- Descrição do tomate Gina
- Características da variedade
- Vantagens e desvantagens
- A diferença entre Gina e Gina TST
- Como cultivar tomates corretamente?
- Método sem sementes
- Método de mudas
- Padrão de plantio e como evitar que os arbustos fiquem muito densos
- Características do cuidado com as culturas
- Rega
- Cobertura superior
- Formação de arbustos e ligas
- Como proteger a Gina de doenças e pragas?
- Colheita e utilização da cultura
- Feedback de quem plantou
A maioria dos jardineiros prefere cultivar tomates de baixa manutenção e alta produtividade. Uma dessas variedades é o tomate Gina, cujas características e descrição oferecem uma série de aspectos positivos.
Descrição do tomate Gina
A variedade Gina foi desenvolvida por criadores europeus. As plantas são rasteiras, com cerca de 50 a 60 cm de altura e folhagem média. Os arbustos não são padronizados, mas consistem em vários caules que crescem a partir da base. Esta variedade de tomate não requer suporte, modelagem especial ou remoção de brotos laterais.
Os frutos são grandes, pesando entre 200 e 300 g. São redondos, ligeiramente achatados na parte superior. A casca é vermelha brilhante.
Características da variedade
Gina pertence à categoria de tomate de meia estação. Do momento em que os primeiros brotos aparecem até que os vegetais estejam completamente maduros, passam-se 110-120 dias.
Devido à pequena altura dos arbustos, é possível cultivar tomates em campo aberto ou em estufa.
As plantas adoram calor. Em condições ambientais favoráveis, podem produzir altos rendimentos. Uma única planta pode produzir até 3 a 4 kg de vegetais.

Vantagens e desvantagens
A popularidade desta variedade entre jardineiros experientes deve-se às suas inúmeras vantagens. As mais importantes são:
- Fácil de cuidar. Siga as práticas padrão de jardinagem à medida que os arbustos crescem.
- Versáteis. Os frutos são adequados para consumo in natura, processamento e produção de suco de tomate.
- Boa transportabilidade. Os tomates não sofrem danos e mantêm sua aparência durante o transporte.
- Frutificação duradoura. Os arbustos são capazes de produzir frutos até o início do frio do outono.
A principal desvantagem é o risco de ataques de pragas. Além disso, os frutos da variedade Gina podem perder o sabor devido a mudanças bruscas de temperatura.

A diferença entre Gina e Gina TST
Além da variedade em análise, foi desenvolvida uma subvariedade híbrida, a Gina TST. Este híbrido apresenta maior resistência à rachadura e produz frutos em 105 a 110 dias após a semeadura. Os frutos maduros adquirem uma tonalidade vermelho-alaranjada e são ligeiramente menores. A Gina TST é recomendada para consumo in natura.
Como cultivar tomates corretamente?
Para produzir uma colheita abundante com excelente sabor, é importante seguir algumas regras de cultivo. Os tomates podem ser plantados por meio de mudas ou por semeadura direta. O método escolhido tem uma série de implicações.

Método sem sementes
Ao cultivar tomates em climas quentes, você pode usar o método de semeadura direta, que envolve semear as sementes diretamente no solo. Uma área bem drenada é necessária para o plantio das sementes.
A semeadura é recomendada no início de junho. As sementes são previamente embebidas em água e plantadas a uma profundidade de cerca de 30 cm. Cinzas de madeira e fertilizante de fósforo e potássio são adicionados ao fundo das covas cavadas. Imediatamente após a semeadura, os canteiros são regados generosamente.
Método de mudas
Se optar pelo método de mudas, semeie as sementes em um recipiente separado no início de abril. Cubra os vasos com filme plástico e deixe-os em um local aquecido por 7 a 10 dias. As mudas são transplantadas para o campo aberto ou para uma estufa 1,5 mês após a semeadura.

Padrão de plantio e como evitar que os arbustos fiquem muito densos
Independentemente do método de plantio escolhido, não é recomendável plantar as sementes muito próximas umas das outras. Plantar muito perto umas das outras pode reduzir o sabor do tomate. Deixe 30 a 35 cm entre as covas para permitir que as plantas desenvolvam seu sistema radicular livremente e obtenham os nutrientes necessários do solo.
Características do cuidado com as culturas
Após o plantio de tomates Gina em campo aberto ou em estufa, é necessário cuidado regular. As diretrizes de cuidado padrão se aplicam a esta variedade, incluindo rega regular, fertilizantes ricos em nutrientes, formação de hastes múltiplas e proteção contra pragas e infecções.

Rega
Não é necessário regar durante os primeiros 5 a 10 dias após a semeadura. Posteriormente, recomenda-se regar o solo uma vez por semana ou com mais frequência devido à rápida secagem do solo. Use de 3 a 5 litros de água por planta. Regue as plantas pela raiz para evitar danos à folhagem e aos frutos jovens.
Cobertura superior
Os fertilizantes são necessários para promover o crescimento foliar ativo e a formação oportuna dos frutos. Os jardineiros costumam usar os seguintes tipos de fertilizantes:
- nitrogênio, que promove o desenvolvimento das raízes no estágio primário de crescimento;
- potássio, necessário para a formação dos caules, frutificação e desenvolvimento das características gustativas;
- fósforo para aumentar a resistência das plantas às condições climáticas adversas.

O primeiro fertilizante é aplicado ao solo uma semana após o plantio das plantas em seu local permanente. Os fertilizantes subsequentes são aplicados durante a floração e 1 a 2 semanas antes do início do amadurecimento ativo dos frutos.
Formação de arbustos e ligas
Como a variedade Gina não é uma planta padrão, não há necessidade de guiar os arbustos. Três hastes emergem da base das raízes sem brotos laterais adicionais. Plantas de baixo crescimento não precisam de tutoramento, mas o tutoramento dos arbustos é aceitável se houver rajadas de vento frequentes.
Como proteger a Gina de doenças e pragas?
Os tomates-ginásio são resistentes a doenças comuns em hortaliças solanáceas, mas em condições desfavoráveis podem ser atacados por insetos nocivos. As pragas mais comuns são grilos-toupeira, vermes-arame e pulgões-verdes. Sinais de infestação de pragas podem ser detectados pela queda e escurecimento das folhas, pela presença de muco pegajoso nos arbustos e por buracos nos caules e frutos.

Para combater pragas, você pode usar uma infusão de casca de cebola, absinto ou tabaco. Para repelir grandes quantidades de insetos, recomenda-se pulverizar com produtos inseticidas como Fitoverm, Protex e Iskra.
Colheita e utilização da cultura
Os frutos devem ser colhidos dos arbustos à medida que amadurecem. Vegetais maduros podem ser consumidos frescos, usados em diversos pratos, enlatados e armazenados. Se desejar guardar a colheita para uso posterior, embale os vegetais em sacos e refrigere-os, ou coloque-os em caixas de madeira e guarde-os em local fresco e escuro.
Feedback de quem plantou
Sergey Potapov: "Tenho cultivado a variedade Gina nas últimas duas temporadas. Eles sempre produzem tomates grandes e não tive problemas com os cuidados. Só os planto em estufa para evitar a necessidade de cobertura."
Anna Mikhina: "Sempre tento plantar variedades diferentes e, na temporada passada, plantei o híbrido Gina TST. Alguns meses após a semeadura, tive que tratar os canteiros contra pulgões, mas as pragas não afetaram a colheita. Como resultado, colhi várias dezenas de quilos de vegetais."











