- Vantagens e desvantagens do método "preguiçoso"
- Variedades de tomate adequadas
- Métodos de cultivo
- Sementes
- Um abrigo com uma almofada de esterco feita no outono
- Remoção de enteados
- Cultivo de tomates em barril
- Como cuidar de tomates
- Com que frequência regar
- Alimentação necessária
- Formação de arbustos
- Tempos de maturação e colheita
Cada variedade de tomate tem suas próprias características de cultivo. No entanto, os métodos tradicionais de cultivo desta cultura tornaram-se obsoletos recentemente. Jardineiros mais progressistas começaram a plantar tomates para os mais preguiçosos. Essa técnica promete rendimentos decentes com o mínimo de trabalho. No entanto, para que o experimento seja bem-sucedido, é necessário seguir rigorosamente a sequência de todas as etapas.
Vantagens e desvantagens do método "preguiçoso"
O método do preguiçoso para cultivar tomates está ganhando cada vez mais popularidade entre os jardineiros. Muitos já perceberam suas vantagens em primeira mão:
- baixos custos de mão de obra e tempo;
- não há necessidade de irrigação e fertilização frequentes;
- uso racional do solo para obter o máximo rendimento;
- segurança ambiental.
Não há desvantagens significativas no método preguiçoso de cultivo de tomates, mas o sucesso depende muito da escolha correta da variedade e das condições climáticas.
Variedades de tomate adequadas
Nem todas as variedades de tomate são adequadas para cultivo preguiçoso. O principal requisito é que eles sejam altos. Os melhores tomates e suas breves características são apresentados na tabela.
| Nome da variedade | Descrição |
| Beleza do Norte | Uma variedade de meia estação com frutos em formato de pera que pesam até 120 g. É altamente resistente a flutuações de temperatura, baixas temperaturas e seca. |
| Mitrídates F1 | Um tomateiro de meia-precoce. Tomates vermelhos brilhantes pesam até 150 g. A planta é caracterizada por maior imunidade a patógenos virais e infecciosos e tolera bem as flutuações de temperatura. |
| Dobrun | Um tomate precoce caracterizado pela maior resistência aos patógenos das principais doenças. Os frutos são ligeiramente achatados, de cor vermelha e sabor agradável. |
| Faraó F1 | Uma variedade de tomateiro semi-precoce caracterizada por maior resistência a doenças comuns e alta produtividade. Cada metro quadrado rende até 25 kg de tomates com excelente comercialização e sabor. |

Para cada região, você pode selecionar individualmente outras variedades de tomate adequadas com períodos de maturação médios ou precoces e um arbusto alto.
Métodos de cultivo
Existem várias maneiras de cultivar tomates sem complicações desnecessárias e produzir uma colheita decente de frutas deliciosas e de alta qualidade. Os jardineiros só precisam escolher a que melhor se adapta a eles.
Sementes
Este método reduz não apenas o trabalho, mas também o tempo dos jardineiros. Mudas semeadas diretamente no canteiro crescem melhor adaptadas ao sol, seu sistema radicular é mais desenvolvido e sua resistência a doenças é mais forte. Além disso, esses tomates são menos suscetíveis a fatores ambientais adversos.

O local para o plantio dos tomates é preparado imediatamente após o derretimento da neve. Cinzas de madeira misturadas com superfosfato são espalhadas sobre os canteiros. O solo é solto com uma enxada ou um cultivador de superfície plana. Polietileno é esticado sobre arcos pré-instalados.
Os tomates devem ser semeados três semanas após a cobertura da estufa. Trate as sementes com um estimulante de crescimento e espalhe-as no canteiro em um padrão de 3 x 15 cm, plantando-as um pouco mais fundo e cobrindo-as com terra.
Assim que as mudas surgirem, o viveiro deve ser ventilado em dias ensolarados e aberto em dias nublados. A cobertura só é finalmente removida depois que a ameaça de geadas noturnas da primavera passa. As mudas são desbastadas de modo que uma distância de 30 x 30 cm seja mantida entre elas. Posteriormente, os tomates precisarão ser regados, capinados e o canteiro deverá ser solto.
Um abrigo com uma almofada de esterco feita no outono
Uma miniestufa construída no outono com uma cama de esterco economizará tempo na primavera. A ideia é que todo o trabalho preparatório seja feito após o término do verão. Na primavera, resta apenas semear os tomates e monitorar seu desenvolvimento. São cavadas covas de plantio de 0,5 x 0,7 m, com uma distância de 1,5 m entre elas. Uma camada de 10 cm de restos de grama seca é colocada no fundo, coberta com terra (cerca de 15 cm) e esterco (até 30 cm) e, em seguida, terra novamente (até 10 cm). Em seguida, os arcos são instalados e o polietileno é esticado.

As sementes de tomate são semeadas em uma cama de esterco entre meados e o final de março. Elas são pré-tratadas com um estimulante de crescimento. As sementes são espalhadas na superfície do solo e levemente compactadas, e então cobertas com terra. Após a emergência das mudas, a estufa deve ser ventilada regularmente. A cobertura é removida completamente assim que a ameaça de geada passa.
Remoção de enteados
Este método elimina a necessidade de cultivar grandes quantidades de mudas. Você pode cultivar quase um canteiro inteiro de tomates a partir de apenas uma planta, eliminando o esforço de cavar e preparar covas, além de cuidados adicionais com os tomates jovens. Tanto tomates comuns quanto variedades híbridas são adequados para propagação.

Os fertilizantes são distribuídos em uma área de 2,5 x 2,5 m. Para isso, utilize:
- superfosfato;
- potássio;
- salitre;
- sulfato de cobre;
- cinzas de madeira.
Em seguida, solte bem o solo com uma enxada ou enxada de topo reto. Faça um buraco no centro do canteiro e plante uma muda de tomate. Coloque uma estaca próxima e amarre a planta a ela imediatamente. Assim que os brotos laterais começarem a crescer, prepare pedaços de arame, dobre os brotos no chão e prenda-os firmemente com um fio de metal. Regue os tomateiros generosamente até que as raízes jovens comecem a se formar. Após o enraizamento, esses brotos desenvolvem folhagem ativa e formam novos brotos laterais. Estes são enraizados de maneira semelhante até que todo o canteiro esteja preenchido.

Cultivo de tomates em barril
Se os jardineiros procuram algo testado e comprovado há anos e que não deixa dúvidas, este método é exatamente o que precisam. Tomates não precisam de estacas nem de fertilização. Pendurar cachos de tomates maduros não só será uma adição deliciosa ao cardápio, como também um belo complemento para o jardim.
Um recipiente velho e com vazamento ou uma caixa de madeira são adequados para o cultivo de tomates. Coloque uma camada de brita ou tijolo quebrado no fundo. Em seguida, alterne camadas de terra e qualquer matéria orgânica (feno, palha ou grama seca). Quando o recipiente estiver cheio, plante dois tomateiros e regue-os abundantemente. Conforme a terra assentar, adicione mais terra ao recipiente, misturando-a com os resíduos orgânicos. Lembre-se de monitorar o nível de umidade. Essas mudas não precisam de fertilizante ou suporte; os galhos do tomateiro simplesmente ficam pendurados.

Como cuidar de tomates
Tomates cultivados de forma mais tranquila ainda exigem alguns cuidados. Embora seja mais fácil e leve menos tempo, os jardineiros ainda terão que se esforçar um pouco.
Com que frequência regar
Os tomates precisam de regas pouco frequentes, mas abundantes. A frequência é determinada pela aparência das plantas. Assim que começam a ficar sem umidade, a folhagem imediatamente escurece e murcha. A irrigação frequente com pequenas porções tem impacto negativo no crescimento e desenvolvimento dos tomatesJardineiros experientes recomendam regar os arbustos de 1 a 2 vezes por semana, garantindo que a camada superior do solo esteja seca. Em caso de chuvas fortes, reduza a frequência de rega.

Alimentação necessária
Tomates cultivados de forma preguiçosa podem ser alimentados sem fertilizantes adicionais, usando apenas matéria orgânica adicionada no plantio. No entanto, para garantir uma colheita abundante e com excelente sabor, recomenda-se a fertilização.
Na primavera, os tomates sofrem com uma deficiência de nitrogênio. Isso promove o crescimento da folhagem verde. Fertilizantes de potássio e fósforo são aplicados um pouco mais tarde. Esses fertilizantes são eficazes até o final da estação de crescimento. Jardineiros saudáveis podem usar uma solução de verbasco fresco, que contém todos os componentes vitais para as plantas.

Formação de arbustos
O método de poda de brotos laterais raramente é usado no cultivo de tomates de forma preguiçosa. No entanto, beliscar o caule principal é eficaz. Isso é feito um mês antes de os tomates terminarem de frutificar. Você pode beliscar os brotos laterais depois que eles formarem ovários. Para isso, remova o cacho superior do galho, deixando três folhas inteiras nele.
Os jardineiros praticam a remoção das folhas inferiores dos tomateiros durante o cultivo. A cada duas semanas, eles colhem uma ou duas folhas inferiores localizadas sob o cacho de frutos mais externo.
Tempos de maturação e colheita
O tempo de colheita dos tomates cultivados pelo método preguiçoso depende exclusivamente da variedade escolhida. Normalmente, o tempo estimado de amadurecimento é indicado na embalagem das sementes. Considerando que tomates de início e meio de temporada são utilizados para este método, eles estarão prontos para a colheita de 85 a 120 dias após a germinação ou enraizamento das mudas.












Certamente não sou um jardineiro experiente, mas percebi que esse método basicamente significa que você não precisa se preocupar com as mudas. Ou será que entendi errado? Afinal, para obter bons resultados, até os mais preguiçosos precisam se esforçar. :)