O tomate Kurnosik não cresce apenas nas regiões do sul da Rússia; também é cultivado com sucesso na parte central da Rússia e em toda a vasta Sibéria. Este tipo de tomate pode ser consumido fresco, usado em saladas e conservado inteiro. Este tomate mantém sua forma e cor vibrante mesmo quando enlatado.
Algumas informações sobre a planta
As características e descrição da variedade Kurnosik são as seguintes:
- Os arbustos deste tomate são relativamente pequenos em altura - não mais que 0,5 m, então não precisam ser plantados de lado ou amarrados.
- Os frutos amadurecem em tempo médio, aproximadamente 100-114 dias após a semeadura no solo.
- As folhas da planta são de tamanho médio, coloridas em tons claros de verde.
- Este tomate tem inflorescências simples, com 3-4 frutos se desenvolvendo em cada uma delas.
- O fruto pesa em média 0,2 kg. É vermelho e tem formato de coração.

A variedade Kurnosik produz uma produção bastante alta. 1 m² pode render de 7 a 9 kg de frutos. Agricultores que plantaram tomates Kurnosik têm dado avaliações positivas. Eles observam que os arbustos são altamente resistentes a diversas doenças, como a fusariose. Fotos desta variedade de tomate podem ser encontradas em catálogos agrícolas.
O tomate Kurnosik pode ser cultivado tanto em campo aberto quanto em estufas. Todos os jardineiros que cultivam este tomate observam que, com práticas agrícolas adequadas, até mesmo um agricultor iniciante pode colher uma boa colheita. Os frutos desta variedade não racham, pois têm uma estrutura bastante densa. Esta variedade de tomate é melhor transportada por distâncias médias.

Se o jardineiro mora na Sibéria, então o método de propagação do tomate descrito por meio de mudas é recomendado, pois quando as sementes são plantadas em terreno aberto, elas germinarão, mas não darão frutos.
Os agricultores preferem cultivar tomates em estufas, pois isso evita que as plantas congelem durante mudanças bruscas de temperatura. Esta variedade é semeada ao ar livre nas regiões do sul, permitindo uma colheita em até três meses.
Como semear o tomate Kurnosik?
A planta é semeada para mudas nos últimos dez dias de março ou na primeira semana de abril. O solo deve ser preparado com antecedência e enriquecido com vitaminas e minerais essenciais por meio de fertilizante.

Antes do plantio, as sementes de tomate são tratadas com uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, as sementes são plantadas em uma caixa ou recipiente com solo a uma profundidade de 20 mm.
Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e transfira-o para um ambiente aquecido. Os recipientes devem ficar expostos à luz solar. Caso contrário, ilumine-os com uma lâmpada especial. Assim que as duas primeiras folhas aparecerem nas mudas, transplante-as.
As mudas são plantadas com 60 dias de idade. Antes do plantio, elas são endurecidas e levadas para fora.

Alguns agricultores plantam mudas em uma estufa caseira para obter uma colheita antecipada. Neste caso, é necessário proteger os arbustos de possíveis oscilações de temperatura, típicas do final de maio e início de junho.
Antes do plantio, recomenda-se tratar o solo com uma solução de permanganato de potássio. As mudas são plantadas em ninhos com espaçamento de 0,4 x 0,5 m.
Para o desenvolvimento normal das plantas, é melhor regá-las com água morna durante as primeiras semanas. Isso ajuda na aclimatação das mudas. A rega deve continuar durante a floração. Isso ajudará a garantir uma boa colheita. As plantas maduras parecem bonitas, apesar do tamanho pequeno, mas produzem uma colheita constante.

Ao cuidar de tomates, você precisa adicionar fertilizantes minerais ao solo 1 a 2 vezes, soltar o solo em tempo hábil e regar os arbustos.
Se as plantas forem atacadas por pragas de jardim, recomenda-se o uso de tratamentos especiais. É importante agir imediatamente se o jardineiro notar o desenvolvimento de uma infecção fúngica ou apodrecimento.










