- Os benefícios da colheita de tomates em fatias
- Quais variedades são adequadas para enlatamento?
- Preparando vegetais e recipientes
- Receitas deliciosas para preparações de inverno
- Método de cozimento clássico
- Tomates verdes picantes em fatias para o inverno
- Marinado com ácido cítrico
- A receita original de tomates em vinho tinto
- Com especiarias sem esterilização
- Com ervas e pimentas sem esterilização
- Metades de alho
- Receita de gelatina deliciosa de lamber os dedos
- Com cenoura e raiz-forte
- Aperitivo picante com pimenta
- Tomates picados em conserva
- Duração e condições de armazenamento
Picles sempre ajudam a enriquecer a mesa. Nem todo mundo conserva tomates em fatias para o inverno. Mas esta receita tem seu charme único. Adicionar seus temperos favoritos à salmoura resulta em um aperitivo delicioso. Isso pode ser usado para conservar tomates grandes que não são adequados para conserva inteira. Você também pode fazer saladas com diversos vegetais.
Os benefícios da colheita de tomates em fatias
Uma dona de casa nem sempre tem tomates em seu jardim que possam ser conservados inteiros. Existem variedades grandes que não podem ser conservadas, e estas são as mais indicadas para esse fim. Tomates fatiados oferecem as seguintes vantagens:
- porcionamento;
- conservar qualquer tomate;
- melhor salga;
- o sabor é mais intenso;
- Os tomates estão macios.
Esta preparação agradará aqueles que preferem tomates macios, em vez de crocantes.
Se você adicionar alguns outros vegetais, o sabor ficará rico e picante, já que todos os vegetais saturarão os tomates com seus sucos.

Quais variedades são adequadas para enlatamento?
Quase todas as variedades podem ser usadas para este tipo de preparo. Utilizam-se aquelas que não podem ser conservadas inteiras. Geralmente, é adequado para variedades maiores de tomate:
- O segredo da avó;
- Coração de touro;
- Rei dos Reis;
- Delicioso;
- Também;
- F1 vazado;
- Gaivota.
Você pode usar outras variedades, mas as pequenas não são adequadas, pois podem simplesmente se desfazer. Além disso, evite as muito suculentas, pois elas perdem o formato rapidamente.

Preparando vegetais e recipientes
Antes de começar a enlatar, reúna todos os vegetais e ervas e lave-os. O ideal é despejar água fervente sobre as ervas e deixá-las secar em uma bancada limpa ou em um pano de prato. Todos os vegetais devem estar livres de danos, mofo ou machucados. Você também precisa prestar atenção à maturação: elas devem estar comestíveis, mas não maduras demais ou murchas.
Os potes precisam ser esterilizados. Isso pode ser feito aquecendo-os no micro-ondas ou no forno. Uma tampa especial com um furo no gargalo do pote também é colocada na panela, e a tampa é esterilizada com vapor. As tampas são fervidas separadamente na panela por cerca de 10 minutos.
Receitas deliciosas para preparações de inverno
A receita consiste em escolher os ingredientes certos e prepará-los. Você pode adicionar pimentões para um sabor doce e picante.

Método de cozimento clássico
Todos os ingredientes são calculados individualmente para cada recipiente específico. Você precisará de:
- tomates;
- alho;
- folha de louro;
- pimenta-do-reino preta;
- verde;
- vinagre;
- sal e açúcar.
Coloque o alho e as ervas no fundo, seguidos pelos tomates e a pimenta-do-reino. Aperte bem os dentes. Despeje água fervente no frasco, deixe em infusão por 10 minutos e coe para uma panela. Ferva a marinada, adicionando açúcar, sal e vinagre. Despeje nos frascos. Agora é hora de selar os tomates.

Tomates verdes picantes em fatias para o inverno
Este aperitivo vai agradar a quem gosta de picles caseiros com sabores picantes e inusitados. Você vai precisar de:
- tomates verdes;
- salsinha;
- Chile;
- vinagre 9%;
- alho;
- sal e açúcar.
Corte os tomates em pedaços e coloque-os em um recipiente. Adicione salsa picada, alho e pimenta. Misture com os temperos e o vinagre, mexa e deixe em infusão por 15 minutos. Disponha os tomates em potes de vidro de 1 litro e despeje o suco. Coloque em uma panela grande para esterilização. Despeje água, tampe e esterilize por cerca de 15 minutos.
Antes de retirar, adicione água fervente aos potes. Retire e feche bem os potes. Depois de esfriar, você pode transferi-los para a adega.

Marinado com ácido cítrico
Esta receita é perfeita para quem não quer usar vinagre. Você vai precisar de:
- tomates;
- ácido cítrico - meia colher de chá (para 3 litros);
- Chile;
- aneto;
- alho;
- pimenta-do-reino preta;
- sal e açúcar.
Lave os tomates e corte-os em vários pedaços. Coloque ervilhas, endro e alho no fundo dos frascos. Adicione os tomates, cobrindo-os com ervas. Despeje água fervente sobre eles, deixe em infusão por cerca de 15 minutos e escorra a água com um pano de algodão para uma panela funda. Ferva a salmoura. Repita o processo várias vezes. Adicione especiarias e ácido cítrico.
A conservação deve ser feita apenas em recipientes limpos, de preferência previamente esterilizados. Despeje a salmoura sobre os recipientes e feche bem. Os tomates salgados podem ser armazenados na geladeira ou na adega.

A receita original de tomates em vinho tinto
Você pode preparar estes tomates usando vinho comum. Você vai precisar de:
- vinho e água (um pouco mais de água);
- tomates;
- verde;
- alho;
- folha de louro;
- vinagre;
- pimenta-do-reino preta;
- sal e açúcar.
Coloque as ervas, a pimenta-do-reino, o alho e a folha de louro no fundo do frasco. Adicione todos os tomates. Ferva o vinho, a água, o açúcar e o sal em uma panela, adicione o vinagre e retire do fogo. Conserve os tomates com a marinada. Feche bem a tampa e deixe o frasco esfriar.

Com especiarias sem esterilização
Você pode preparar o lanche sem esterilização se usar potes já esterilizados. Dessa forma, você não precisará ferver os potes em água. Basta enxaguá-los com água fervente várias vezes ou aquecê-los previamente em uma panela no vapor.
Salsa, endro, cravo, louro, coentro, pimenta-do-reino moída ou grãos inteiros e mostarda são usados como temperos.
Com ervas e pimentas sem esterilização
Para quem gosta de um prato mais picante, pode adicionar pimenta. Você vai precisar de:
- tomates;
- pimenta;
- alho;
- cebolas;
- verde;
- vinagre;
- sal e açúcar.
Ao conservar tomates sem esterilização, use potes limpos para evitar que os recipientes fervam. Todos os vegetais devem ser picados finamente, exceto os tomates, que podem ser divididos em 4 a 6 pedaços, dependendo do tamanho.
Coloque em potes, cubra com água fervente, escorra, deixe a salmoura ferver, adicione os temperos e o vinagre. Despeje a marinada sobre os potes e feche bem.

Metades de alho
Os tomates com alho têm um sabor rico. Você pode adicionar mais ervas e alho ao prato. Os ingredientes básicos são colocados em um pote. O alho é adicionado em dentes e amassado. Água fervente é despejada no pote, escorrida e a salmoura é preparada. Os tomates são temperados com a marinada e enlatados para o inverno. Os potes são virados de cabeça para baixo e deixados esfriar. Em seguida, são armazenados na adega.
Receita de gelatina deliciosa de lamber os dedos
Cozinhar tomates com gelatinaCalcule a quantidade de acordo com as instruções. Adicione as ervas, os tomates e os temperos como de costume. Dissolva a gelatina e adicione à salmoura, depois despeje nos potes. Agora é só enrolar os tomates.

Com cenoura e raiz-forte
O prato leva tudo o que a versão clássica exige, além das cenouras e da raiz-forte. Eles precisam ser fatiados, as cenouras em rodelas e a raiz-forte em palitos pequenos. Coloque todos os ingredientes cuidadosamente em um recipiente. Despeje água fervente sobre eles, escorra e prepare uma salmoura adicionando açúcar, sal e vinagre.
A marinada é adicionada aos potes, que precisam ser fechados e enrolados.
Aperitivo picante com pimenta
Para apimentar este aperitivo, basta adicionar um pouco de pimenta à receita clássica a gosto. Pode ser pimenta sem sementes picada finamente ou pimenta seca e moída.
Coloque as ervas e os pimentões em potes esterilizados, adicione os tomates e despeje a salmoura. Feche bem os potes. Para verificar se há vazamentos, coloque o pote sobre a tampa. Se não houver vazamento, a tampa está vedada.

Tomates picados em conserva
Você pode conservar tomates picados usando ervas, vinagre, folhas de louro e temperos. Lave todos os ingredientes e pique os tomates. Você pode conservar tomates grandes e pequenos cortando-os.
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e prepare uma salmoura. Adicione sal, açúcar e vinagre antes de retirar do fogo. Despeje em recipientes e feche bem. Tomates picados são mais salgados, então você precisa adicionar menos conservantes a eles.
Duração e condições de armazenamento
O prato pronto deve ser armazenado em um porão ou adega. Assim, ele durará mais, já que a temperatura deve estar próxima de zero. Pode ser consumido durante todo o inverno e armazenado até o verão.











