O tomate "Moya Semya" foi desenvolvido por criadores siberianos. Pode ser cultivado tanto em estufas quanto ao ar livre. Esta variedade de tomate pode ser consumida fresca, adicionada a saladas, em conserva ou conservada para o inverno. A partir destes tomates, produz-se pasta de tomate de alta qualidade.
Brevemente sobre a planta e seus frutos
Características e descrição da variedade My Family:
- O período vegetativo do tomate, desde o desenvolvimento das mudas até o recebimento dos primeiros frutos, dura de 100 a 110 dias.
- A variedade My Family cresce até uma altura de 0,7 a 0,8 m. Em estufas, o tomate pode atingir uma altura de 1,0 a 1,2 m. Os caules da planta produzem um número médio de folhas verdes.
- A descrição da variedade indica que o tomate tem um formato esferoide ligeiramente achatado. Os frutos apresentam leves nervuras nas laterais.
- Os frutos maduros são de cor framboesa e rosa.
- O fruto pesa de 0,5 a 0,6 kg na primeira colheita e, nas colheitas subsequentes, varia de 0,35 a 0,45 kg. A polpa é açucarada e possui poucas sementes.

Avaliações de jardineiros que cultivam a variedade "Moya Semya" indicam que este tomate rende até 10 kg de frutos por arbusto. Como os frutos são bastante pesados, os jardineiros precisam instalar suportes resistentes e amarrar os caules da planta a eles. Para aumentar a produtividade, os cultivadores recomendam a remoção imediata dos brotos laterais. Os arbustos são conduzidos a partir de 3 a 4 caules.
Os varejistas compram facilmente este tomate do público porque ele pode ser transportado por longas distâncias sem danos. Na Rússia, os tomates Moya Semya podem ser cultivados ao ar livre nas regiões do sul. Ao plantar mudas na Rússia central, recomenda-se o uso de blocos de plástico para estufas sem aquecimento, embora muitos jardineiros propaguem esta variedade diretamente em campo aberto.

Métodos de cultivo da variedade
Para semear, recomenda-se usar recipientes com furos de drenagem. Encha-os com terra, fazendo furos de 10 mm de profundidade. Em seguida, coloque as sementes nos furos, espaçando-os 40 mm.
Os buracos são cobertos com terra e umedecidos. Em temperatura ambiente de cerca de 30 °C, as sementes germinam em 4 a 5 dias.

Assim que os brotos desenvolverem uma ou duas folhas, eles são repicados. Regue as mudas com pequenas quantidades de água morna. Se a umidade do solo estiver muito alta, pode ocorrer o desenvolvimento da doença da canela preta.
Plante as mudas em solo bem preparado. Adicione fertilizante orgânico ou esterco ao solo. O espaço de plantio deve ser de 0,5 x 0,5 ou 0,5 x 0,6 m. Todos os canteiros de tomate devem receber luz solar adequada. Se as plantas fizerem sombra umas às outras, remova o excesso de folhagem.

Os fertilizantes são aplicados na forma de uma mistura líquida duas vezes durante todo o período de desenvolvimento da planta. A primeira aplicação, uma mistura de nitrogênio e potássio, é adicionada ao solo no momento do plantio das mudas. A segunda aplicação, uma mistura de superfosfato e nitrato de potássio, é aplicada quando os brotos do tomateiro começam a se formar.
Recomenda-se afofar o solo sob as plantas regularmente (2 a 3 vezes por semana). Isso ajudará a garantir a troca gasosa adequada nas raízes do tomateiro.

Regue somente quando o solo sob as plantas estiver completamente seco. As ervas daninhas devem ser removidas imediatamente, caso contrário, você pode perder até 30% da sua colheita. Embora a variedade de tomate descrita tenha alguma resistência a infecções fúngicas e microbianas, é recomendável tratar as folhas da planta com produtos medicinais adequados para prevenir o desenvolvimento de doenças.
Para combater pragas de jardim (besouro da batata do Colorado, pulgões, nematoides e diversas lagartas de insetos), são utilizados pesticidas químicos. Se houver muitas lesmas, elas podem ser controladas tratando o solo sob os arbustos com cinzas moídas. Ao cultivar tomates em estufa, recomenda-se ventilar o ambiente regularmente.










