O mofo cinzento se desenvolve em plantas de tomate durante a frutificação. Isso ocorre com mais frequência em tempo nublado. O mofo cinzento afeta a parte superior dos brotos, inflorescências e frutos. Mudas jovens começam a ser infectadas quando os primeiros frutos aparecem. A podridão do tomate se espalha amplamente em estufas e estufas se medidas preventivas não forem tomadas prontamente.
Sintomas de doenças de plantas
Os sinais do desenvolvimento da doença são os seguintes:
- Manchas cinzas e marrons aparecem nas áreas nodais afetadas do caule.
- Em alguns lugares, pode se formar uma camada cinza.
- Em áreas mais próximas às folhas e aos cachos do tomateiro, as lesões são marrons. Essas manchas marrons crescem até 40-50 mm de tamanho em 3 a 5 dias, eventualmente circundando o caule do tomateiro.

Após isso, a área central da mancha começa a mudar de cor. Inicialmente, ela desbota, depois assume uma tonalidade palha. Listras em forma de anel aparecem em seu lugar. Durante a primeira semana, não há vestígios de esporos de mofo cinzento na mancha, pois o tecido da planta é afetado dentro do caule.
As plantas começam a murchar devido à perda de suprimento de água para a área afetada. As folhas acima da área afetada começam a amarelar e raízes aéreas se desenvolvem nos caules.

Quando o miolo do tomate morre, os sintomas são semelhantes, mas as manchas são claras e de um único tom de marrom. Na maioria das vezes, assemelham-se a listras estreitas. No entanto, quando o miolo morre, a planta murcha quase completamente, enquanto o mofo cinzento que aparece em tomates de estufa afeta apenas a parte da planta acima da mancha marrom. Cerca de uma semana depois, manchas cinzentas ou acinzentadas se desenvolvem devido ao surgimento de esporos de fungos.
Os tomates são infectados por Botrytis cinerea, um tipo de fungo conhecido como parasita de feridas. A doença se espalha pelo ar durante o cultivo ou a colheita. Os tomates também podem ser infectados quando suas sementes são semeadas em solo previamente ocupado por pepinos, alface e outras culturas.
Como proteger as plantas do apodrecimento?
Muitos jardineiros estão interessados em como tratar esta doença. Embora as medidas para proteger os tomates contra a doença sejam bem desenvolvidas, sua implementação costuma ser adiada, reduzindo a eficácia do tratamento e causando perdas nas colheitas.
Isso se deve à falta de um meio confiável de diagnosticar a podridão cinzenta em estágio inicial, quando as medidas de proteção existentes para o tomateiro são mais eficazes. Agricultores e jardineiros frequentemente confundem o mofo cinzento com fusarium, didymella e outras doenças de plantas, por isso é importante detectar o surto inicial e, em seguida, implementar as medidas agronômicas adequadas. Até o momento, os melhoristas não conseguiram desenvolver variedades de tomate resistentes à doença.

Portanto, à primeira suspeita de infecção fúngica, apare quaisquer caules e folhas danificados. Recomenda-se apará-los em tempo seco com uma faca afiada. Remova todos os detritos da estufa, pois podem servir como fonte de infecção fúngica.
Se manchas de podridão forem detectadas nos estágios iniciais da doença, elas são tratadas com uma pasta fungicida. Para reduzir as perdas na colheita, recomenda-se a adoção da irrigação por gotejamento e o uso de misturas de cobertura morta. Alguns jardineiros preferem usar variedades tradicionais de tomate e seus híbridos. Isso reduz as perdas causadas pelo fungo.

O humato de sódio é recomendado para o tratamento de tomates. Seu uso reduz as perdas de colheita devido à podridão em 1,5 a 2 vezes. A suspensão de Trichodermin, aplicada após a remoção das folhas doentes, tem um efeito benéfico nos tomates. A suspensão de esporos de Gliocardina também pode ser usada para o tratamento de plantas. Embora o controle biológico exija muito trabalho, ele produz bons resultados. Você precisa pulverizar os cortes dos pecíolos das folhas durante o dia para que os caules sequem antes do anoitecer.
A proteção química do tomateiro é necessária se não houver tratamento primário para surtos de mofo cinzento na estufa. O Euparen Multi é utilizado para esse fim (até 2 kg/ha em média). Outro medicamento, o Bayleton, tornou-se disponível recentemente, mas ainda não está oficialmente registrado.











Este é um problema comum no meu jardim. Todo verão, luto contra essa podridão sem entender o que está acontecendo. Sempre pensei que fosse por causa da seca, mas regar ativamente não ajudou. Acontece que é uma doença fúngica. É melhor descobrir tarde do que nunca. Agora, vou combater esse problema com sabedoria.