- Por que a carne interna tem uma cor incomum?
- Propriedades benéficas e contra-indicações
- As melhores variedades de melões com polpa alaranjada
- Princesa Maria
- Altai
- Portento
- Carlota
- Laranja
- Iroqueses
- Charente
- Contalupa
- Eudóxia
- Iroquois F1
- Gorkovskaya 310
- Jumbo F1
- Como plantar uma variedade em um jardim?
- Condições necessárias para o crescimento
- Avaliações de variedades
Hoje, existem muitas variedades de melão. Suas características distintivas dependem do tamanho, sabor, formato e cor da polpa. Os melões com interior alaranjado são considerados os mais atraentes. Esses híbridos não só têm uma aparência distinta, mas também um sabor agradavelmente doce. O que torna essas frutas únicas é o equilíbrio ideal de todos os micronutrientes presentes na polpa.
Por que a carne interna tem uma cor incomum?
Às vezes, ao cortar um melão, você notará que sua polpa é laranja-vivo. O que causa isso e o que pode estar dando essa tonalidade a essa iguaria? A cor laranja depende dos seguintes fatores:
- variedade;
- composição do solo;
- condições de crescimento da cultura (rega, sol, calor);
- A cor indica o grau de maturação do melão.
A cor da polpa do melão não afeta as características do sabor.

Propriedades benéficas e contra-indicações
Melões com polpa alaranjada contêm muito betacaroteno, pró-vitamina A, responsável pela juventude do corpo, pelo processo de restauração de células velhas e pela limpeza dos vasos sanguíneos das placas ateroscleróticas.
Além da vitamina A, o melão é rico em microelementos:
- Ácido ascórbico.
- Ácido fólico.
- Silício.
- Manganês.
- Iodo.
- Potássio.
- Retinol.
- Com ferro.
- Tocoferol.
- Riboflavina.
- Clorofila.
A polpa e a semente do melão contêm cerca de 30% de óleo graxo, o que é saudável para consumo.

Se você comer melão fresco, os microelementos contribuem para:
- superando diversas doenças;
- melhorando a visão e a potência masculina;
- acalmar o sistema nervoso;
- renovação das células do corpo;
- limpeza das paredes vasculares;
- retardando o processo de envelhecimento;
- efeito benéfico na microflora intestinal, remoção de colesterol do corpo, melhora do processo digestivo;
- fortalecimento do sistema imunológico.
Como é sabido, o melão também pode matar a sede. Nutricionistas o prescrevem como tratamento terapêutico para condições como:
- anemia;
- doenças cardiovasculares;
- aterosclerose;
- doenças hepáticas e renais.
Além dos seus benefícios, o melão apresenta algumas contraindicações. Não deve ser incluído na dieta de:
- na fase aguda do dano pancreático;
- se você tem úlcera estomacal ou infecção gastrointestinal;
- em caso de patologia diabética, condição pré-diabética detectada.

As melhores variedades de melões com polpa alaranjada
Existem muitas variedades de melões de polpa alaranjada. Os frutos têm aparência incomum e sabor doce.
Princesa Maria
Este melão é considerado uma cultura precoce. Locais recomendados para o cultivo.
- Sob cobertura.
- Em condições de estufa.
- No sul - em áreas abertas.
O híbrido tem formato arredondado e casca verde-acinzentada. Os frutos têm um aroma distinto de moscatel. O peso médio é de 1,5 kg. Esta variedade não pode ser armazenada.
O valor da espécie reside em:
- no aumento da produtividade, mesmo que as condições sejam desfavoráveis;
- na resistência a muitas doenças;
- em resistência ao frio.

Altai
Jardineiros que vivem nos Urais são aconselhados a cultivar a variedade Altai. Ela amadurece cedo e é pouco exigente.
Os melões são redondos e pesam até 2 kg. A casca é firme. A cor é verde-claro ou cinza, com padrão reticular. A polpa é laranja-vivo e tem um sabor agradável.
O melão de Altai é durável:
- quando mudanças de temperatura são observadas;
- à alta umidade;
- para doenças.
Produz uma boa colheita em diversas regiões do país.
Portento
Variedade de maturação precoce, adequada para plantio em campo aberto ou em estufas. O arbusto é grande e resistente a doenças. Os frutos podem pesar até 1,5 kg.
O melão tem textura firme, interior alaranjado e sabor doce e suculento. A casca é cinza-claro, com tonalidade amarela e listras verdes longitudinais. Toda a fruta apresenta um padrão texturizado de malha.

Carlota
Todas as variedades de fundo alaranjado têm quantidades variáveis de caroteno. Mas a Charlotte é considerada a recordista.
Esta é uma colheita precoce. Os primeiros frutos demoram 2,5 meses para aparecer. A melhor frutificação é observada em estufas. Se a Charlotte for cultivada ao ar livre, recomenda-se o uso de um espalhador.
O fruto é redondo, com casca laranja-escura. O interior é denso e intercalado com nervuras rosadas.
Laranja
O melão amadurece em ritmo médio. Produz uma boa colheita e as videiras crescem rapidamente. Quando maduros, os melões pesam de 1,6 a 2 kg.
A variedade laranja é cultivada no sul do país, em campo aberto. Na Sibéria, é cultivada por meio de mudas, caso contrário, os frutos não têm tempo de amadurecer.
A casca é firme, com um padrão e listras verdes ao longo do melão. A cor base da fruta é amarelo-acinzentada. O interior é alaranjado e tem um agradável aroma de melão.

Iroqueses
Os produtores desenvolveram esta variedade com base no melão-cantalupo. Esta cultura de meia-estação é conhecida por seus bons rendimentos. A planta é resistente a doenças como oídio e fusarium.
As sementes levam 2,5 meses para germinar e os frutos amadurecerem. Os frutos pesam até 1,7 kg. A Iroquois tem uma casca densa e dura. Quando maduras, as bagas são verde-claras, tornando-se posteriormente cinzentas, com um padrão em relevo.
Os frutos têm sabor suculento e doce, além de polpa densa e alaranjada.
Charente
O melão é semelhante em aparência ao melão de Contaloupe. A França é considerada o berço do melão de Charente. Hoje, ele é plantado em climas tropicais, onde possui as condições perfeitas para o crescimento.
O fruto amadurece bem cedo, tem aparência pequena e sabor agradável. O melão costuma ser redondo e achatado, com casca lisa, verde-azulada e veios escuros proeminentes. Por dentro, o fruto é laranja-vivo, suculento e doce.
A espécie é despretensiosa no cuidado e bastante produtiva.

Contalupa
A variedade é amplamente cultivada devido à sua capacidade de prosperar mesmo em baixas temperaturas. Essa característica a torna adequada para plantio em campo aberto.
O peso médio é de até 1 kg. Os frutos são ovais, achatados, de cor verde e cinza. São suculentos e têm um sabor que lembra o mel.
Cultivando frutas em estufas e usando fertilizantes, você pode obter boas colheitas.
Eudóxia
Esta fruta é a que amadurece mais cedo. Graças a essa qualidade, esta variedade, favorita entre os jardineiros, cresce facilmente em áreas abertas.
Sua principal vantagem é a resistência a mudanças bruscas de temperatura. Os frutos são esféricos, pesando até 2 kg. A maturação é determinada pela casca levemente alaranjada. A Evdokia tem um interior doce e suculento.

Iroquois F1
A variedade foi desenvolvida a partir da hibridização da Contalupa. É produtiva, produzindo frutos no final do verão e resistente a doenças.
O melão prospera em climas quentes, resultando nas melhores colheitas nos países do sul. Em climas rigorosos, os frutos crescem pequenos.
Os frutos são grandes, pesando até 1,5 kg. A casca é verde-brilhante, tornando-se bege quando madura. A polpa é suculenta, doce e firme.
Gorkovskaya 310
A planta amadurece cedo, atingindo a maturidade 2,5 meses após o surgimento dos primeiros frutos. Os arbustos têm caules curtos.
O fruto é redondo, às vezes oval. A casca é amarelo-vivo, limão ou laranja, com um segmento pouco definido.
O fruto é apreciado por sua polpa oleosa e suculenta, rica em betacaroteno e 9% de açúcar. Pode-se obter um rendimento de até 4 kg por metro quadrado.

Jumbo F1
Uma cultivar comum com interior alaranjado. É cultivada apenas em estufas, pois é uma espécie muito delicada.
A fruta prospera em calor e luz. Cresce bem em áreas abertas em países do sul.
Os melões têm formato oval e oblongo. A casca é creme-esverdeada. O miolo é salmão.
Características de sabor da baga:
- Doce.
- Perfumado.
- Tem um gosto residual de mel.

Como plantar uma variedade em um jardim?
Para garantir uma colheita abundante de frutas vermelhas, fertilize o terreno com húmus no outono. O plantio pode ser feito a qualquer momento. As variedades precoces são semeadas em março, as tardias em abril.
As sementes são germinadas em gaze úmida e depois plantadas em recipientes para mudas. O solo deve ser solto e fértil. Para garantir a germinação, as sementes são cobertas com filme plástico até o surgimento dos primeiros brotos. O filme plástico é então removido e o recipiente é colocado em um local iluminado e aquecido para posterior crescimento.
Quando o solo atingir 15 graus Celsius e a temperatura da casa atingir 22 graus Celsius, transplante as mudas. Os brotos são plantados no solo a uma distância de 50 cm.
Condições necessárias para o crescimento
A cultura deve ser plantada em local aberto e ensolarado. É melhor escolher um local longe de ventos fortes.
Para o crescimento normal do melão, solo leve, com pH equilibrado e nutrientes adequados é essencial. Evite secar demais o solo. Condições úmidas também podem ser perigosas, pois o sistema radicular do melão apodrece.
A planta precisa de cuidados moderados para garantir uma colheita boa e saborosa.

Avaliações de variedades
Jardineiros que cultivam essa cultura com sucesso têm o seguinte a dizer sobre as variedades de melão laranja:
- Marina plantou Charente em uma estufa. As videiras foram conduzidas em uma treliça porque a folhagem cobria todo o solo. Ela colheu frutos pesando 1,5 kg cada. Ela tentará semear as sementes em campo aberto.
- Grigory plantou a plantação em um canteiro usando mudas no final da primavera, fertilizando-a previamente com esterco de vaca. Ele cuidou das plantas regando, capinando e capinando. As bagas cresceram até 1 kg cada. Dezesseis frutos foram produzidos a partir de oito plantas.











