Os criadores criaram um belo tomate híbrido da família das solanáceas — o Raspberry Zvon f1. Esta variedade apresenta diversas vantagens. É valorizada por seu excelente sabor, alta produtividade e resistência a fungos e pragas.
A planta requer poucos cuidados. Seu cultivo envolve uma série de tarefas básicas, mas ainda existem algumas especificidades no cultivo de mudas, e vale a pena conhecê-las com antecedência.
Ao comprar sementes de tomate, é importante prestar atenção às informações na embalagem. As características e descrições da variedade ajudam você a organizar adequadamente o seu processo de cultivo.

Descrição da variedade
A variedade de tomate Raspberry Bell é uma variedade determinada. Esta planta padrão atinge uma altura máxima de 100 cm e, em determinado momento, completa seu crescimento por conta própria, dedicando toda a sua energia ao fortalecimento dos caules e ao amadurecimento dos frutos.
Embora os arbustos não atinjam tamanhos grandes, em certo estágio eles ainda precisam de suporte adicional e da fixação dos galhos que dão origem ao tomateiro. Os jardineiros devem estar cientes de que as plantas comuns não têm um sistema radicular bem desenvolvido. Elas crescem quase horizontalmente sob a camada superficial do solo, portanto, esses arbustos pequenos e compactos devem ser plantados a 60 cm de distância. Recomenda-se soltar o solo suavemente, sem cavar muito fundo.
A descrição do tomate Raspberry Bell é a seguinte:
- Os caules são fortes e poderosos.
- Os galhos têm uma leve direção ascendente.
- A folhagem é verde escura e de formato regular.
- A inflorescência do tomateiro é simples, de tipo intermediário.
- A primeira formação de escova ocorre após a 5ª ou 6ª folha e depois após cada 2ª folha.
- Um único caule pode produzir até 8 cachos, cada um contendo de 6 a 8 tomates grandes.

Esta variedade é considerada de maturação precoce. Sua estação de crescimento dura aproximadamente 100 a 110 dias. Este tomate pode ser cultivado tanto em estufas quanto em canteiros abertos.
A planta apresenta boa imunidade a fungos como Alternaria, requeima e fusarium. Também é resistente ao mosaico do tabaco. Apesar dessas qualidades, os pés de tomateiro Raspberry Bell requerem tratamento e pulverização preventiva em determinado estágio de crescimento.
Características das frutas
Estes tomates distinguem-se pela sua cor framboesa incomum. Às vezes, também são encontrados frutos rosa-escuros. Quando verdes, os tomates Raspberry Bell são claros, quase leitosos.
O tomate tem formato redondo. Os frutos são grandes, pesando até 150 g cada. A casca é fina, lisa e brilhante, sem nervuras.

O tomate Raspberry Bell tem um sabor excelente. Possui polpa suculenta e saborosa e contém poucas sementes. São tomates adequados para todos os fins. São consumidos frescos e usados para fazer pastas, lecho e sucos.
As variedades rosa são ricas em vitaminas e consideradas menos alergênicas que as vermelhas. Elas contêm alto teor de matéria seca e aminoácidos, benéficos à saúde humana.
Os frutos amadurecem bem por si só se colhidos dos arbustos ainda leitosos. Armazene em local fresco e seco por até duas semanas. Não são adequados para transporte em longas distâncias, pois podem perder sua aparência comercial. Esta variedade tem alto rendimento: podem ser colhidos 18 kg de frutos por metro quadrado e até 5 kg por arbusto.

Os tomates Raspberry Bell são produtivos quando cultivados em canteiros abertos nas regiões do sul. Para as regiões do norte, o cultivo em estufa é mais indicado.
Tecnologia agrícola do tomate
A variedade de tomate Raspberry Bell é cultivada a partir de mudas. As sementes são semeadas no início de março e mantidas em vasos até atingirem 60 a 65 dias de idade.
Antes do plantio, mergulhe as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso desinfetará o material de plantio e fortalecerá sua resistência a fungos. Um estimulante de crescimento pode ser usado para ativar mudas jovens e acelerar a germinação.

Para plantar sementes, você precisa preparar um recipiente especial, terra e filme.
Uma mistura especial de solo, composta de turfa, areia e turfa, é despejada na caixa. Ela é levemente compactada e buracos são cavados com 2 cm de profundidade.
Após plantar as sementes, regue-as imediatamente com água morna e cubra com filme plástico. Coloque o recipiente em um local aquecido até que os primeiros brotos apareçam. Em seguida, mova-o para um local mais iluminado, geralmente uma varanda. Assim que os brotos apresentarem duas folhas eretas, transplante-os. Vasos de turfa ou copos descartáveis são usados para esse fim.
Antes de plantar, você pode "endurecer" as plantas. Para isso, leve os vasos para fora por 1 a 2 horas por semana antes do plantio.
Plante 3-4 arbustos por 1 m² no solo. Deixe uma distância de 45-50 cm entre plantas e 60 cm entre fileiras.
Imediatamente após o plantio, os buracos são cobertos com aparas de madeira comuns ou palha. Grama recém-cortada também funciona bem para esse propósito.
A planta requer rega regular. É melhor usar água sedimentada. O sabor dos frutos depende diretamente da rega, por isso é importante cuidar bem da planta e evitar que o solo seque.

O cuidado com o tomateiro inclui fertilização regular. A primeira fertilização deve ser feita uma semana após o plantio das mudas. As plantas respondem bem aos minerais nitrogênio, potássio e fosfato. Elas também precisam de micronutrientes como ferro, fósforo e bromo.
A descrição da variedade Raspberry Bell mostra que a planta é sensível às condições do solo e se desenvolve bem em solos pouco ácidos. Portanto, antes do plantio, o pH do solo deve ser ajustado para níveis neutros.
Esta variedade de tomate recebe avaliações positivas de quem a cultiva em seus jardins. Seu rendimento e sabor correspondem plenamente às características declaradas pelo fabricante.









