O tomateiro Orange Cap é cultivado não apenas em hortas, mas também nas varandas de prédios altos. Isso é facilitado pelo tamanho compacto da planta. Em casa, o tomate amadurece bem mesmo no inverno. Os frutos são consumidos frescos, usados em saladas e extrato de tomate, congelados e enlatados para o inverno.
Brevemente sobre a planta e seus frutos
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- Os mini tomates Orange Cap amadurecem 80 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
- A planta é padrão, portanto a altura do arbusto não ultrapassa 0,5 m. Vários cachos se formam no caule.
- O sistema radicular do tomateiro cresce para os lados, e não para baixo, no solo. Portanto, as raízes do Orange Cap são bastante fracas. Os arbustos não precisam de estacas ou modelagem.
- As folhas do tomateiro têm tons escuros de verde e são ligeiramente curvadas. As inflorescências se desenvolvem inicialmente acima da quinta folha e emergem uma ou duas folhas depois. De seis a sete bagas se formam em cada ramo da planta.
- Os frutos assemelham-se a pequenas esferas alaranjadas. Possuem casca brilhante e bastante densa, além de polpa suculenta. Os frutos pesam entre 25 e 32 g.

Avaliações de produtores desta variedade indicam que o rendimento da Orange Cap é de 1.500 a 2.000 gramas por metro quadrado de canteiro. Como os frutos perdem rapidamente a forma e ficam machucados sob leve pressão, não podem ser transportados por longas distâncias. Os frutos da Orange Cap podem rachar sob mudanças bruscas de temperatura.
A planta tem boa resistência a doenças como fusarium, podridão radicular, infecções bacterianas e fúngicas e vírus do mosaico do tabaco.
Esta variedade é cultivada em campos abertos nas regiões do sul da Rússia. Nas regiões centrais e na Sibéria, é plantada em estufas e canteiros. A Chapeuzinho-Laranja pode ser cultivada em ambientes internos em toda a Rússia.

Como cultivar mudas de Orange Cap?
Após a compra, as sementes são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio. As sementes são plantadas em solo especial para tomates nos últimos dez dias de março. As sementes são enterradas 30 mm no solo e regadas com água morna. Os recipientes com as sementes semeadas são cobertos com vidro ou plástico.

Os primeiros brotos aparecem em 5 a 7 dias. A cobertura protetora é removida e fertilizante nitrogenado é adicionado ao solo. As mudas são regadas a cada 3 dias. Quando duas folhas aparecem nos brotos, as plantas são repicadas. Se o jardineiro planeja transplantar os arbustos para solo permanente em uma estufa ou em um canteiro, recomenda-se endurecê-los por 7 dias.
Antes do transplante, cinzas de madeira e superfosfato são adicionados ao solo dos canteiros. São cavados buracos no solo, os tomateiros são colocados neles e os tomates são regados com água morna. O padrão de plantio é de 0,4 x 0,7 m. A cabeça laranja requer solo solto e leve. Recomenda-se plantar tomates em canteiros onde o agricultor já cultivou beterraba, repolho, cenoura, feijão, cebola e pepino.

Cuidando de arbustos em crescimento
A adubação de cobertura com fertilizantes minerais e orgânicos é realizada três vezes durante todo o período de crescimento do Orange Cap. Inicialmente, a ênfase está nas misturas de nitrogênio, necessárias para o desenvolvimento da massa verde pelas plantas. A segunda adubação de cobertura é realizada após o início da floração. Para isso, utiliza-se uma mistura de fertilizantes potássicos e nitrogenados. A adubação final é realizada com misturas complexas contendo fósforo, potássio e nitrogênio. Isso deve ser feito quando os primeiros frutos aparecem nos ramos do tomateiro.

Se fertilizantes minerais não estiverem disponíveis, misturas orgânicas, como esterco ou esterco de galinha, podem ser usadas. A laranja-de-coroa responde bem ao uso de ureia como fertilizante.
Regue os arbustos 1 a 2 vezes a cada 7 a 8 dias. Use água morna, deixada ao sol. Recomenda-se regar de manhã cedo, antes do nascer do sol.
O solo ao redor dos arbustos deve ser solto duas vezes por semana para evitar a formação de uma crosta dura no chão. Este procedimento permite que o oxigênio chegue às raízes da planta. A aeração promove o crescimento do caule e afasta pragas que gostam de nidificar nas raízes do tomateiro.

Se a Orange Cap for cultivada em áreas abertas, capine os canteiros duas vezes por semana. Isso evitará infecções fúngicas e bacterianas. A capina também mata muitas pragas de jardim que inicialmente atacam as ervas daninhas e depois migram para as plantações.
Como medida preventiva, os produtores recomendam pulverizar os arbustos de Orange Cap com fungicidas. Isso protegerá as plantas de doenças às quais o tomateiro não é imune e eliminará a ameaça de danos causados por pragas do jardim. Se essas medidas se mostrarem insuficientes, serão necessários inseticidas especializados.










