Uma boa produção de tomate só pode ser alcançada com o uso de variedades de alto rendimento. Portanto, antes de escolher uma, considere cuidadosamente suas características e condições de cultivo. Um desses híbridos de estufa é o tomate Krasnobay. Com os devidos cuidados, este membro da família das solanáceas irá deliciá-lo com seus frutos vermelhos e densos.
Descrição da variedade
Esta variedade é um híbrido de uma coleção russa e foi registrada em 2008. Desde então, este vegetal tem sido altamente valorizado por suas excelentes características varietais. A semente é vendida pela empresa Gavrish.

Este híbrido é caracterizado por um tempo médio de maturação do tomate, de 120 dias. Os arbustos atingem mais de 150 cm de altura e são indeterminados, do tipo padrão. As folhas são de tamanho médio e verde-escuras. As inflorescências são simples, dispostas acima de 9 a 11 ramos.
A descrição da variedade indica que se destina ao cultivo em ambientes internos. Portanto, para obter uma colheita abundante, os tomates Krasnobay devem ser plantados em estufas altas. Esta planta apresenta boa resistência a fusarium, nematoides e cladosporiose.
Os frutos maduros têm uma cor vermelha intensa e são ligeiramente achatados. Pesam até 400 g, com alguns exemplares chegando a 500 g. Os tomates têm cinco câmaras, cada uma contendo um número moderado de sementes.
O alto teor de açúcar dos tomates Krasnobay os torna muito saborosos. São consumidos frescos ou enlatados e também produzem um suco excelente. Também são usados em saladas e picles. Tomates inteiros não são enlatados devido ao seu tamanho.

A produtividade desta variedade surpreende até jardineiros experientes, chegando a 14 kg por planta. Plante tomates a uma densidade de três plantas por metro quadrado.2, então você pode atingir uma produção de cerca de 30 kg. Este é um bom indicador.
Crescente
O cultivo de tomates Krasnobay começa com a semeadura:
- Compre ou prepare o substrato.
- Deixe as sementes de molho. Se estiverem cobertas por uma casca colorida, semeie-as imediatamente, pois a casca contém um complexo de nutrientes que estimula a germinação e o desenvolvimento da planta.
- Despeje a terra em recipientes e semeie as sementes até uma profundidade de 1,5 cm em sulcos, depois cubra-os.
- Eles umedecem a superfície das plantações e as cobrem com filme ou vidro e esperam os brotos surgirem.
- Forneça aos futuros tomates uma temperatura de 20 a 25 °C durante o dia e 18 °C à noite.
- Após uma semana, os primeiros brotos aparecerão. Depois disso, remova gradualmente a cobertura de plástico ou vidro.
- Se as mudas jovens de tomate não tiverem 12 horas de luz do dia suficientes, o recipiente com as mudas será complementado com luz usando um fitolampo.
- Regue após a camada superficial do solo secar. Certifique-se de que não haja excesso de umidade.
- O endurecimento das plantas jovens começa 14 dias antes do transplante para o local permanente. Isso é feito levando-as para fora para tomar ar fresco, aumentando o tempo que passam ao ar livre a cada dia.

Quando as condições de temperatura permitem que as mudas se desenvolvam normalmente, elas são plantadas em estufas. Nessa época, elas geralmente atingem até 30 cm de altura, raízes bem desenvolvidas e 5 a 7 folhas.
Antes de plantar tomates jovens em ambientes fechados, remova a camada superior do solo. Ela é altamente suscetível a insetos e patógenos nocivos. Também é uma boa ideia tratar a estufa com calda bordalesa.
Os tomates são plantados em covas preparadas, já preenchidas com fertilizante orgânico. O espaçamento entre elas deve ser de 40 cm e o espaçamento entre fileiras deve ser de pelo menos 60 cm. Cada planta na cova é nivelada, regada e coberta com terra. O solo é então levemente compactado. A etapa final envolve amarrar as plantas ao suporte.
Durante a estação de crescimento, os canteiros de tomates Krasnobay f1 são regados, mantidos em temperatura favorável e fertilizados ao redor das plantas. As ervas daninhas também são controladas, o solo é solto e as folhas inferiores e brotos laterais indesejados são removidos.

Características de cuidado
À medida que os arbustos crescem, certifique-se de fixar cuidadosamente os caules. Um suporte adicional evitará que os galhos com frutos grandes e pesados se quebrem. Este procedimento deve ser repetido até quatro vezes durante o crescimento do tomateiro.
Como o tomate Krasnobay é alto, ele é cultivado como um único caule. No final da temporada de frutificação, a parte superior é pinçada para evitar que a planta forme novas inflorescências e, em vez disso, usar sua energia para amadurecer os brotos existentes.
A característica deste híbrido é que ele só produz plenamente em campo aberto no sul. Portanto, este vegetal é adequado para cultivo em estufa. Nessas condições, é possível obter uma boa frutificação mesmo na região norte do país.

Vantagens e desvantagens
A variedade de tomate Krasnobay tem muitas vantagens:
- excelente rendimento - até 14 kg por arbusto;
- bela aparência da fruta - sem rachaduras na casca ou manchas de cor irregulares;
- altas qualidades de sabor - contém muito açúcar;
- boa resistência a doenças - a variedade é imune à cladosporiose, nematoides e fusarium.
As desvantagens incluem a necessidade de cultivá-la em estufa, caso contrário, não terá tempo de amadurecer. Outra desvantagem é o fato de que as plantas provenientes de sementes autocolhidas não reproduzirão as características da planta-mãe (como acontece com todos os híbridos).
Pragas e doenças
O tomate Krasnobay é mais frequentemente atacado por insetos, incluindo traças da maçã e moscas-serra, bem como moscas-brancas, mosquitos-das-galhas e minadores-das-folhas-da-beladona. Existem inseticidas eficazes como Lepidocide e Zubr contra todas essas pragas aladas.
Remédios populares para se livrar de insetos incluem cinzas de madeira e pó de tabaco. Você também pode fazer um spray com bicarbonato de sódio ou cascas de cebola.
A podridão parda, também conhecida como Phoma, ocorre frequentemente na zona temperada e mais ao norte. Para preveni-la, reduza a concentração de nitrogênio no solo e a quantidade de água usada para irrigação.

Colheita e armazenamento
Se você colher tomates um pouco verdes, eles tolerarão bem o transporte e chegarão ao destino sem problemas.
Após a colheita, os tomates são classificados por grau de maturação. Os mais carnudos são usados para saladas frescas, sucos e purês. Frutos com coloração menos pronunciada (rosa e marrom) são enviados para amadurecimento artificial. Para isso, são selecionados tomates secos, com casca intacta e sem danos. Os tomates Krasnobay são virados de cabeça para baixo.
É melhor não empilhar várias camadas deste vegetal em um único recipiente para reduzir o risco de danos mecânicos. Para acelerar o processo de amadurecimento, alguns tomates maduros são deixados sem serem colhidos, liberando gás etileno, que afeta positivamente o processo de amadurecimento dos tomates restantes.
Tomates maduros podem ser armazenados por até 4 dias. Para maior durabilidade, guarde-os em local seco e em temperatura ambiente.

Avaliações de jardineiros
Elena 52 anos, Saratov:
"Toda primavera, tento testar pelo menos uma variedade popular de tomate em casa. Recentemente, comprei o tomate híbrido Krasnobay para esse fim. Ele recebeu ótimas avaliações. Depois desse experimento, estou decidido a cultivá-lo no futuro: este tomate produziu muitos frutos grandes e saborosos e nunca foi afetado por doenças ou pragas."
Vladimir, 40 anos, região de Kaliningrado:
Um dia, conversando com um vizinho, descobri uma boa variedade de tomate chamada Krasnobay. Como era primavera, quis plantar alguns na minha estufa. E foi o que fiz. A colheita superou minhas expectativas. Comecei a me preocupar em como preservar os galhos para que não quebrassem com o peso dos frutos. Estaqueá-los com estacas extras resolveu o problema. Ainda bem que plantei essa variedade; pretendo cultivá-la novamente no ano que vem.











