O tomate laranja de meia estação apareceu nos jardins e campos de pequenas fazendas em 2000. Ao mesmo tempo, essa variedade de tomate foi adicionada ao Registro Estatal Russo.
Frutas cítricas foram criadas por cultivadores nacionais para jardineiros particulares e não são cultivadas comercialmente. As maiores produções de laranjas são obtidas na Federação Russa, Crimeia, Moldávia e Ucrânia. Inicialmente destinada ao cultivo nas regiões do sul, a variedade provou ser capaz de crescer tanto em climas centrais quanto setentrionais.
Descrição da variedade
A variedade de tomate Orange cresce até um metro e meio de altura. O arbusto ramificado é coberto por folhas verdes de tamanho médio. Inflorescências simples e intermediárias se formam na altura do 8º folíolo, aparecendo a cada 2-3 folhas.

Frutos amarelo-escuros ou amarelo-alaranjados amadurecem de 90 a 105 dias após a germinação. Tomates redondos e ligeiramente nervurados pesam normalmente de 180 a 250 g, mas podem chegar a 400 g. Seu sabor adocicado se deve ao alto teor de açúcar — 3,2%.
As características dos tomates permitem que sejam plantados tanto em estufas quanto em campo aberto. Quando cultivados sob filme plástico e em climas quentes, a produtividade desta planta que gosta de calor e luz atinge o seu auge. Com práticas de cultivo adequadas, um metro quadrado de plantio pode render até 20 kg de frutos.
Crescente
Você pode cultivar tomates laranja a partir de suas próprias sementes, colhidas na temporada passada, ou comprando-as em uma loja. Em ambos os casos, preste atenção à validade: 3 anos.
Recomendações de semeadura:
- Mantenha as sementes na prateleira de baixo da geladeira. Isso aumentará sua resistência ao estresse.
- Faça a germinação das sementes em um pano úmido. Plante brotos de boa qualidade como mudas.
- Use solo preparado. Ao preparar o seu próprio, lembre-se de que o solo fértil consiste em areia, turfa e húmus apodrecido.
- Desinfete o solo usando uma solução fraca de permanganato de potássio ou aquecendo-o no forno.
- As sementes são plantadas em profundidade rasa, cobrindo e compactando levemente o solo.
- É melhor umedecer o solo até que surjam mudas fortes usando água sedimentada e um borrifador. Um estimulador de crescimento também pode ser usado.
Esta variedade de tomate não é semeada antes de meados de março para evitar que as mudas fiquem esticadas.

O momento do plantio das mudas em campo aberto varia de acordo com o clima da região de cultivo. Uma boa diretriz é o clima quente e constante, que normalmente ocorre no final de maio ou início de junho.
- Prepare os canteiros com antecedência: cave, fertilize e solte.
- Mantenha uma distância entre fileiras de 60x50 cm. Evite plantar muito próximas umas das outras, pois plantas gigantes atrapalharão o crescimento das vizinhas.
- Adicione um pouco de cinza de madeira e serragem aos buracos. O enxofre previne doenças e a serragem solta o solo.
- Antes do transplante, regue os recipientes com mudas.
- Plante as mudas à tarde, depois que o calor diminuir.
Características de cuidado
Após 10 dias, fertilizantes minerais são aplicados aos arbustos replantados para estimular o crescimento. Recomenda-se podar quaisquer brotos laterais, moldando a planta em um ou dois caules. As instruções de cuidado incluem pinçar a parte superior dos caules um mês antes do final da estação de crescimento e remover pequenas inflorescências. Este procedimento visa estimular a frutificação prolongada.

Avaliações de quem já plantou tomates laranja mais de uma vez alertam para a necessidade de estaquear os arbustos altos, que cedem com o peso dos frutos, que crescem em cachos. Um único cacho produz até cinco tomates.
Para obter uma colheita antecipada, as mudas são cobertas com filme plástico. O ambiente ideal para laranjeiras é boa iluminação natural, sem correntes de ar e adubado com matéria orgânica.
A fertilização dos tomates é realizada três vezes por estação:
- 10 dias após o plantio das mudas;
- durante a formação das escovas;
- após a colheita da primeira safra.
Como cobertura, é dada preferência a húmus e fertilizantes minerais.
O húmus é preparado com dez partes de água e uma parte de esterco.

Vantagens e desvantagens
Vantagens da variedade de tomate Laranja:
- rendimentos elevados e estáveis;
- aparência cítrica e frutos grandes;
- aroma e teor de açúcar das frutas;
- resistência à requeima;
- ocupam pouco espaço;
- Propriedades medicinais (os tomates normalizam o funcionamento do trato gastrointestinal, repõem a falta de queratina e são adequados para nutrição dietética).
Desvantagens da Laranja:
- não é adequado para armazenamento;
- baixo nível de transportabilidade;
- cuidados necessários: liga, pinçamento dos brotos laterais.

Pragas e doenças
A laranja-pera, como esta variedade de tomate às vezes é chamada, é relativamente resistente a doenças. O segredo é fornecer suporte e amarrar a planta a ele para evitar que o arbusto toque o solo. Isso ajudará a prevenir apodrecimento, infestação de lesmas e doenças fúngicas.
A variedade Laranja é resistente à requeima.
Colheita e armazenamento
Os tomates laranja são muito apreciados pelos consumidores por suas qualidades culinárias. Frutas suculentas, doces, carnudas e com poucas sementes são apreciadas frescas, fatiadas ou como componente ou guarnição de saladas de legumes. Tomates pequenos são conservados em conserva em seu próprio suco para o inverno e usados em diversas conservas. Esses vegetais ficam muito atraentes em potes de vidro.

Até mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivar o exótico tomateiro conhecido como Laranja. Com o mínimo de cuidado, você pode produzir grandes quantidades de frutas com excelente sabor, dignas dos elogios de gourmets exigentes. Jardineiros experientes são atraídos pelos tomates grandes e brilhantes que embelezam seus canteiros.
Avaliações de jardineiros
Produtores de vegetais iniciantes e experientes compartilham suas impressões sobre o cultivo e consumo de tomates laranja:
Valentina Semenovna:
"Prefiro cultivar tomates-laranja sem mudas — diretamente no canteiro, que depois cubro com plástico. As mudas são fortes e se desenvolvem lindamente. À medida que crescem, eu as transplantei, removi os brotos laterais com o tempo e as amarrei. Tomates maduros são aromáticos e doces; eu os aprecio em sucos, molhos e conservas. Ficam lindos em saladas."
Mila:
Minha filhinha notou estes tomates. Ela os viu na casa dos vizinhos e, por algum motivo, disse: 'Pera!'. Tive que pedir sementes e plantá-las eu mesma no ano seguinte. Plantei-as para mudas no final de fevereiro, plantando-as em caixas no parapeito da janela. Depois, plantei-as sob plástico, mas quando os tomates começaram a amadurecer, eu os retirei — era uma pena esconder tamanha beleza. E o sabor também era ótimo; os frutos não chegavam à lata; eram comidos direto do arbusto.
Mikhail Petrovich:
"Adoro jardinagem e cultivo de vegetais. A tão badalada laranja não fez exatamente sucesso com a minha família — era grande, a polpa era firme, mas firme. Não a comíamos fresca, então a usávamos para fazer conservas de inverno."











