O tomate Ursa Maior é frequentemente confundido com outros com nomes semelhantes (como o Urso Siberiano). Essas variedades têm características semelhantes; todas pertencem ao grupo dos gigantes — variedades de frutos grandes. No entanto, apenas a Ursa Maior se destaca pelo peso recorde de cada fruto, chegando a 1,5 kg.
Descrição das frutas
Cinco a sete ovários se formam em um cacho. Os primeiros frutos são maiores, geralmente 1,5 a 2 vezes maiores que os demais. Geralmente são os mais pesados. Os tomates restantes pesam em média 500 a 800 g.

O fruto é redondo e ligeiramente achatado. De acordo com avaliações e fotos, os tomates Big Dipper apresentam leves nervuras ao redor do perímetro e nervuras mais pronunciadas perto do caule. A casca é grossa e brilhante, mas pode rachar em verões úmidos.
A polpa é rosada e granulosa. Há numerosas, porém pequenas, câmaras de sementes. No geral, o fruto pode ser descrito como carnudo.
O perfil de sabor dos tomates Ursa Maior os torna indispensáveis para saladas de verão. A polpa granulada tem um sabor adocicado com uma acidez sutil. O aroma do tomate é sutil.

Devido ao seu grande tamanho e peso, os frutos não são adequados para enlatamento inteiro. No entanto, para fazer suco ou purê, os tomates Ursa Maior são muito úteis: seu alto teor de açúcar confere um sabor maravilhoso às conservas.
Características da variedade
As características gerais e a descrição da variedade dão motivos para classificar o Big Dipper como um tomate indeterminado — uma variedade com altura de crescimento ilimitada.
Descrição:
- Os tomates Big Dipper podem atingir uma altura de 2 a 2,2 m quando cultivados em ambientes internos.
- Em cristas abertas, elas crescem até 1,5-1,7 m.
- Os arbustos são formados em 2 hastes para obter um rendimento maior.
- Os enteados devem ser removidos em tempo hábil, não permitindo que cresçam mais de 5 cm.
Ao cultivar a Ursa Maior, é importante fornecer aos arbustos pesados um suporte confiável. Mesmo em terreno aberto, uma treliça de arame é mais conveniente: ela sustenta com segurança o peso combinado dos caules e folhas, bem como dos frutos maduros.
- Durante a estação, a planta produz até 8 cachos, cada um dos quais consiste em 5 a 6 frutos.
- O rendimento total por planta pode ser de cerca de 15 kg. Durante verões frios e chuvosos, quando cultivada ao ar livre, o rendimento pode diminuir significativamente.
- Outra desvantagem dessa variedade é sua suscetibilidade à requeima. Em anos desfavoráveis, o fungo ataca os arbustos, bem como os frutos colhidos para amadurecimento.

Em meados de agosto, recomenda-se interromper o crescimento do caule e a formação de novos cachos. Durante o restante da temporada, os frutos que se desenvolvem nas últimas camadas devem ter tempo para se desenvolver e atingir a maturidade cerosa. Se não atingirem esse estágio, o produtor corre o risco de produzir uma grande quantidade de resíduos durante o amadurecimento artificial.
Tecnologia agrícola para mudas
Para cultivar mudas com sucesso, deixe as sementes de molho em uma solução rosa de permanganato de potássio por 1 a 1,5 horas. Este tratamento antisséptico protegerá as mudas do apodrecimento por fungos e preservará a maior parte delas. Após a desinfecção, as sementes podem ser levemente secas em um guardanapo e, em seguida, espalhadas sobre a superfície do solo úmido no recipiente. Elas devem ser cobertas com terra seca ou areia.

Para reter a umidade, cubra o recipiente com vidro. No entanto, quando os primeiros brotos aparecerem, remova a tampa para evitar que apodreçam. Não é recomendado baixar a temperatura do ar durante o cultivo de mudas: a temperatura ideal para tomates é em torno de 200 °C. O resfriamento excessivo pode desencadear o crescimento de esporos de fungos e a doença da perna preta nas mudas.
A variedade "Big Dipper" é pouco exigente em termos de condições de luz durante o período de crescimento das mudas. As mudas mal se esticam, mas é aconselhável fornecer luz suficiente às plantas jovens e estender artificialmente as horas de luz do dia para 10 horas por dia. Isso garantirá plantas fortes e de baixo crescimento, que começarão a crescer logo após o plantio. O transplante para uma estufa é feito em meados de maio e para o campo aberto após as últimas geadas da primavera.

Os primeiros cachos de frutos começam a se formar acima da oitava folha e, em seguida, desenvolvem-se a cada 2 ou 3 camadas. Quando as inflorescências começarem a se formar, aplique um fertilizante complexo com alto teor de fósforo e potássio (Signor Tomato ou outro).
Para plantas de interior, a rega adequada durante o crescimento dos frutos é importante: o excesso de água e a secagem excessiva podem causar rachaduras nos frutos. É melhor regar os tomates para que o solo permaneça constantemente úmido. Para isso, monitore a umidade da camada superior do solo e regue quando o solo estiver seco, a uma profundidade de 2 a 3 cm.











Tomates gigantes precisam de adubação adicional. Mudas dessa cultura simplesmente forçam o jardineiro a tomar essas medidas, pois os frutos acabarão sugando muita energia dos arbustos. Não faria mal usar um ativador de crescimento. BioGrowSua vantagem é sua ação rápida.