O tomate "Lord of the Steppes" f1 pertence à categoria de híbridos com ciclo vegetativo médio. Os melhoristas desenvolveram este tomate para cultivo em campo aberto nas regiões do sul da Rússia, mas os agricultores aprenderam posteriormente a propagar a planta sob coberturas plásticas na região central do país, na Sibéria e no Extremo Norte. Este tomate está incluído no Registro Estadual da região do Cáucaso do Norte da Rússia.
Dados técnicos da planta e seus frutos
As características e descrição da variedade Lord of the Steppes são as seguintes:
- Do plantio das mudas até o recebimento dos frutos, leva de 115 a 120 dias.
- A altura do arbusto desta variedade atinge 0,55-0,6 m. As folhas nos caules são do tipo padrão, de cor verde.
- Os ovários são formados nos ramos quase simultaneamente.
- Os frutos têm formato esférico e, quando maduros, apresentam cor vermelho-escura.
- Os tomates têm uma superfície lateral lisa, a polpa é de densidade média, bom sabor e grande quantidade de suco.
- O peso do fruto pode variar de 80 a 180 g. Alguns jardineiros conseguiram cultivar bagas pesando de 0,4 a 0,5 kg.

Avaliações de produtores indicam que, com práticas agrícolas adequadas, a variedade Senhor das Estepes rende entre 5 e 6,6 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. Grandes produtores rurais estão interessados no rendimento comercializável por unidade de área, e este tomate rende de 68% a 97%, o que é considerado um bom resultado. Muitos produtores consideram este tomate o de maior rendimento entre híbridos semelhantes.
Os frutos deste tomate são usados em saladas, conservas e picles. Segundo os jardineiros, o "Senhor das Estepes" tolera bem a seca e o calor extremo.

As plantas suportam flutuações de temperatura. No entanto, este tomate tem baixa imunidade a diversas doenças causadas por infecções fúngicas e microbianas. Os tomates toleram bem o transporte e podem ser armazenados em condições adequadas por cerca de 30 dias.
Como cultivar esse tomate no seu próprio quintal?
Recomenda-se preparar as sementes com antecedência, comprando-as em lojas especializadas. As plantas são cultivadas com mudas. Para obter mudas, as sementes são plantadas 60 a 70 dias antes do transplante planejado.

Antes disso, as mudas germinam ao longo de 10 dias e são repicadas após o surgimento de 1 a 2 folhas. Antes de plantar as plantas no solo permanente, recomenda-se endurecê-las por 7 a 10 dias.
Antes de plantar as mudas, aplique nitrogênio e fertilizantes orgânicos no solo. Não é permitido plantar mais de cinco plantas por metro quadrado de canteiro. Embora as plantas de tomateiro Senhor das Estepes sejam rasteiras, os cultivadores recomendam amarrá-las a suportes. Os primeiros frutos maduros aparecem aproximadamente 105 a 108 dias após o plantio.

Os arbustos são conduzidos em dois ramos, sendo o segundo ramo formado por um broto lateral que se desenvolve diretamente abaixo do primeiro cacho. Todos os outros brotos laterais devem ser removidos. A não observância dessa recomendação pode resultar em uma perda de até 20% da colheita.
É essencial soltar o solo sob os arbustos duas vezes por semana. Recomenda-se regar a cada 10 dias, quando o solo sob cada haste estiver completamente seco.
A fertilização é feita três vezes ao longo da estação. Inicialmente, as plantas recebem fertilizantes potássicos, orgânicos (turfa ou esterco) e nitrogenados. Quando os ovários começam a aparecer, superfosfato e nitrato de potássio são adicionados ao solo sob os arbustos. A terceira fertilização é feita quando os frutos aparecem, usando fertilizantes complexos.
É necessário remover ervas daninhas dos canteiros toda semana, caso contrário até 40% da colheita será perdida.
Para combater doenças no tomateiro, recomenda-se o uso de Fitiftorin e produtos similares. As pragas de jardim são controladas por métodos tradicionais ou produtos químicos que matam tanto os insetos adultos quanto suas larvas.










