Instruções passo a passo para cultivar tomates usando tecnologia holandesa

Uma característica distintiva do cultivo de tomate na Holanda é que os tomates não são plantados no solo, onde são vulneráveis ​​a pragas, mas sim em um substrato feito de lã mineral e fertilizante complexo. Os vegetais são colocados em uma estufa com alto teor de dióxido de carbono, o que melhora a fotossíntese. Insetos são introduzidos para polinizar as flores. Nessas condições, os tomates amadurecem não apenas no verão, mas praticamente o ano todo.

Vantagens e desvantagens da tecnologia holandesa

O cultivo de tomates usando o método usado pelos horticultores holandeses aumenta significativamente a produtividade por arbusto. Os frutos são produzidos em abundância, amadurecem até atingir um tamanho uniforme e não racham nem se deformam durante o transporte. Este método, adotado na Holanda, permite a colheita durante todo o ano. As plantas são livres de doenças e pragas. Os frutos encantam com seu excelente sabor e aroma agradável, independentemente da estação em que amadurecem.

Quais variedades são adequadas?

Nem todos os vegetais são adequados para plantio e cultivo em condições incomuns. Para garantir que os frutos amadureçam em estufa além do verão, são selecionados tomates de crescimento indeterminado e variedades de tamanho médio. Para o cultivo com tecnologia holandesa, vale a pena comprar:

  1. Estreia. Este híbrido, com aproximadamente 2,5 m de altura, produz uma colheita de tomates de coloração clássica, pesando mais de 200 g. Rende aproximadamente 10 kg de frutos por metro quadrado.
  2. Lua de Mel. Tomates grandes e rosados ​​amadurecem em pouco mais de dois meses. Podem ser colhidos tanto no verão quanto na primavera.
  3. Camry. Esta variedade indeterminada é apreciada por sua produtividade; os frutos amadurecem no inverno.
  4. O híbrido Raisa alto prospera em substrato mineral. Seus tomates compactos e de coloração vermelho-brilhante são protegidos contra danos pela casca grossa, são fáceis de transportar e permanecem frescos por muito tempo.

tomates maduros

Essas variedades de tomate produzem uma boa colheita quando plantadas em estufas convencionais. No entanto, com métodos de cultivo eficazes, a produtividade aumenta significativamente.

Princípios básicos do método holandês

Para garantir um desenvolvimento rápido e proteção contra infecções, as mudas de tomate são enraizadas em lã mineral em vez de solo comum. Apenas as sementes são semeadas no solo. As pragas estão sempre presentes no solo e, para controlá-las, é necessário o tratamento com produtos químicos nocivos.

Os insetos não prosperam no algodão; fertilizantes não são adicionados a esse substrato; em vez disso, brotos e folhas de tomate são pulverizados com complexos minerais.

A argila expandida é colocada no fundo do recipiente de semeadura de tomate e o substrato é adicionado por cima. De cinco a seis sementes são plantadas em cada recipiente, cobertas com vermiculita ou areia úmida, embrulhadas em filme plástico e colocadas em local escuro. Após duas semanas, as mudas são transferidas para um recipiente plástico preenchido com lã mineral.

tomates nas mãos

Arranjo de estufa

A tecnologia holandesa não envolve o plantio de hortaliças em canteiros abertos, mas apenas em solo protegido. A produtividade desse método é influenciada pelas condições criadas no ambiente onde os tomates são cultivados.

Parâmetros e requisitos necessários

Poucos dias antes do plantio dos tomates, a temperatura da estufa é elevada para pelo menos 16 °C e o substrato é aquecido. Janelas ou plexiglass são sempre lavados para melhorar a iluminação. Para garantir que as plantas se sintam confortáveis, a temperatura deve ser controlada automaticamente e mantida entre 16 e 20 °C, com uma queda de 2 graus à noite. Os tomates não toleram o frio e não toleram flutuações de temperatura.

mudas de tomate

Sistema de temperatura e ventilação em uma estufa

Antes de plantar tomates, você precisa pensar em como o solo e os arbustos serão aquecidos, ventilados, regados e fertilizados.Um sistema de aquecimento e irrigação é instalado na estufa, e o ambiente é ventilado, o que mantém a umidade em 65%.

O aquecimento deve ser projetado de modo que:

  1. Os topos das plantas foram aquecidos.
  2. O pólen caiu como em condições naturais.
  3. Os tomates amadureceram de forma uniforme e harmoniosa.

Mangueiras com tubos são instaladas em toda a estufa e conectadas a um bebedouro. Não importa se a água é fornecida automática ou manualmente, mas a temperatura não deve ser inferior a 16 °C. Tome cuidado para evitar que gotas caiam nas folhas.

arbustos de tomate

Processo de crescimento: tecnologia passo a passo

Tomates em estufa dão frutos quase o ano todo. Durante os períodos de calor, leva no máximo 40 dias para produzir mudas, cerca de 50 na primavera e até 60 dias no inverno. Este vídeo ajudará você a entender o processo de cultivo.

Preparando sementes para plantio

Primeiro, as sementes devem ser selecionadas. Para isso, adicione de uma a uma colher e meia de sopa de sal a um litro de água e coloque as sementes de tomate.

As sementes que afundaram são lavadas e desinfetadas em permanganato de potássio.

Pouco antes do plantio, as sementes são endurecidas, mantendo-as a uma temperatura de 50–60 °C. Em seguida, são colocadas em local fresco e tratadas com um estimulante de crescimento. Antes do plantio, as sementes são germinadas, colocando-as em gaze ou pano.

sementes de tomate

Semeadura no substrato

O local para o material de plantio preparado deve ser escolhido na área mais iluminada da estufa. O solo é preparado combinando turfa e areia de rio. A semeadura de tomates envolve várias etapas:

  1. Argila expandida é despejada no fundo do vaso e preenchida com terra.
  2. É feito um sulco de 20 mm de profundidade no recipiente.
  3. Plante 5 ou 6 grãos.
  4. As sementes são cobertas com uma camada de areia de 2 centímetros.
  5. O recipiente é isolado com polietileno.

As mudas aparecem em menos de duas semanas. As mudas jovens são transplantadas para recipientes sem solo.

tomates maduros

Momento de formação das mudas

Ao utilizar a tecnologia holandesa, os tomates têm certos requisitos. Não deixe mais de 10 folhas no primeiro cacho. Levará várias semanas para produzir mudas fortes:

  • no verão - 5;
  • no inverno - até 9;
  • na primavera - cerca de 6.

O caule da planta deve ser de espessura média, com pedúnculo curto e cachos caídos. Os tomates respondem a condições favoráveis ​​com uma excelente colheita. Plante dois ou três tomates por metro quadrado, com pelo menos 60 cm de distância entre fileiras.

mudas de tomate

Cuidando de pés de tomate

Ao cultivar vegetais com tecnologia holandesa, o cuidado adequado é essencial. Visite a estufa todos os dias para monitorar a condição dos caules, folhas e cachos.

Regar e fertilizar

A irrigação por gotejamento é ideal para umedecer as raízes do tomateiro, distribuindo água uniformemente pelos sulcos. A frequência de rega depende de vários fatores. Em climas quentes e com muita luz solar, a umidade evapora rapidamente e o solo seca.

No cultivo holandês, não são aplicados fertilizantes nas raízes. A cada 10 a 14 dias, os arbustos são pulverizados com uma solução nutritiva contendo micronutrientes como boro e magnésio. Este método de fertilização melhora a absorção do fertilizante.

regando tomates

Se a acidez do solo aumentar, os tomates começam a amadurecer de forma irregular e apodrecem. Adicionar cinzas ajuda a resolver esse problema.

Modelagem e liga

Para prolongar o período de frutificação, facilitado por uma boa iluminação, os tomates indeterminados, que crescem até 2,5 m de altura, são formados em 1 ou 2 hastes, os brotos laterais são removidos e amarrados a um suporte.

Um fio é esticado ao longo da estufa, uma ponta do barbante é presa a ele e a outra é presa com um laço entre a primeira e a segunda folhas.

Nos pincéis que se formam na base do arbusto, as flores são colhidas, restando apenas 5; na parte superior da planta pode haver mais.

cultivando tomates

Enxerto

Para criar um sistema radicular forte, aumentar a produtividade e proteger os tomates de doenças, realiza-se a cópula. Um mês antes do transplante das mudas para o substrato mineral, plantas de tomate mais fracas são enxertadas em plantas mais fortes. Usando uma lâmina desinfetada, faça um corte de 15 mm no caule de ambas as plantas, acima das folhas dos cotilédones. No porta-enxerto, esse corte deve ser feito de cima para baixo, na direção oposta à do enxerto. Em cada planta, as línguas são divididas, inseridas uma na outra e fixadas com fita isolante.

Após a cópula, a muda forma 2 raízes, o tomateiro se desenvolve mais rápido e produz mais frutos.

As nuances da colheita

Os tomates amadurecem de forma uniforme e uniforme. Devem ser colhidos com cuidado, de preferência pela manhã. No verão, os tomates são colhidos quando ficam marrons; em outras épocas do ano, são colhidos quando maduros. Colha os tomates três ou quatro vezes por semana, caso contrário, as videiras começarão a quebrar com o peso dos tomates.

tomates maduros

A colheita é colocada em caixas ou cestos, cujos fundos são forrados com borracha ou polvilhados com lascas de poliestireno. Para acelerar o amadurecimento dos últimos frutos, os caules dos arbustos são envoltos em plástico.

Comentários de jardineiros sobre este método de cultivo

O método holandês exige investimentos significativos na instalação de estufas, sistemas de aquecimento e irrigação. Nem todo jardineiro pode arcar com custos tão altos, mas para agricultores que cultivam tomates para venda, esse método é ideal.

Ivan Alekseevich, 45, Dzerzhinsk: "Cultivo e vendo tomates há 10 anos. O clima da nossa região não permite a colheita ao ar livre, apenas em ambientes fechados. Depois de ouvir falar da tecnologia holandesa, instalei aquecimento na estufa, ventiladores e já usava um sistema de irrigação. Encomendei sementes de duas variedades — Debut e Camry. Colhi o dobro de tomates do que o habitual. Todos os tomates ficaram uniformes, bonitos e saborosos."

Viktor Stepanovich, 52, Kostroma: "Cultivo vegetais em uma estufa aquecida para minha família e tento plantar novas variedades todos os anos porque adoro experimentar. Certa vez, li online que uma tecnologia holandesa já está sendo usada na Rússia, permitindo um aumento drástico na produtividade de tomates. Criei um pequeno terreno na estufa e plantei vários tomates Debut, que cultivei a partir de sementes, em lã mineral. De um metro quadrado de solo, colhi quase 7 kg de tomates, sendo que o maior fruto pesava 184 gramas."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata