobremesa, leve:
- 200 g de pétalas;
- 300 ml de água;
- 2,5 xícaras de açúcar;
- 3 tangerinas.
A fruta é descascada, cortada em fatias, as veias são removidas e a casca é cortada em tiras.
Coloque as pétalas de rosa em uma tigela multicooker, complete com água e ferva por 15 minutos. Em seguida, adicione o açúcar e programe a multicooker para a mesma configuração por 20 minutos. Quando a sobremesa estiver quase pronta, adicione as fatias de tangerina e a casca picada e ferva por mais 15 minutos.
Com mel
Você pode fazer geleia de rosa mosqueta ou de flor de rosa sem açúcar. Colha as pétalas, lave-as e amasse-as em uma tigela com a mesma quantidade de mel até obter uma mistura homogênea.

Com suco de limão e laranja
Para encantar os familiares e surpreender os convidados com uma geleia perfumada e com uma acidez agradável, as mulheres espremem 10 ml de suco de frutas cítricas e misturam em uma tigela com açúcar, adicionando 100 pétalas de rosa. Coloque o recipiente com a mistura no fogão e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
Com a adição de ácido tartárico
Para preparar geleia para armazenamento de longo prazo com um sabor rico, você terá que gastar mais tempo e usar:
- 1000 g de açúcar;
- 0,5 l de água;
- 200 g de pétalas.
Despeje as flores em um recipiente com calda quente e deixe ferver por 4 a 5 minutos. Retire do fogo, deixe em infusão durante a noite e cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos. Adicione 5 ml de ácido tartárico. Transfira a mistura para um recipiente de vidro e feche com tampas de lata desinfetadas.

Em búlgaro
Esta receita de sobremesa leva flores de rosas desabrochando. Para engrossar a geleia, use pectina. Você também precisará de 200 gramas de pétalas de rosa.
- Coloque 1,5 xícaras de água em uma panela, adicione 250 g de açúcar e retire do fogo após ferver.
- Misture pétalas limpas e selecionadas com a mesma quantidade de areia e raspas de limão e deixe por 3–4 horas.
- Coloque a mistura de flores na calda aquecida e deixe ferver por 5–6 minutos.
- Açúcar é adicionado à pectina, ela é adicionada à massa aquecida, que é infundida por 6 horas e depois fervida novamente.
A geleia é semelhante à marmelada e tem um sabor rico e intenso.
Com morangos
Quando a rosa-chá floresce, os primeiros frutos amadurecem. Morangos de jardim encantam com seu sabor delicado e são usados para fazer geleias, combinando perfeitamente com compotas de rosas. Cem gramas de morangos são misturados com açúcar na proporção de 1:2 e deixados em uma panela por 5 a 6 horas. As pétalas são esmagadas manualmente com ácido cítrico, adicionadas à calda, e os frutos e o suco são despejados na calda. A mistura é fervida em fogo baixo por 5 minutos, depois resfriada por mais 10 minutos, depois resfriada e fervida novamente.

Receita de Rosa Mosqueta
Muitas pessoas cultivam rosas selvagens, não ornamentais, em suas dachas. O arbusto geralmente não é fertilizado, mas ninguém se apressa em jogá-lo fora. Os frutos da rosa mosqueta dupla são ricos em ácido ascórbico; colher 500 gramas de pétalas rende uma sobremesa deliciosa.
Faça uma calda com 1 kg de açúcar e um copo de água, adicione as flores e deixe ferver por 5 a 6 minutos. Em seguida, adicione uma colher de ácido cítrico e cozinhe em fogo baixo até a mistura engrossar.
Das pétalas de uma rosa de chá
Para preparar uma sobremesa com as flores perfumadas, faça uma calda dissolvendo 0,6 kg de açúcar granulado em 2 xícaras de água e leve para ferver. Usando um batedor, misture 200 g de pétalas lavadas e secas. Adicione a mistura de rosas à calda quente e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
Como armazenar guloseimas
A sobremesa, colocada em um recipiente estéril e hermeticamente fechado, é deixada na despensa, nos armários da cozinha ou baixada para o porão. A geladeira contém uma iguaria feita de pétalas que não foram tratadas termicamente.











