O tomate Solerosso F1, de maturação precoce, é utilizado há mais de 10 anos por agricultores e proprietários de imóveis para a produção de hortaliças precoces. É uma das variedades mais precoces, recomendada para quem deseja colher a primeira safra antes de qualquer outra pessoa. Esses tomates são adequados para cultivo em campo aberto ou sob cobertura plástica, e também podem ser plantados em estufa.
Características gerais do tomate
O cultivo de hortaliças precoces para uso comercial exige a capacidade de colher grandes quantidades em um curto período de tempo. Esta variedade, criada especificamente para a produção comercial de hortaliças, atende plenamente a esse requisito. Os tomates Solerosso F1 são caracterizados por frutificar em cachos e amadurecem quase simultaneamente.

O rendimento médio do tomate é de cerca de 8 kg por metro quadrado. Este híbrido não requer estaqueamento ou pinçamento. Os tomates amadurecem uniformemente e a frutificação termina em um mês.
A planta é determinada, com um arbusto baixo e espalhado que não forma um padrão. A frutificação ocorre em cachos, com 5 a 8 tomates de tamanho e tempo de maturação semelhantes se formando em um único ramo. Os tomates Solerosso são convenientemente colhidos com o cacho — assim, os frutos maduros permanecem frescos por mais tempo e os verdes amadurecem mais rápido.
A variedade moderna de tomate híbrido Solerosso não é suscetível a doenças fúngicas de verão (Alternaria, Fusarium wilt). Produz toda a sua safra antes do aparecimento da requeima, portanto, não é suscetível a esta praga de outono. Tomates pequenos também são resistentes à podridão apical. A resistência a todas as doenças conhecidas que podem reduzir a produtividade do tomateiro torna o híbrido Solerosso uma escolha muito conveniente para jardinagem.

Os tomates toleram bem as oscilações de temperatura quando cultivados ao ar livre. Avaliações de jardineiros que experimentaram cultivar Solerosso em seus canteiros concordam que a variedade produz altos rendimentos durante toda a temporada.
O tomateiro não apresenta desvantagens perceptíveis e é merecidamente popular entre diversos grupos populacionais. A única desvantagem do híbrido é que as sementes para propagação não podem ser salvas de plantas existentes; em vez disso, novas sementes devem ser compradas anualmente.
Frutos do híbrido Solerosso
Esta variedade ultraprecoce começa a produzir sua primeira colheita 90 a 95 dias após a germinação. Uma semana após a primeira colheita, inicia-se o período de frutificação em massa, quando os tomates amadurecem em grandes quantidades. Nessa época, os arbustos de Solerosso ficam cobertos de frutos lindos e vibrantes em diferentes estágios de maturação.
Os tomates são redondos, ligeiramente achatados verticalmente e sem nervuras perto do caule. São de tamanho médio, pesando 90-110 g e de tamanho uniforme. Os frutos maduros são vermelhos; na maturidade comercial, os frutos são verde-claros, sem manchas escuras.

A casca é grossa e resistente, evitando rachaduras durante o amadurecimento e o cozimento. Esses tomates têm uma ótima vida útil, mantendo sua aparência por 10 a 15 dias, mesmo quando maduros. Eles também são fáceis de transportar.
A polpa é bem colorida, vermelha, sem manchas brancas. A textura é firme, as paredes são elásticas e suculentas, com cerca de 1 cm de espessura. Cada tomate contém de 2 a 3 câmaras de sementes. As descrições e características da variedade feitas por jardineiros destacam o excelente sabor do tomate: os frutos têm um sabor doce e azedo equilibrado, um aroma forte e característico e uma textura agradável da polpa.
Esta variedade é versátil. Desenvolvido por criadores holandeses, este híbrido foi originalmente destinado ao consumo fresco, como qualquer produto precoce. Mas mesmo em uma horta, esses tomates produzem uma colheita tão abundante que é preciso considerar processá-los e armazená-los para o inverno.

Tomates frescos e puros podem ser usados em mais do que apenas saladas. Tomates de paredes grossas são excelentes tomates recheados e assados. São deliciosos fatiados para ocasiões festivas e em sanduíches, e podem servir de base para um aperitivo sofisticado. Tomates vermelhos são perfeitos para caviar de berinjela, diversos molhos e acompanhamentos para sopas.
Os tomates Solerosso são ideais para conservação no inverno: tomates calibrados são fáceis de conservar em conserva e marinar inteiros ou processados em sucos e molhos. Quando enlatados inteiros, os tomates mantêm bem a firmeza e a textura, e a casca não racha durante o cozimento.

A polpa das frutas processadas tem um teor equilibrado de açúcares e ácidos, por isso o sabor do suco de tomate ou dos molhos não precisa ser ajustado com adição de açúcar.
A secagem é outro método de conservação para o inverno. As paredes espessas dos tomates Solerosso permitem obter um produto de alta qualidade. Uma leve acidez adiciona o picante necessário.
Como cultivar uma boa colheita de tomates precoces?
Híbridos ultraprecoces podem ser cultivados de duas maneiras: com mudas ou sem mudas. Neste último caso, as sementes podem ser semeadas diretamente em um local permanente em uma estufa ou campo aberto (apenas nas regiões do sul). Quando 2 a 3 folhas aparecem, os brotos excedentes são removidos, deixando 30 cm entre os arbustos. Os cuidados adicionais consistem apenas em amontoar e remover ervas daninhas.
Para o método de mudas (recomendado para a Rússia central), prepare o solo para a semeadura em caixas misturando partes iguais de terra de jardim, areia e húmus. É melhor usar solo de canteiros onde não foram cultivados tomates na temporada passada. Desinfete a mistura de solo com uma solução quente de permanganato de potássio diretamente no recipiente, deixe esfriar e semeie as sementes na superfície úmida.
Preencha com areia seca de modo que a espessura dessa camada não exceda 0,5 cm. Para reter a umidade do solo, cubra as caixas com filme plástico com vários furos.
Os tomates precisam de temperaturas de solo razoavelmente altas (+25 °C) para germinar. Somente nessas condições os brotos brotarão rapidamente (4 a 5 dias) e crescerão bem nos primeiros dias. O filme plástico é removido do recipiente assim que as alças das mudas aparecerem. Quando os tomates tiverem formado 2 a 3 folhas, podem ser transplantados para vasos individuais ou para caixas de 7 x 7 cm.

Para garantir uma boa colheita de tomates Solerosso F1, segundo jardineiros experientes, o solo deve ser preparado com antecedência, adicionando fertilizantes nitrogenados para o crescimento foliar e sais de fósforo e potássio para melhorar o desenvolvimento dos frutos. É conveniente usar misturas minerais prontas para tomates e outras culturas de solanáceas, como Signor Tomato, Kristallone Tomato, Agricola Vegeta e outras. Estas são aplicadas de acordo com as instruções do fabricante durante a lavoura no outono ou na primavera.
Os tomates são plantados em um padrão de 40x50 cm. Eles podem ser transplantados para uma estufa em meados de maio, mas para canteiros abertos somente em junho, após as geadas da primavera. Após o plantio, os cuidados consistem em regar regularmente. A variedade Solerosso tem um hábito de se espalhar, de modo que seus brotos afundam no solo com o próprio peso. Nesse período, é aconselhável cobrir os tomates com terra para cobrir as raízes adicionais que a planta produzirá. Em clima quente e seco, regá-los uma vez a cada 5 a 7 dias é suficiente, aplicando cerca de 10 litros de água sob o arbusto.











