O tomate Vostok f1, descrito abaixo, é usado fresco, adicionado a saladas de legumes e conservado para o inverno. A planta é fácil de cuidar, então até mesmo um jardineiro iniciante pode cultivá-lo. A única desvantagem desta variedade é a necessidade de comprar sementes anualmente para a semeadura.
Brevemente sobre os parâmetros técnicos da cultura
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- O período entre a germinação das sementes e a obtenção da colheita completa dura cerca de 110 dias.
- Quando cultivada ao ar livre, a altura do arbusto varia de 0,6 a 0,7 m. Se a planta for cultivada em estufa, a altura do arbusto pode chegar a 1 m.
- As folhas do híbrido têm superfície irregular e são longas, além de serem de coloração verde-escura.
- Os botões florais se formam a cada uma ou duas folhas. Cada arbusto produz de 10 a 12 brotos, que surgem quase simultaneamente, mesmo em condições climáticas desfavoráveis.
- O formato do fruto assemelha-se a uma esfera achatada nos polos. Os frutos apresentam tons vibrantes de vermelho. O peso do fruto varia de 0,2 a 0,3 kg. Quando cultivado em estufa, um único fruto pode pesar até 0,35 a 0,4 kg.
- Os tomates Vostok têm casca grossa e nervurada e podem ser transportados por qualquer distância.

Jardineiros que cultivam este híbrido relatam rendimentos de até 5 a 6 kg de frutos por arbusto. O tomateiro tolera bem alta umidade e seca. Possui longa vida útil (40 dias). Os frutos amadurecem lindamente em casa. A frutificação uniforme permite uma colheita rápida. O híbrido é resistente a muitas doenças da erva-moura.
Na Rússia, esta variedade é recomendada para cultivo em campo aberto nas regiões do sul do país. Nas vastas extensões da Sibéria, no Extremo Norte e na parte central do país, estufas e canteiros são necessários para o cultivo do híbrido.

Como cultivar mudas você mesmo
Após a compra das sementes, elas devem ser desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, prepare caixas de madeira com terra caseira (turfa, terra, areia) ou compre terra especial para tomates. As sementes são plantadas nas caixas em meados de março. Cubra os recipientes com vidro ou filme plástico. Remova a película protetora quando os primeiros brotos aparecerem dentro de uma semana. Alimente as mudas com fertilizantes minerais complexos e regue-as a cada seis dias.

Após o surgimento de 2 a 3 folhas nas mudas, as plantas devem ser repicadas. Quando os brotos tiverem 50 a 60 dias, podem ser transferidos para o solo permanente. Se você planeja plantar as mudas em uma estufa, transplante-as nos últimos dez dias de abril. Se cultivar ao ar livre, transplante os arbustos jovens na última semana de maio ou nos primeiros dez dias de junho.
Para desinfetar o solo, ele é tratado com água sanitária. Antes do plantio, os canteiros são soltos e fertilizante orgânico é adicionado. As mudas são plantadas em espaçamento de 0,6 x 0,7 m.
Cuidando de tomates jovens
Fertilize o híbrido três vezes por estação. Inicialmente, para acelerar o crescimento, alimente os arbustos com nitrogênio e fertilizantes orgânicos. Após o início da floração, alimente as plantas com uma mistura de potássio e nitrogênio. Quando os frutos começarem a se formar nos galhos, recomenda-se fertilizar os tomates com superfosfato e nitrato de potássio. Se esses fertilizantes não estiverem disponíveis, alimente o híbrido com esterco, turfa ou excrementos de pássaros.

Recomenda-se regar os tomates de 1 a 2 vezes por semana com água morna e deixada ao sol. Este procedimento é realizado antes do nascer do sol, bem cedo pela manhã. As plantas devem ser regadas com uma quantidade moderada de água. Se chover, o híbrido pode ser regado uma vez a cada 20 dias.
Ao cultivar esta variedade em estufa, recomenda-se ventilar o ambiente regularmente. Embora esta planta tolere alta umidade e seca, é melhor não fazer experimentos com ela, pois isso pode resultar em uma perda de até 30% da colheita.
Para acelerar o crescimento das plantas, as raízes precisam de oxigênio. A aeração das raízes é obtida soltando-se o solo ou aplicando-se cobertura morta nos canteiros. Solte o solo duas vezes por semana. Isso mata os insetos que se alimentam das raízes do tomateiro.

A capina dos canteiros é feita a cada 15 dias. Este procedimento elimina o risco de diversas infecções fúngicas e bacterianas em plantas jovens. A capina mata os insetos que nidificam nas ervas daninhas e, em seguida, destroem as plantações.
O agricultor deve monitorar constantemente a propriedade. Se pragas de jardim, como pulgões, besouros da batata-do-colorado, ácaros ou outros insetos, aparecerem, é necessária uma ação imediata. Produtos químicos ou remédios populares (como solução de sabão ou sulfato de cobre) podem ser usados para matar as pragas. Lesmas podem ser controladas borrifando cinzas sob as raízes do tomateiro.











Cultivo apenas estes tomates há muito tempo, o sabor é simplesmente excelente. O arbusto cresce bastante, então vale a pena estaqueá-lo. Recomendo usar "BioGrow» para melhor crescimento das mudas.