O tomate Favorite, descrito abaixo, pertence a um grupo de híbridos de primeira geração com período de maturação no meio da estação. O Favorite f1 está incluído no Registro Estadual de Hortaliças Russas cultivadas em estufas, abrigos de plástico e campos abertos. Nas regiões do norte do país e nas vastas extensões da zona central, estufas aquecidas e canteiros são utilizados no cultivo desta variedade. Nas regiões do sul da Rússia, os tomates Favorite são cultivados em campo aberto.
O tomate é consumido fresco e usado para fazer molhos, pastas, ketchups e lecho. Os tomates Favoritos inteiros não são adequados para conserva.

Dados técnicos da planta e do fruto
As características e descrição da variedade de tomate Favorita são as seguintes:
- O período de crescimento da planta, desde a semeadura até a produção de frutos maduros, dura de 110 a 120 dias. A primeira colheita é feita no final de agosto.
- A altura de um arbusto adulto varia de 150 a 160 cm. Ao contrário de variedades como o tomate-cereja, o Favorit raramente produz brotos laterais. Se aparecerem, morrem rapidamente.
- O ovário se desenvolve acima da sétima folha. As inflorescências subsequentes se formam em incrementos de 3 folhas.
- Os tomates têm cachos relativamente pequenos e compactos. Cada cacho produz até seis frutos.
- Descrição do formato do fruto: assemelham-se a uma bola, achatada nos polos.
- O peso de um fruto híbrido varia de 0,2 a 0,35 kg. Os tomates maduros são vermelhos. Os frutos verdes apresentam uma mancha escura perto do caule e são verde-escuros. A casca é lisa; não há nervuras na superfície do tomate. Às vezes, forma-se uma pequena depressão perto do caule.
Avaliações de produtores cujo tomate favorito (Favorita f1 é realmente adorado) indicam rendimentos de até 18 a 20 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. Isso pode ser alcançado com 3 a 4 plantas por metro quadrado. Um arbusto adulto produz de 5 a 7 kg de frutos.
<span data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; largura: 0px; overflow: oculto; altura da linha: 0;" class="mce_SELRES_start"></span>
Segundo os jardineiros, este tomate apresenta uma produção estável durante todo o período de frutificação. A forte imunidade também é considerada uma virtude desta variedade: os tomates Favorit são resistentes à fusarium, cladosporiose e ao vírus do mosaico do tabaco. Além disso, a planta pode crescer com sucesso na sombra.
Uma desvantagem desta variedade é a impossibilidade de armazenar os frutos por mais de 10 dias. Os arbustos precisam ser amarrados a treliças ou suportes. O transporte da colheita é muito difícil, pois a casca fina dos frutos faz com que eles se quebrem ao menor impacto mecânico.
Obtendo mudas em um jardim privado
As sementes são desinfetadas com permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. Elas são plantadas em recipientes com solo especial para tomates. Regue-as uma vez ao dia com uma pequena quantidade de água morna. Os primeiros brotos aparecem em cerca de 5 dias. Elas são alimentadas com misturas orgânicas e nitrogenadas. Após o surgimento de 1 a 2 folhas, as mudas são repicadas.

Ao cultivar mudas, o ambiente onde as bandejas serão colocadas deve ser mantido com umidade e temperatura adequadas. O transplante é feito quando o clima quente chega. Isso normalmente ocorre nos últimos dez dias de maio e, em algumas regiões, já em junho.
Antes do plantio das mudas em solo permanente, o solo é solto e desinfetado com permanganato de potássio. Em seguida, são cavadas valas rasas e adicionados fertilizantes nitrogenados e orgânicos. As mudas são plantadas em grades de 0,5 x 0,5 m e amarradas a suportes.
Forma um arbusto de caule único. Recomenda-se o plantio em solo argiloso no lado sul do terreno, de preferência em uma plataforma elevada.

Cuidando das plantas antes da colheita
Regue os tomateiros duas vezes a cada 7 dias. Evite água parada perto das raízes, pois isso pode causar a morte das plantas e a perda da colheita. Regue as mudas com água morna. Isso deve ser feito de manhã cedo, antes do nascer do sol, ou no final da tarde.
Se os arbustos forem plantados em estufa, recomenda-se ventilar o espaço regularmente. Isso ajuda a controlar algumas pragas do jardim e regula a umidade e a temperatura.

Solte o solo sob os seus tomateiros uma vez por semana. Isso permite que o oxigênio chegue às raízes da planta. Isso fortalece todo o sistema radicular e acelera o processo de amadurecimento.
Capinar o jardim elimina o risco de requeima e outras doenças do tomateiro. Também ajuda a eliminar algumas pragas que vivem nas raízes.

O tomateiro Favorit é fertilizado três vezes por estação. Inicialmente, são utilizados fertilizantes nitrogenados para acelerar o crescimento do arbusto. Após a frutificação, as plantas são alimentadas com misturas de potássio. Assim que os frutos aparecem nos galhos, o tomateiro é alimentado com fósforo e fertilizantes orgânicos ou misturas complexas. As pragas do jardim são controladas com produtos químicos.










