- Seleção e características das plantas
- Características da floração
- Exemplos de uso em design de jardins
- Cultivando e cuidando do narciso leão branco
- Estágio preparatório
- Época e esquemas para plantio de bulbos
- Rega
- Fertilizante
- Afrouxamento e capina
- Proteção contra pragas e doenças
- Invernada
- Métodos de criação
- Avaliações da variedade
Em seus jardins, os moradores de verão cultivam não apenas vegetais e frutas, mas também flores. Os narcisos continuam entre as prímulas mais populares, encantando os olhos com a chegada da primavera. Essas plantas são fáceis de cultivar e exigem pouco tempo de cuidado. O segredo é escolher o local certo para o plantio e seguir as recomendações de jardineiros experientes. O narciso-leão-branco é um membro do grupo das flores duplas e um dos mais procurados entre os jardineiros.
Seleção e características das plantas
Traduzido do inglês, o nome da variedade significa "Leão Branco" e foi desenvolvido por criadores holandeses. Foi introduzido pela primeira vez aos jardineiros em 1949, e seu criador é Graaff-Gerharda. Na antiga União Soviética, a variedade Leão Branco se difundiu na década de 1970 e continua popular apesar do surgimento de novas variedades de narcisos.
Os caules do narciso-leão-branco atingem no máximo 45 cm de altura, com folhas longas, fortes e verde-azuladas. Esta variedade apresenta maior resistência à geada e forte imunidade a doenças e pragas.
Características da floração
O Leão Branco faz jus ao seu nome, com botões grandes, marcantes e brancos como a neve. O centro da flor é amarelado. As pétalas são curvas, lembrando um pouco a juba de um leão. As flores do Leão Branco variam em diâmetro de 8 a 10 cm.
Esta variedade de narciso floresce em meados do ano, com os primeiros botões aparecendo em maio. O período de floração dura duas semanas. Durante esse período, as flores exalam uma fragrância leve e agradável, suave para o trato respiratório, tornando-as ideais para corte e buquês. Elas permanecem frescas por muito tempo em um vaso.

Exemplos de uso em design de jardins
Graças às suas altas qualidades decorativas, o narciso-leão-branco é amplamente utilizado como decoração de jardins. Fica igualmente impressionante plantado sozinho ou em combinação com outras flores da primavera.
Várias opções para usar a variedade:
- Para plantio em jardins ornamentais e colinas alpinas.
- No design de caminhos e bordas de jardins.
- Na companhia de tulipas vermelhas e jacintos.
- Contra o fundo de arbustos verdes.

Cultivando e cuidando do narciso leão branco
Cultivar narcisos White Lion não é particularmente difícil; até mesmo um iniciante pode lidar com o processo de plantio e cuidados. O segredo é escolher o local certo, preparar o solo e os bulbos e seguir o cronograma de plantio. Aspectos importantes do cuidado adequado incluem rega na hora certa, fertilização regular e tratamentos preventivos contra doenças e pragas.
Estágio preparatório
Os narcisos holandeses devem ser plantados em locais protegidos de ventos fortes e expostos à luz solar durante a maior parte do dia. Uma sombra parcial clara é aceitável, na melhor das hipóteses. Se plantados na sombra, os narcisos desenvolverão brotos pequenos e estarão sujeitos a doenças.

Solo solto e bem drenado é o preferido. Os narcisos prosperam em solo com pH neutro. Não é recomendado plantar em áreas baixas, pois a água acumulada após o derretimento da neve pode causar o apodrecimento dos bulbos. Um mês antes do plantio, cave a área, adicionando 15 gramas de areia e a mesma quantidade de composto por metro quadrado.
É estritamente proibido usar esterco fresco, pois ele queimará os bulbos e causará o desenvolvimento de doenças.
Antes de plantar, inspecione os bulbos e descarte aqueles danificados por doenças ou insetos. Como medida preventiva, deixe o material de plantio de molho em uma solução fraca de permanganato de potássio ou qualquer fungicida por meia hora.
Época e esquemas para plantio de bulbos
O plantio de bulbos de narcisos começa em agosto e continua até o final de setembro, para que as flores possam criar raízes no novo local antes que o primeiro frio intenso chegue.

O plantio do material é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- O solo é solto até a profundidade de meia pá duas semanas antes do plantio previsto.
- Cave buracos de 15 cm de profundidade, a distância ideal entre os bulbos é de 10 cm.
- Uma pequena camada de areia ou cinza de madeira é colocada no fundo de cada buraco; esse material serve como drenagem e absorve o excesso de umidade.
- Coloque os bulbos no meio do buraco e cubra com o restante do solo.
- Regue generosamente as plantas e aplique uma camada de cobertura orgânica por cima. Isso evitará que os bulbos congelem durante o inverno.
Rega
Os narcisos precisam de mais rega durante a formação dos botões e a floração. A duração da floração depende da regularidade da rega. Regue duas vezes por semana com água morna e estável. Se chover por muito tempo, interrompa a rega, pois o excesso de umidade é prejudicial aos bulbos. Em clima quente e seco, por outro lado, aumente a frequência de rega.

Fertilizante
A fertilização garante brotos grandes e floração prolongada. Aplique os nutrientes de acordo com o seguinte cronograma:
- Assim que os primeiros brotos aparecem acima do solo, um fertilizante mineral completo é aplicado.
- Na segunda vez, as plantas são alimentadas na fase de brotação, usando fertilizantes com maior teor de nitrogênio e potássio.
- Durante o período de floração, são utilizadas composições contendo potássio e fósforo.
- Após a floração, o fertilizante de fósforo e potássio é aplicado novamente.
Afrouxamento e capina
Solte o solo ao redor dos narcisos após cada rega ou chuva, removendo quaisquer ervas daninhas que roubam os nutrientes das flores. Faça isso com cuidado para não danificar os bulbos.

Proteção contra pragas e doenças
A capina oportuna e a remoção de folhas caídas da área são as principais medidas preventivas contra pragas de insetos. A doença mais comum é o fusarium, que ataca os bulbos. Se os primeiros sintomas forem observados — amarelecimento das pontas das folhas —, os bulbos são arrancados, as áreas danificadas são aparadas e tratadas com fungicida.
No caso de doenças virais, como mancha anelar ou mosaico, os narcisos são desenterrados e destruídos para evitar que infectem outras plantas na área. Para prevenir doenças, pulverize as mudas com um fungicida; o Fitoverm, por exemplo, tem se mostrado eficaz.
Invernada
Para preservar os bulbos durante o inverno, uma camada de 10 centímetros de cobertura morta feita de húmus ou feno seco é colocada sobre os narcisos aparados.

Métodos de criação
A maneira mais fácil e eficaz de propagar esta variedade de narcisos no seu jardim é vegetativamente. No segundo ano, formam-se brotos ao redor do bulbo-mãe, que são cuidadosamente separados e plantados em novos canteiros. Isso é feito quando as lâminas das folhas estão parcialmente amareladas após a floração.
Avaliações da variedade
Polina Vassilyevna Nikolova, 43 anos: "Cultivo a variedade White Lion na minha dacha há cinco anos. Gosto muito dos brotos — grandes e agradavelmente perfumados. Sempre os fertilizamos, senão as flores ficam pequenas. Nunca tivemos nenhuma doença, mas fazemos tratamentos preventivos na primavera."











