O tomate-cereja Kira pode ser cultivado em estufas e em campo aberto. Como esta planta se desenvolve bem em pequenos recipientes e tem uma aparência atraente, é cultivada em varandas e galerias de edifícios de vários andares. Os tomates-cereja Kira F1 e suas variedades também podem ser usados para fins decorativos, como embelezar um jardim.
Dados técnicos da planta e seus frutos
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- Os primeiros frutos de tomate podem ser obtidos 95-110 dias após a semeadura das mudas no solo.
- O arbusto da planta tem uma altura de 150 a 170 cm. O caule desenvolve um número médio de folhas, coloridas em tons escuros de verde.
- O tomate tem uma inflorescência simples.
- Um cacho pode produzir de 18 a 20 frutos, cujo formato lembra uma bola, ligeiramente achatada na parte superior.
- O fruto pesa entre 25 e 30 gramas. É semi-firme e de cor alaranjada. Os frutos não racham sob estresse mecânico ou térmico.
- A planta é pouco exigente em termos de condições de cultivo. É resistente à requeima. Algumas outras doenças do tomateiro podem ser evitadas mantendo os canteiros livres de ervas daninhas, amontoando as plantas de tomate, ajustando a rega e aplicando cobertura morta no solo.

Avaliações de agricultores que cultivam esta variedade indicam que o rendimento do tomate é de 6,0 a 12 kg por metro quadrado de canteiro. Um único arbusto pode render até 1,5 kg de frutos. Jardineiros observam algumas desvantagens da variedade, por exemplo, a Kira requer modelagem do arbusto. O cultivo da planta requer a compra anual de sementes.
Se o tomate for plantado em uma estufa ou em campo aberto, após a colheita no outono, você pode mover o tomate Kira para dentro de casa, colocando as plantas em recipientes adequados.

Tomates desse tipo são usados em saladas e sucos. Podem ser conservados inteiros para o inverno ou usados em pratos variados.
Os varejistas compram facilmente a fruta de jardineiros, pois os frutos suportam longos períodos de transporte e podem ser armazenados em local fresco por 70 a 80 dias.

Cultivo da variedade descrita em jardim privado
As sementes de tomate são compradas em lojas especializadas. Não precisam ser tratadas com permanganato de potássio, pois isso já é feito pelo fabricante. Os tomates são propagados por mudas. As sementes são semeadas em recipientes adequados, após a incorporação de fertilizantes minerais e orgânicos ao solo. As mudas devem ser semeadas a uma profundidade de 20 mm. Regue as mudas regularmente e, quando atingirem 10 cm de altura e apresentarem 2 a 3 folhas, elas são repicadas.
As mudas são transplantadas para uma estufa ou campo aberto quando atingem 50-60 dias de idade, após endurecimento das mudas por 10 dias.
Antes de plantar as mudas, solte os canteiros e adicione esterco ou esterco de galinha. As plantas são conduzidas em dois caules. Devido à altura do arbusto, elas devem ser amarradas a suportes ou treliças resistentes; caso contrário, o peso dos frutos pode causar a quebra dos galhos.

Regue os arbustos após o pôr do sol, usando água morna. Fertilize os arbustos duas vezes. Primeiro, com misturas de nitrogênio e potássio durante a floração e, em seguida, durante o amadurecimento dos frutos, com superfosfato e nitrato de potássio.
Recomenda-se capinar e soltar os canteiros de 1 a 2 vezes por semana. Embora este tipo de tomate seja resistente a diversas doenças, recomenda-se medidas preventivas como a pulverização das folhas dos arbustos com produtos medicinais, como Phytophthora. O controle de pragas é realizado com pesticidas químicos ou métodos tradicionais para matar insetos e suas larvas. Para se livrar das lesmas, use farinha de cinzas, que é adicionada ao solo sob os tomateiros.










