Muitos jardineiros gostam de cultivar o tomate Malika F1 em seus jardins. Esta variedade apresenta alta produtividade e excelente sabor. É adequada tanto para cultivo em estufas quanto ao ar livre.
A variedade Malika, pouco exigente, tolera pequenas oscilações na temperatura do ar e do solo. É uma variedade de maturação precoce, pronta para colheita já em julho e agosto. Em média, passam-se 108 dias entre os primeiros brotos e a maturação.
Para cultivar a variedade de tomate Malika, você precisa se familiarizar com suas características agrícolas. O fabricante fornece recomendações na embalagem das sementes sobre épocas de plantio, mudas e cuidados.

Características da variedade
Esta variedade de tomate é indeterminada. O arbusto possui um sistema radicular forte e poderoso que pode nutrir e proteger a planta mesmo durante a seca. Os caules possuem entrenós fortes, mas como os frutos são pesados, é necessário fornecer suporte e amarrar os galhos.
A folhagem do tomateiro é regular, verde-escura, e preenche densamente toda a planta. A variedade possui uma inflorescência regular. A primeira inflorescência se forma após o quinto ou sexto folíolo. Um cacho normalmente produz de oito a dez frutos.
Os tomates são redondos e ligeiramente nervurados. São ligeiramente achatados na parte superior e inferior. O fruto tem uma cor vermelha intensa e uniforme. A polpa é densa e suculenta, contendo numerosas câmaras contendo sementes.
O tomate é coberto por uma casca lisa, brilhante e densa, que o protege do sol escaldante e evita rachaduras. O peso médio do fruto pode chegar a 200-275 g. A variedade Malika tem alto rendimento. Podem ser colhidos até 19 kg de tomates por metro quadrado por estação.

Jardineiros experientes deixam avaliações positivas sobre a variedade Malika e observam que, mesmo com temperaturas flutuantes, a planta produz uma colheita excelente.
A colheita pode ser armazenada por um longo período, mas todas as regras e condições de armazenamento devem ser seguidas. O local de armazenamento deve ser fresco e bem ventilado. A variedade Malika é adequada para transporte em longas distâncias. Elas mantêm bem sua forma e sua aparência comercial.
Os frutos têm um sabor agradável de tomate, com uma leve acidez. Esses tomates aromáticos e suculentos são mais apreciados frescos. No entanto, muitos cozinheiros também os utilizam para fazer sucos, pastas e saladas.

Para obter uma planta forte e colher uma colheita rica, é necessário inicialmente cultivar as mudas corretamente e plantá-las no solo.
Cultivo de mudas
As sementes para mudas podem ser semeadas no final de fevereiro ou início de março. Antes da semeadura, as mudas devem ser embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos, depois espalhadas sobre uma folha de papel limpa e deixadas para secar no parapeito da janela. Jardineiros recomendam o uso de um estimulante de crescimento de sementes. Isso promove a germinação rápida e vigorosa dos brotos jovens.

Para as mudas, prepare um pequeno recipiente ou caixa com uma mistura especial de turfa, terra e areia. Prepará-la você mesmo não é difícil. Pegue todos os ingredientes em partes iguais e misture bem.
Compacte levemente a camada inferior do solo. Faça pequenas depressões de 1 a 1,5 cm e coloque as sementes nelas. Em seguida, cubra com terra ou turfa limpa.
Imediatamente após a semeadura, as mudas devem ser regadas com água morna e sedimentada. Cubra o recipiente com filme plástico e coloque-o em um local aquecido.
Assim que novos brotos aparecem, as mudas são levadas para a luz. Na maioria das vezes, o recipiente é colocado no parapeito de uma janela ou varanda. O ambiente deve estar livre de correntes de ar e excesso de umidade. Assim que os brotos tiverem duas folhas, você pode começar o transplante.
As mudas são plantadas nos canteiros somente se o solo estiver bem aquecido e não houver risco de geadas noturnas.
Antes do plantio, os canteiros devem ser preparados. O solo é fertilizado com húmus ou são adicionados minerais como potássio, nitrogênio e fósforo. Abobrinha, leguminosas, pepinos e repolho são considerados bons precursores para as culturas de solanáceas.
As plantas são plantadas de acordo com o seguinte padrão: mantenha uma distância de 50 cm entre os buracos e 40 cm entre as fileiras. Coloque de 3 a 4 plantas por metro quadrado. Os buracos devem ser cobertos com palha. Serragem de madeira é a melhor opção para esse fim.
Após 10 dias, as mudas precisam ser fertilizadas. Os cuidados subsequentes com os tomates Malika consistirão em rega regular, capina e afrouxamento do solo.










