- Quando semear mudas de tomate em 2025 nos Urais
- Para cultivo em estufas
- Para plantio em terreno aberto
- Época de semeadura de tomates com diferentes períodos de maturação
- Calendário lunar para plantio de tomate em 2025
- Cultivo de mudas de tomate nos Urais
- Preparação de sementes
- Selecionando e preparando um local de pouso
- Semeadura
- Cuidando de mudas
- Colheita
- Endurecimento
- Plantar tomates em campo aberto ou em estufa
Para obter uma boa colheita de tomate nos Urais, é importante calcular a época correta para o plantio das mudas. Ao determinar a data exata, considere a variedade escolhida, as condições de cultivo e o clima. Os verões nos Urais são curtos, com oscilações bruscas de temperatura. No entanto, se você escolher a variedade certa, poderá cultivar tomates sem abrigo.
Quando semear mudas de tomate em 2025 nos Urais
Os verões nos Urais são curtos, quentes e úmidos. Durante esse curto período de clima quente, a plantação precisa ganhar força e formar frutos. É melhor escolher variedades precoces de tomate e preparar as mudas primeiro.Os frutos dessas culturas começam a amadurecer 90 a 100 dias após o plantio.
Evite iniciar o plantio de sementes de tomate para mudas muito cedo. Isso fará com que as mudas estejam prontas para o transplante para o local definitivo antes que o clima se estabilize.
Para cultivo em estufas
As sementes de tomate são semeadas por volta de 20 de março. As mudas prontas para o plantio são transplantadas no máximo em 20 de maio.
Se a variedade for caracterizada pelo amadurecimento ultraprecoce dos frutos, o plantio começará ainda mais tarde.
Para plantio em terreno aberto
Em campo aberto, é melhor cultivar variedades de tomate determinadas e superdeterminadas. Os híbridos são preferíveis, pois são menos suscetíveis a fatores ambientais adversos.

As mudas são transplantadas para canteiros descobertos somente nos últimos dez dias de junho, não antes. A semeadura de sementes de tomate para mudas começa no final de março. ou na primeira quinzena de abril.
Época de semeadura de tomates com diferentes períodos de maturação
As mudas de tomate ganham força por pelo menos 45 dias, mas você também deve considerar as principais características da variedade que escolher para o plantio:
- As variedades de tomate de final de temporada são semeadas mais cedo do que as outras. O clima dos Urais é bastante frio, então o plantio começa em fevereiro.
- Variedades de tomates com períodos médios de maturação começam a ser semeadas nos últimos dias de fevereiro ou nos primeiros dez dias de março.
- No final de março, eles começam a plantar sementes de variedades precoces da cultura.
- Do final de abril a meados de maio, são plantadas sementes de variedades muito precoces.

O momento da semeadura é influenciado pelo local escolhido para o cultivo subsequente. Se as mudas forem transplantadas para uma estufa, o momento pode ser antecipado em 10 a 12 dias.
Calendário lunar para plantio de tomate em 2025
De acordo com o calendário, os tomates prosperam durante a fase da lua crescente. É quando o crescimento da planta acelera. Evite plantar tomates durante as luas nova e cheia:
- Em fevereiro, os melhores dias para semear tomates são: 7, 12, 15 e 16. Os piores dias são: 4, 13 e 19.
- Em março, a região dos Urais começa a semear mudas de tomate para estufas. Os dias favoráveis para a semeadura são: 5, 11, 14 e 19. Os dias lunares desfavoráveis para a semeadura são: 4, 12, 18, 23 e 29.
- Os melhores dias para semear sementes de tomate em abril são 9, 11 e 17. Dias desfavoráveis são 3, 14, 20 e 26.
- Em maio, é melhor começar a plantar nos dias 9, 14 e 17. Evite qualquer trabalho de solo nos dias 6, 13, 21 e 23.
- A partir do início de junho, os jardineiros dos Urais podem plantar em canteiros abertos. Os dias favoráveis são 7, 11 e 14. Os dias desfavoráveis incluem 4, 9, 17 e 21.

Levando em consideração as datas indicadas no calendário lunar para jardinagem, as condições climáticas e as características da variedade escolhida, você poderá cultivar uma boa colheita antes do início da geada.
Cultivo de mudas de tomate nos Urais
Os Urais são caracterizados por um clima frio. As geadas superficiais duram apenas 60 a 80 dias. Este vegetal é melhor cultivado em estufas, mas se você escolher a variedade certa, também pode ser cultivado em canteiros abertos.
Preparação de sementes
Se você preparar as sementes com antecedência, as mudas crescerão fortes e saudáveis:
- Selecione sementes grandes e densas para semear. Deixar as sementes de molho em água salgada por um tempo ajudará a separar as sementes de qualidade. Sementes vazias e de baixa qualidade flutuarão na superfície, enquanto as boas afundarão.
- Para desinfetar, o material de plantio é colocado em uma solução escura de permanganato de potássio por 25 minutos.
- Depois, as sementes são lavadas em água limpa e secas, espalhadas em uma única camada sobre uma superfície de pano.
- Para melhorar o crescimento e aumentar a imunidade, os grãos são embebidos em soluções estimulantes de crescimento.
- Depois que a maioria das sementes tiver desenvolvido raízes, o endurecimento é realizado. As sementes são colocadas em um local fresco por vários dias, sendo periodicamente levadas para dentro de casa por algumas horas.

É melhor comprar sementes de um fabricante confiável. Dessa forma, a qualidade do material de plantio é garantida.
Selecionando e preparando um local de pouso
Vasos de turfa são os melhores para o plantio, mas muitas pessoas também plantam em vasos compartilhados maiores. O solo deve ser fértil, solto e permeável. Uma mistura de turfa, musgo de turfa e húmus é adequada. Uma pequena quantidade de cinzas de madeira pode ser adicionada à mistura resultante. Para desinfetar o solo, regue-o com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Semeadura
As sementes preparadas são plantadas em caixas de madeira ou copos separados com terra:
- São feitos sulcos de 15 mm de profundidade no solo a uma distância de 4,5 cm. As sementes são colocadas nos sulcos em intervalos de 2,5 cm.
- Cubra as sementes com terra e regue cuidadosamente.
- Cubra o recipiente com vidro e leve-o para um local aquecido onde a temperatura do ar seja de +25 graus.

Os primeiros brotos aparecerão em apenas 3 a 4 dias. No quinto dia, a temperatura do ar deve ser reduzida para 15 graus Celsius.
Cuidando de mudas
É importante fornecer às mudas uma temperatura ideal. Até que a maioria dos primeiros brotos surja, a temperatura ambiente deve ser mantida em 24 °C (75 °F). Assim que a maioria das sementes brotar, a temperatura é reduzida para 15 °C (59 °F). Após 7 a 9 dias, a temperatura é elevada novamente para 21 °C (70 °F), com temperaturas noturnas 3 a 4 °C (3 a 4 °F) mais baixas.
Para acelerar o crescimento das mudas, é aconselhável fornecer iluminação adicional. Inicialmente, é melhor manter a luz acesa 24 horas por dia. Depois de alguns dias, 16 horas de luz serão suficientes para os tomates. A luz deve ser ligada brevemente pela manhã e à noite. A rega deve ser moderada. Evite regar o solo em excesso, pois isso aumenta o risco de infecções fúngicas.

Para regar, use água morna e sedimentada:
- Até que o primeiro par de folhas apareça, é aconselhável borrifar o solo apenas com água morna.
- Assim que as primeiras folhas desabrocham, as mudas são regadas com um regador uma vez por semana.
- Após o aparecimento de 4-5 folhas, a rega é realizada a cada 4 dias.
Se o solo for preparado corretamente, as mudas não precisam de fertilização adicional. No entanto, se as mudas se desenvolverem lentamente, seus caules esticarem, suas folhas ficarem amareladas, secarem e enrolarem, elas carecem de micronutrientes.
Colheita
A repicagem promove um melhor desenvolvimento das raízes. A planta começa a desenvolver ramos radiculares laterais mais rapidamente e a absorção de nutrientes melhora. A repicagem é feita 13 dias após o surgimento dos primeiros brotos, quando as mudas já desenvolveram suas duas primeiras folhas verdadeiras.

As mudas devem ser transplantadas para recipientes maiores. Se forem recipientes individuais, a capacidade deve ser de pelo menos 500 ml. Ao transplantar para recipientes maiores, deixe um espaço de pelo menos 8 cm entre as mudas. Alguns dias antes do transplante, regue bem o solo. Faça furos no novo recipiente onde as mudas serão plantadas. Antes do transplante, aperte a raiz principal de cada muda em 14 mm.
As mudas transplantadas são cobertas com terra até as folhas dos cotilédones, o solo é levemente compactado e regado com água morna.
Endurecimento
O endurecimento das mudas começa 12 a 14 dias antes do transplante para o local definitivo. Isso ajudará as plantas a se adaptarem melhor a diversas condições climáticas adversas. Nos primeiros dias, colocar as mudas perto de uma janela aberta é suficiente. Em seguida, transfira o recipiente para a varanda. O tempo de endurecimento deve ser aumentado gradualmente, começando com 9 a 11 minutos.

Plantar tomates em campo aberto ou em estufa
O transplante de mudas para canteiros abertos começa quando o solo atinge 13 graus Celsius a uma profundidade de 12 cm. A temperatura do ar é de 22 graus Celsius. Nos Urais, é melhor começar a transplantar mudas para o campo aberto no início de junho. Mesmo assim, é necessário um abrigo. As mudas podem ser transplantadas para uma estufa um pouco mais cedo, por volta do dia 20 de maio.
Nos Urais, os tomates são plantados mais próximos uns dos outros. As variedades anãs são normalmente espaçadas em 33 cm, enquanto as variedades mais altas são espaçadas em 43 cm. A distância entre as fileiras é de aproximadamente 55 cm. As mudas são retiradas do recipiente, acompanhadas de terra, e plantadas em covas previamente preparadas. Após o plantio, cada raiz é regada. Se o tempo estiver quente, regue em dias alternados. Caso contrário, os canteiros são deixados sem serem mexidos por uma semana.












Bom dia! Preciso da sua ajuda; gostaria muito de receber newsletters do seu site. Obrigado.
Boa tarde. O site atualmente envia notificações push. Você pode se inscrever para recebê-las ao fazer login.