O tomate siberiano Shan'gi é uma variedade moderna, cultivada especificamente para regiões com climas desafiadores. Em áreas de cultivo de risco, esses tomates são capazes de produzir rendimentos consistentes, apesar das variações climáticas. Além da resistência às flutuações de temperatura, esses tomates possuem uma série de outras propriedades que os tornaram populares entre os jardineiros.
Propriedades gerais da variedade
Esta variedade semiprecoce, com frutos amadurecendo 110 dias após a semeadura, pode ser cultivada em estufas e, em regiões mais quentes (Altai, Sibéria Ocidental), em campo aberto. Durante as estações frias, tomates maduros só podem ser cultivados em ambientes fechados, mas mesmo os verdes amadurecem bem em caixas à temperatura ambiente.

Cada arbusto produz uma alta produtividade: até 10 kg de tomates podem ser colhidos de uma única planta. O arbusto é vigoroso, propenso a ramificações extensas e indeterminado. Atinge uma altura de 1,5 a 1,7 m. Cada arbusto produz de 4 a 6 cachos com 3 a 5 frutos cada. A alta produtividade desta variedade se deve ao grande tamanho dos tomates.
As plantas precisam ser amarradas a um suporte ou treliça. Para uma boa frutificação, recomenda-se cultivar o arbusto com um ou dois caules. Os brotos laterais devem ser removidos para evitar aglomeração no plantio. Para garantir boa ventilação, remova algumas folhas abaixo de um ou dois cachos de frutos.
A descrição da variedade Siberian Shan'gi descreve esses tomates como pouco exigentes em termos de condições de cultivo. São adequados tanto para iniciantes quanto para proprietários ocupados que visitam suas dachas apenas uma vez por semana. Durante os períodos de seca, regá-los abundantemente a cada 5 a 7 dias é suficiente.

Os tomates siberianos Shan'gi toleram facilmente o calor da estufa, praticamente sem perder brotos ou frutos. São resistentes à maioria das doenças fúngicas e não requerem tratamentos químicos contra fusarium, requeima precoce ou requeima tardia.
Frutas incríveis
Quem planta a variedade Sibirskie Shan'gi pela primeira vez fica impressionado com os frutos incrivelmente belos e grandes. Cada tomate pesa em média 500-600 g, com exemplares recordes chegando a 800-900 g. Esses tomates são uma salada perfeita para toda a família.
O formato do tomate é notável: os "bolos" achatados e redondos têm nervuras profundas, que lembram as dobras de uma torta de batata ou de carne comum na Sibéria. Essa semelhança influenciou a escolha do nome da variedade.
A casca desses tomates gigantes é firme, carmesim ou rosa-escuro, e sem manchas esverdeadas. São resistentes a rachaduras e fáceis de transportar. Tomates maduros conservam-se bem, sem amolecer como a maioria dos tomates de frutos grandes.

Classificação de sabor: 4,5-5 em uma escala de 5 pontos. A polpa carnuda tem consistência densa e macia, é suculenta e praticamente sem sementes. O teor de açúcar varia dependendo das condições de cultivo. Durante as estações frias, os tomates siberianos Shan'gi cultivados ao ar livre podem ter um sabor azedo, mas os tomates de estufa têm um sabor doce distinto e um aroma agradável de tomate.
Tomates de frutos grandes são usados principalmente como tomates para salada. São ótimos consumidos frescos, em saladas ou em fatias para sanduíches. Também podem ser usados como tempero para sopas e molhos picantes.

Se desejar, os tomates Shan'gi da Sibéria podem ser processados em lecho e molhos. Os jardineiros relatam que as conservas resultantes são deliciosas, mas a polpa rosada pode não ser vibrante o suficiente, então esses tomates são misturados com variedades de cores vibrantes.
Como cultivar frutas gigantes?
Semeie as mudas 60 dias antes da data prevista para o plantio. Assim que as mudas emergirem e desenvolverem 2 a 3 folhas verdadeiras, transplante-as em fileiras de 10x10 cm (4x4 pol).

Após o plantio na estufa, fertilize as mudas. A primeira fertilização é feita de 7 a 10 dias após o estabelecimento das plantas. O fertilizante é aplicado com água de irrigação, na proporção de 0,5 litro de solução por planta de tomate. Para preparar a solução nutritiva, use um fertilizante mineral de uso geral (Kemira, Signor Tomato, nitroammophoska, etc.) de acordo com as instruções.
A próxima fertilização é feita quando o primeiro cacho florido aparece. Adicione 1 litro de solução de superfosfato (1 colher de sopa por balde de água) e nitrato de potássio (1 colher de chá por balde) a cada arbusto. Repita a fertilização após 2 semanas. Para um bom desenvolvimento dos frutos, garanta umidade adequada: regue uma vez a cada 5 a 7 dias, 10 litros por arbusto.
Se você regar com mais frequência, reduza a quantidade de líquido. O excesso de umidade deixa a fruta com um sabor pouco apetitoso e aguada.
Seguindo orientações simples de cuidado com os tomates siberianos Shan'gi, os jardineiros podem desfrutar de tomates grandes e saborosos já em meados de julho. Os tomates verdes colhidos no final da temporada devem ser colocados em caixas de camada única em um local escuro com temperatura em torno de 20 °C.










