O tomate Mahitos F1 de maturação precoce, cuja descrição é essencial para quem escolhe esta variedade para plantar pela primeira vez, é um híbrido criado na Holanda. Estes tomates são criados para a produção de hortaliças e oferecem diversas vantagens em relação às variedades cultivadas tradicionalmente. As plantas são pouco exigentes, mas requerem cuidados: isso determina a quantidade de frutos que um produtor colherá ao plantar tomates holandeses.
Principais características da planta
Fileiras regulares de arbustos repletos de frutos sempre chamam a atenção em fotos tiradas em plantações comerciais de tomate. Ao escolher híbridos holandeses, você pode recriar esse visual em seu próprio jardim. A aparência marcante das treliças de estufa se deve à capacidade dos híbridos modernos de produzir ovários uniformemente espaçados em cada cacho de frutos, todos com tempos de amadurecimento uniformes.

O tomateiro Mahitos F1 (Mojito) é uma variedade indeterminada. Essas plantas podem atingir mais de 2 metros de altura. Como qualquer tomateiro alto, elas precisam de estacas e treinamento. Nas condições russas, os tomates são melhor cultivados em estufa, pois perdem o sabor em campo aberto e amadurecem muito mais tarde do que as características e descrições da variedade indicam.
O tomate Mahitos é uma cultura que gosta de calor e tolera bem altas temperaturas em estufas. Os brotos e ovários dos frutos não caem mesmo com leve superaquecimento ou ressecamento, mas esses fatores devem ser monitorados para garantir uma boa colheita. A primeira colheita é esperada de 100 a 105 dias após a germinação.
Os frutos se desenvolvem ao longo da estação. Os cachos de tomate Mahitos são únicos; cada cacho produz de 5 a 7 tomates de tamanho uniforme. Cada tomate pesa em média 200 a 210 g. Cada cacho amadurece completamente, por isso a colheita geralmente é feita com o caule, o que garante maior vida útil.
Esta variedade produz alto rendimento. Um único arbusto pode render de 8 a 10 kg de produtos comercializáveis por estação. Se as práticas de cultivo e cuidados não forem seguidas, a produtividade cairá ligeiramente, mas, em casa, isso praticamente não afeta o fornecimento de vegetais frescos.
Os tomates Mahitos são resistentes a nematoides e a diversas infecções fúngicas que afetam os tomates no microclima úmido das estufas (Alternaria, Míldio e outros). A cultura é quase imune à requeima, mas para preveni-la, recomenda-se remover algumas folhas e evitar regar as partes aéreas da planta durante a rega.
Propriedades de consumo de frutas
Os tomates têm formato quase esférico, sem nervuras. Na maturidade técnica, os tomates apresentam uma cor verde-clara uniforme. Quando maduros, tornam-se vermelho-vivo. Um arbusto coberto com essas frutas tem um aspecto incomum e decorativo.
A casca resistente do fruto previne rachaduras durante o amadurecimento e retém bem a umidade da polpa. Tomates maduros podem ser armazenados por cerca de duas semanas sem sinais de murchamento ou deterioração, mantendo uma excelente aparência comercializável. São adequados para transporte de longa distância. Tomates verdes podem ser armazenados na despensa e amadurecem gradualmente, proporcionando aos produtores produtos frescos até meados do inverno.
A polpa é densa e suculenta. Quando ligeiramente verde, as paredes do fruto permanecem firmes, mas tornam-se mais macias à medida que amadurecem. O centro da baga contém de 4 a 6 câmaras contendo sementes. As paredes do fruto são espessas. A polpa é de cor uniforme, sem miolo branco.
O sabor é excelente. O tomate tem um sabor agridoce, com um toque característico de tomate no aroma. Os frutos da variedade Mahitos amadurecidos na videira são mais doces do que os amadurecidos em caixa.

A variedade é destinada ao uso em saladas. Estes tomates foram cultivados como uma variedade precoce para consumo in natura. No entanto, os jardineiros observam que os frutos Mahitos também são adequados para conservação no inverno.
Os vegetais do início do verão costumam ser consumidos em saladas e fatiados, mas pequenos tomates podem ser usados como base para iguarias, recheados e assados, ou usados como fatias de sanduíche. Tomates de cores vibrantes podem ser incluídos em pratos quentes (borscht, molhos e outros) e pratos frios como gaspacho.
Tomates pequenos podem ser usados para conservas de frutas inteiras e pratos de vegetais. Tomates vermelhos rendem um suco delicioso e são uma base para molhos e ketchups. Os tomates podem ser incluídos em qualquer aperitivo e salada de inverno que peça esses ingredientes.
Como cultivar uma colheita precoce?
As sementes das mudas são semeadas 60 a 70 dias antes do plantio na estufa. Na Rússia central, isso pode ser feito na segunda quinzena de março. As mudas são cultivadas em um substrato composto por partes iguais de areia, húmus e solo fértil do jardim. Solo comercial ou pastilhas de turfa também podem ser usados, se desejado.

A primeira coisa a fazer é desinfetar o solo. Mesmo as misturas de solo compradas em lojas podem conter patógenos que causam canela preta e outras doenças perigosas para plantas jovens. Desinfete o solo saturando-o com uma solução quente de permanganato de potássio.
As sementes devem ser espalhadas sobre a superfície do solo úmido e cobertas com uma camada de 0,5 cm de areia seca. Em seguida, cubra as caixas com filme plástico para reter a umidade e coloque as sementes em um local aquecido (25 °C) para germinar. Faça 2 a 3 pequenos furos no filme plástico para permitir a circulação de ar. As mudas aparecerão em 4 a 5 dias.
Na fase de 2-3 folhas, as mudas são repicadas, observando as seguintes regras:
- Aperte a raiz em 1/3.
- Coloque o arbusto no buraco até os cotilédones.
- Pressione o solo nas raízes.
Após o transplante, os tomates precisam ser regados com água morna.
O canteiro da estufa deve ser fertilizado com húmus e fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo. Se isso não for feito imediatamente, será necessária fertilização adicional ao longo da estação. Um solo bem preparado libera o jardineiro de parte do trabalho ao longo da estação.
Os tomates devem ser plantados de acordo com um padrão de 40x70 cm.
Para tomates altos, o preparo do arbusto é essencial. Isso é feito assim que os arbustos começam a formar brotos laterais. Todos os brotos laterais da planta são removidos, moldando o arbusto em um tronco. Após a formação do primeiro cacho de flores, um broto é deixado para formar dois troncos. Para um arbusto com três brotos, um broto adicional deve ser deixado, de preferência logo acima do segundo cacho de flores. Os brotos restantes são removidos ao longo do verão.
À medida que os cachos de flores se abrem, remova algumas folhas, mas apenas aquelas abaixo do próximo cacho de flores. Remova apenas as folhas inferiores, aquelas que atingem um terço da altura do arbusto.











